Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

20 de maio de 2015

[DESABAFO] Meu ódio por continuações literárias!


Hoje vim falar com vocês sobre um assunto polêmico: livros com continuação! Senta, pega a pipoca e vamos debater quando e se, é realmente necessário que aquele livro que terminou lindamente tenha sequências.
Acho que um dos casos mais conhecidos de continuação que não deu certo é da Titia Sylvia Day, não é mesmo? Sylvia tinha idealizado que Crossfire seria uma trilogia, os dois primeiros livros davam a crer que seria no terceiro a conclusão da história de Gideon e Eva. Mas, nos últimos momentos da prorrogação, Day revela que teriam mais 2 livros, transformando a até então trilogia em uma saga! E como ela demorou para lançar. Parece que nem ela mesma sabia o que fazer para render até o quinto livro! Veio então o quarto livro , e que amarga decepção! É de comum acordo que o livro ficou perdido. Temos um Gideon que em quase nada nos lembra o moreno perigoso dos volumes anteriores , e uma Eva que começa a por em dúvida todo o amor do casal. O livro se fixa em cenas de sexo vazias que mais enjoam do inspiram. Sylvia Day entrou para lista negra de vários leitores e tem nas costas o peso de encerrar a saga de maneira brilhante, ou pelo menos mediana.

Mas não é só Sylvia que se enquadra aqui, temos a E.L.James, Bella Andre, Helen Fielding , Lauren Weisberger, entre outros. Mas, até que ponto o autor deve sacrificar o desenvolvimento de uma história por mais dinheiro na conta? É uma linha bem fina na qual muitos estão passando sem se dar conta, assassinando o desenrolar de histórias que, mesmo com menos livros, teriam sido brilhantes.

O marketing negativo dos leitores tem conseguido levar autores prestigiados para uma espécia de "limbo literário" no qual, resta a desconfiança em adquirir uma nova história e o receio de não ser apenas aquele volume mas vários, e o de começar uma leitura com uma história cativante e termina-la com um livro arrastado e sem a mesma expectativa das primeiras páginas!

Montagens - Livros ruins 2

Eu confesso que hoje em dia, tenho bastante preguiça em me apegar a sagas literárias. Estou me tornando uma leitora chata e desconfiada! São vários os autores que começam a esquecer o verdadeiro significado de escrever, que é o de criar um universo no qual milhares de pessoas queiram participar e entrar. Eles se perdem ou demoram anos para lançar a continuação, o que tem me feito passar longe desse tipo de livro ou consulte ainda mais resenhas pela web.

Meu desejo, é que mesmo que com apenas um livro, nossos autores entendam e priorizem a história e seu desenrolar e não apenas mais alguns momentos nos holofotes ou alguns números a mais na conta bancária!

18 comentários :

  1. Hello Bianca!
    Te entendo perfeitamente, quando li o título do post pensei na hora na Bridget Jones! Meo deos, a Helen Fielding matou o Mr Darcy!!!! Fiquei chocada ao saber e comprei o livro pra saber como foi e tal. Mas confesso que nao consegui terminar e abandonei umas 2x já. Não consigo sentir aquela emoção ao ler qdo li os 2 livros da jones, uma pena.
    Sei que nós como fãs as vezes ficamos doidos por continuações, exemplo pra mim seria Harry Potter, amoooo muito a saga e queria mais uns 10 livros, mas talvez isso estragasse toda a magia que temos pelo mundo do bruxinho.
    Adorei seu post.
    Bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzzy, é bem complicado mesmo não é?
      Eu enrolo bastante quando curto alguma sinopse mas descubro que tem continuação. Tem livro que li somente o primeiro. Essa vida!

      Não me bate MAS eu odeio HP :o Choquei você agora hein?
      Beijo enorme!

      Excluir
    2. Hahaha! Como assim vc odeia HP???
      Bjus

      Excluir
  2. Boa tarde. Adorei seu desabafo, Bia!

    Eu gosto de uma boa série/saga - confesso. Mas, concordo que não cabe para qualquer livro seguir como saga e que alguns perdem o encanto ao fazê-lo. Alguns dos que vc mencionou, super concordo! Todavia, existe alguns que são ótimos. Acho que me enquadro no meio termo. Mas uma coisa que fica bem estranho é iniciar divulgando Trilogia e no meio do caminho mudar para saga, fica estranho
    .
    Beijos, Bi!

    ResponderExcluir
  3. Muita bacana se propor a discutir isso. Eu estou mais acostumado com os livros “antigos”, coisas como As Brumas de Avalon, Harry Potter,Narnia e Senhor dos Anéis. Desses não tenho reclamações, e até seria bom se tivessem mais livros (só seria doloroso pra minha condição financeira). Estou sofrendo outro tipo de desilusão literária. Em 2013 comprei um livro de um autor brasileiro, apaixonei-me pela historia e pelos personagens. Só que o livro é daqueles que terminam em cenas interessantíssimas e obrigatoriamente devem continuar em outro livro. Só que até então o autor não lançou o outro livro e lançou-me num buraco negro de solidão enquanto espero com uma esperança tênue que ele venha a publicar a continuidade da historia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Augusto, essa é outra aflição: quando o autor demora a lançar a maldita continuação!
      E PIOR, quando essa é horrível!
      Nada fácil essa vida de leitor, concorda?
      Beijo!

