Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

5 de maio de 2015

Informações & curiosidades: Gênero literário - "New Adult".


Olá, tudo bem? Espero que sim. XD

Hoje, venho trazer para vocês uma nova coluna aqui, no Livros & Tal, com o título de: "Informações & Curiosidades". Nela, nós traremos informações para vocês sobre Gêneros literários e suas classificações; entre diversos outros assuntos relacionados a literatura. Sim, sabemos que a maioria de vocês já conhecem, mas tem alguns leitores que ainda não estão bem familiarizados com os termos e é visando colaborar para que todos possam ter conhecimento sobre os mesmos que resolvemos abordá-los aqui.

E para estrear, escolhemos trazer para vocês uma definição e exemplos do que são considerados livros "New Adult". Então, vamos lá? Segue com vocês!


 New Adult: É um gênero literário que assim como outros, nos permite classificar melhor os estilos dos livros contribuindo assim para que, quem busca informações sobre um livro antes de adquiri-lo, possa compreender qual é a temática que este aborda. Evitando (supostamente porque depende da supervisão dos Pais para que os filhos não tenham acesso a literaturas inadequadas de acordo com suas idades) assim que, por exemplo, adolescentes não leiam livros com temáticas que não condizem com sua faixa etária. Então, New Adult, é uma classificação, uma divisão dentre os gêneros literários. Mas principalmente, estes gêneros ou subgêneros como alguns chamam, servem principalmente para que os leitores possam escolher os livros que desejam com mais facilidade, pois permite que estes saibam a temática que o livro aborda devido a sua classificação - o que costumam trabalhar nestas obras e assim, permitindo que o leitor decida se quer ou não conhecer o enredo desenvolvido no livro através do seu gênero.

"New Adult"? Também conhecido como "NA". Eu explico! Significa "Novo Adulto" e abrange os livros que se encaixam na seguinte definição:

Definição: O gênero nos traz livros denominados 'para jovens'. As obras que se enquadram na categoria New Adult, costumam apresentar protagonistas dentro da faixa etária de dezoito aos vinte e poucos anos, trazendo personagens que estão na transição entre a saída da adolescência e a entrada para a considerada vida adulta. Os enredos costumam abordar uma temática polêmica e com uma ênfase maior do que os livros considerados do gênero YA ("Young Adult" - jovem adulto).

Os livros "New Adult", costumam conter histórias levando o protagonista a encarar diversidades, alguns destes enfrentam: Dificuldades relacionadas ao primeiro amor, com a profissão que escolhem e ou, a necessidade de escolher uma. Dificuldades familiares, relacionadas aos estudos, conflitos internos, conflitos de personalidade e a necessidade de aprenderem a se colocar. Estes livros podem vir a apresentar um pouco de sexualidade ainda que, não possam ser considerados livros eróticos; entre outros. Enfim, costumam abordar uma temática que condiz com a transição que todos passamos de infância/adolescentes/adultos e acredito que seja este, um dos fatores que tem feito a modalidade ganhar vários apreciadores.

Então é isso, Livros que se enquadram na categoria "New Adult", podem ser resumidos como: Livros escritos tendo como público alvo os "novos adultos", e para exemplificar melhor deixarei abaixo para vocês alguns exemplares já lançados no Brasil (existem muitos, mas escolhi alguns que fizeram muito sucesso) para que vocês possam compreender melhor essa classificação.


Exemplares que se enquadram na classificação "NEW ADULT"
  

Sinopse: Quando as colegas de quarto de Rory descobrem que a tímida e estudiosa garota nunca passou uma noite com um homem, decidem que vão ajudá-la a perder a virgindade contratando o confiante e tatuado Tyler para fazer o serviço, porém sem o conhecimento dela. Tyler sabe que não é bom o bastante para Rory. Ela é brilhante, enquanto ele está lutando para se formar na faculdade e conseguir um emprego, para, então, poder tirar seus irmãos mais novos da mãe drogada. Mas ele acaba aceitando a proposta, pelo menos como uma oportunidade de conhecer Rory melhor. Há algo nela que o intriga e o faz querer ficar por perto — mesmo sabendo que não deveria.

Divididos entre o bom senso e o desejo, os dois se veem envolvidos em uma relação apaixonada. Mas, quando a família desajustada de Tyler ameaça destruir seu futuro — assim como o dela —, Rory precisa decidir se vai cortar os laços com o perigoso mundo do namorado ou se vai seguir seu coração, não importa o preço a pagar.
 