      Excluir
  4. tenho uma raiva quando leio um livro e me apaixono e quando vou ver é saga!
    Tenho imã pra isso.... Syvia Day foi infeliz realmente e depois do que ela fez eu não conseguir ler nenhum outro livro dela, há não ser o da série msm. Com relação do métrica, não li todos e já vi que vou ficar irritada, rs
    adorei o post
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, Sylvia é uma escritora talentosíssima, tenho que admitir. Mas acho que a fama subiu a cabeça dela, por isso essa burrada com Crossfire!
      Agora, Métrica, é um livro delicioso que você lê rápido, de tanto que te prende MAS aS continuações deixaram MUITO A DESEJAR!
      Beijo e obrigada!

      Excluir
  5. Ola Bianca menina peguei uma raiva da Silvia Day que parei de ler os livros dela, ela estragou a história do Gideon, não havia necessidade de continuação os outros livros ficaram puro sexo. Até parei de ler acredita . As autoras precisam tomar ciência que muitos personagens já deram todo seu potencial, e não precisam encher linguiças com mais livros. amei a postagem. beijos


    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livros encantos, eu achei a MESMA COISA!!
      Eu odeio livros que não tem nada além de sexo, me enjoa!
      Falando de Gideon e Eva, eu achava que tinha história para 3 livros e pronto! Mas NÃOOOOOO!!
      Enfim, você me entende né?
      Beijo!

      Excluir
  6. Bianca, adorei o post! Penso igualzinho! Olha, "garrei" um ódio da Silvia Day, mulher, que nem te conto. Acabou com meu Gideon! OMG! Um livro que vc mostrou ai em cima, "Entre o agora e o sempre", então, amei o primeiro, e quando comecei a ler o segundo achei uma bosta, mas continuei a leitura e amei o final. Chorei uns três dias! Tá, mentira, dramatizei, mas chorei bastante. Outro que vou citar é encontrada, sequência de Perdida. Olha, eu amei perdida, já reli ele inclusive, mas achei a sequência desnecessária, talvez se não tivesse rendido tanto, porque o final foi lindo.... mas senta, que ainda vem mais livro da sequência! Espero que "No mundo da Luna" não siga essa linha, porém gostaria da versão do Dante.
    Nossa! Fiz um testamento aqui! hehehehe
    Um beijão, lindas do meu coração!
    Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daiane, lindona, manda mais testamento que tá pouco hein!
      Então, concordo com você sobre Gideon! Um personagem forte e único, com uma história traumática que me prendeu de uma maneira sobrenatural. Mas Day achou que valia a pena mais 2 livros e fez dele um personagem idiota, se afastando daquele moreno perigoso dos primeiros capítulos dos primeiros livros. #chateada
      'Entre o agora e o sempre' e 'Perdida' foram livros deliciosos, que me fizeram ir nos risos aos choros em minutos, mas suas continuações são ZzZzZz principalmente do da Rissi. Achei esse segundo arrastado e sem fundamento e nem vou me preocupar com o terceiro.

      Aí eu te pergunto, pra que? Pra cair no esquecimento do leitor! Só!
      Beijo!!

      Excluir
  7. Oláá
    Nossa, seu post está ótimo e é impossível não concordar com você, eu me irrito muitas vezes com isso, claro que alguns livros, por exemplo de sobrenatural e coisas assim, merecem continuação, mas certos romances acabam tão bem e fazem questão de colocar continuação, exatamente por conta do marketing o que acaba estragando a história toda, sou mil vezes livros únicos do que sagas e trilogias, tem que ser uma puta série atraente para me fazer ler, se não eu nem chego perto.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Bianca, tudo bem?
    Algumas continuações realmente são decepcionantes, mas de todas que li até hoje Sylvia Day ganha de longe.
    A série Crossfire não tinha assunto nem pra trilogia, foi tudo enrolação e sexo, uma porcaria de história, nem li o quarto livro.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angélica, olá!

      Eu abandonei o quarto livro da SDay. Achei uma enrolação sem fim e sem propósito algum!
      Beijo!

      Excluir
  9. Olá Bianca! Sua colocação está sensacional. Eu até acho interessante livros em série, sagas etc... Mas não me desgrudo do livros individuais. é como se eu estivesse passeando por uma floresta encantada e em cada estágio novos personagens, novas histórias me vão sendo apresentadas.

    Quando o texto é bem escrito. Não vejo problema algum. Mas escrever por escrever... Eis o caso a se pensar. Lindo post!

    Abraços!

    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  10. Olá Bianca tudo bem, bem eu não me importo em ler trilogias, séries eu até gosto muito! Mas como você citou por que que os autores criam um livro quando o anterior terminou super bem, eu adoro a Collenn mas ela pecou escrevendo Pausa e Essa garota! Eu gostei de todos lógico, pausa tem uma outra percepção, mas essa garota é repeteco do repeteco, foi desnecessário! Seja para agradar os leitores ou vendas é algo que é arriscado demais! Gostei do seu post! Bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danielle, olá!
      Eu não ligo também não. Inclusive, tenho alguns livros que eu amo, que eu desejaria que houvesse uma continuação. Mas atualmente, anda bem complicado se pegar a alguma, viu!
      Beijo!

      Excluir

Agradecemos por comentar! ^_^