Sinopse: Camryn Bennett é uma jovem de 20 anos que desistiu do amor desde que Ian, seu namorado, morreu num acidente de carro há um ano. Sua melhor amiga, Natalie, é a única capaz de animá-la. Mas a relação entre as duas fica abalada quando o namorado de Nat revela à Camryn que está apaixonado por ela. Perdida, sem saber o que fazer, Camryn vai para rodoviária e pega o primeiro ônibus interestadual, sem se importar com o destino.
Com uma carteira, um celular e uma pequena bolsa com alguns itens indispensáveis, Camryn embarca para Idaho. Mas o que ela não esperava era conhecer Andrew Parrish, um jovem sedutor e misterioso, a caminho para visitar o pai, que está morrendo de câncer. Andrew se aproxima da companheira de viagem, primeiro para protegê-la, mas logo uma conexão irresistível se forma entre os dois.
Camryn tenta lutar contra o sentimento, já que jurou nunca mais se apaixonar desde a morte de Ian. Andrew também tenta resistir, motivado pelos próprios segredos. Narrado em capítulos que alternam as vozes de Andrew e Camryn, Entre O Agora e O Nunca é uma história de amor e sexo, na qual os personagens testam seus limites, exploram seus desejos e buscam o caminho que os levará à felicidade.


Sinopse: Ninguém sabe o que aconteceu na noite em que Echo Emerson, uma das garotas mais populares da escola, se transformou em uma “esquisita” cheia de cicatrizes nos braços e alvo preferencial de fofocas. Nem a própria Echo consegue se lembrar de toda a verdade sobre aquela noite terrível. Ela só gostaria que as coisas voltassem ao normal.
Quando Noah Hutchins, o cara lindo e solitário de jaqueta de couro, entra na vida de Echo, com sua atitude durona e sua surpreendente capacidade de compreendê-la, o mundo dela se modifica de maneiras que ela nunca poderia ter imaginado. Supostamente, eles não têm nada em comum. E, com os segredos que ambos escondem, ficar juntos vai se mostrar uma tarefa extremamente complicada.
Ainda assim, é impossível ignorar a atração entre eles. E Echo vai ter de se perguntar até onde é capaz de ir e o que está disposta a arriscar pelo único cara que pode ensiná-la a amar novamente.
No limite da atração é um livro sexy e envolvente sobre o amor de duas pessoas que estão perdidas e que juntas tentam desesperadamente se encontrar.




Então, é isso. Mas, me contém: Vocês gostam desse gênero? Já leram livros que se encaixam na definição? Ficaram interessados? Estão cansados de livros desta temática? Contém tudo porque, nós... queremos saber! :D

Ah, e o que acharam da nova coluna? Alguma sugestão?

Novamente, obrigada por nos acompanharem e até a próxima postagem!



11 comentários :

  1. Adorei a ideia de vocês! Estou com um projeto bem parecido lá para o blog. Acho de extrema importância a compreensão de cada gênero literário. Eu por exemplo, venho descobrindo vários e achando super interessante. Novas experiências! Por exemplo, o chick lit. Descobri essa expressão que querendo ou não é meio que um gênero. E por sinal, um dos meus favoritos. rss

    Sucesso no blog, galerinha.
    Beijos.

    Luana
    http://psicoselliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, tudo bem?
    Super legal essa coluna.
    Eu sempre fico com algumas dúvidas quanto as classificações do gênero e tenho um pouco de preguiça de pesquisar, rs.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Acho essa coluna válida e espero que continue discorrendo sobre diversos gêneros, as pessoas fazem muita confusão.
    Quanto ao gênero em questão, não curto muito, mas adorei o texto!
    http://www.poesianaalma.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie!!!
    adorei a idéia, gostei do tema também por que adoro New Adults, continue com o temas gêneros por que vou querer ver todos ;)
    http://notinhasderodape.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei a postagem são tantos gêneros que até me confundo as vezes e com essas postagem vamos nos recordando de cada gênero, amei os exemplos de postou . True e Entre o Agora são lindos. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu post, as pessoas se confundem mesmo, e sou apaixonada por esse gênero e por Abbi ela é perfeita e escreve super bem

    ResponderExcluir
  7. Olaaa
    Adorei o post explicando melhor o gênero, e eu amo esse gênero, aliás adorei True e espero ler logo Entre o agora e o Nunca.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana, muito boa esta explicação e esta nova coluna. Com o surgimento de vários gêneros, ou sub gêneros, tem horas que dá mesmo um nó na cabeça.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bom?
    Gosto bastante de ler livros do gênero e não consegui me cansar deles ainda. São livros previsíveis, na maioria das vezes, mas eu curto a fórmula. Só me incomoda o fato de muitas pessoas confundirem NA com hot.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu sou viciada em NAs! Leio desde o início, quando surgiu e ainda nem tinha esse nome, com livros como Belo Desastre.
    Parabéns pela nova coluna, sempre é legal ter posts informativos assim
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Nossa, adorei essa nova coluna!
    Eu voltei a ler faz pouco tempo e nao entendia nada quando o outros blogs colocavam essas siglas de NA, YA...
    Pode continuar que está ajudando muita gente, pode ter certeza.
    Bjus.

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^