Resenha: Artemis - Andy Weir

     



Sinopse: Jazz Bashara nunca desejou ser uma heroína. na verdade, ela é uma criminosa, uma pequena contrabandista. A vida em Artemis, a primeira e única cidade na lua, é difícil se você não for um turista ou um empresário rico, ainda mais se está com dívidas e seu trabalho mal cobre o aluguel. Por isso, quando surge a oportunidade de ganhar uma enorme quantia cometendo o crime perfeito, Jazz não consegue recusar. A questão é que esse delito é apenas o começo de seus problemas, pois a fará cair no meio de uma conspiração pelo controle de artemis. Impulsionada pela narrativa sarcástica da protagonista, ambientada em uma cidade imaginária, mas extremamente familiar, Artemis é outra mistura irresistível de ciência, suspense e humor de Andy Weir, o autor de Perdido em Marte.



Fala galera, tudo bem com vocês? 

Aqui quem fala é o Júlio e a leitura da vez foi de um dos meus gêneros favoritos, ficção científica, Andy Weir, autor de Perdido em Marte nos traz dessa vez uma aventura na Lua, sigam lendo!

Jasmine "Jazz" Bashara, uma contrabandista, criada em Artemis, na Lua, desde os 6 anos de idade, é a nossa protagonista, somos apresentados a ela durante a prova de AEV, atividades extra veiculares, que a permitiria conduzir turistas em passeios no vácuo lunar e melhorar um pouco sua condição de vida. Isso se ela não tivesse quase se matado sem querer durante a prova, e, acreditem, tudo isso ocorre nas 3 primeiras páginas do livro. A vida em Artemis não é fácil para a maioria da sua população, e Jazz faz o possível para sobreviver.

A única cidade lunar, possui poucos habitantes se comparada a qualquer grande cidade da Terra, isso a torna mais fácil de ser administrada (pra terem uma ideia só existe um policial na cidade e ele é mais do que suficiente no serviço), qualquer criminoso pego é deportado de volta para a Terra, como ninguém quer isso, poucos se arriscam a cometer qualquer crime que seja, e armas são proibidas dentro da cidade. Cada um possui um aparelho chamado de gizmo que serve para as mais diversas funções, inclusive encontrar seu usuário se for necessário. O autor fez com que a Jazz explicasse tudo isso para o leitor, aliás, ela explica praticamente tudo que possa parecer fora do comum para quem vive na Terra, e com base científica (curti bastante isso). Jazz é extremamente inteligente, sarcástica e engraçada, vocês vão gostar dela.

A cidade é formada por bolhas enormes, cada uma com uma função, de pontos turísticos a oficinas de manutenção e interligadas por câmaras de descompressão. A principal atividade da cidade além de minérios, produz oxigênio, mais do que a cidade consegue consumir, o que é fundamental. A indústria, como em todos os lugares, possui suas rivalidades e em Artemis não é diferente, é quando nossa protagonista se envolve na trama principal do livro. Descobrimos muita coisa sobre quem comanda a cidade, sua origem, que países estão envolvidos e em quais setores, tudo muito bem explicado pela  Jazz.

Como fã de ficção científica, tudo nesse livro me chamou a atenção, inclusive o inesperado toque de comédia proporcionado pela Jazz, eu ri bastante durante a leitura, ela "conversa" com o leitor, deixando a leitura leve. O autor alternou cada capítulo com uma comunicação via e-mail da Jazz com um amigo na Terra, que a princípio acontece no passado e insere uma segunda trama no livro, por contar o cotidiano dos dois já que ela foi criada desde os 6 anos na Lua, conhecendo pouquíssimo da Terra, e o mesmo de seu amigo em relação à vida na lua, bem legais as conversas dos dois sobre tudo. A leitura flui depressa, sem enrolação, a escrita do autor é bem direta e acabou sendo uma leitura rápida e ótima para mim. 

A edição da Arqueiro nos traz uma capa com uma foto da Lua com uma textura mais áspera, representando a superfície do nosso satélite logo no início temos um mapa de Artemis que ajuda bastante a localizar o leitor e entender as distâncias na cidade, não lembro de ter encontrado erros durante a leitura, só um ou outro palavrão inventado pela Jazz em momentos de fúria.

Bem pessoal eu vou ficando por aqui, esse sem dúvidas foi um dos livros mais incríveis que já li, bom como livro de ficção científica e com o feliz acréscimo da comédia que só deixou tudo melhor, provavelmente irei em busca do outro livro do autor, Perdido em Marte. Livro recomendadíssimo!! Até a próxima!



Classificação:

Dados:

Título: Artemis.
Autor: Andy Weir.
Editora: Arqueiro.
Gênero: Ficção Científica, Aventura, Literatura Estrangeira.
Ano: 2019. Páginas: 304.
Idioma: Português.
ISBN-13: 9788580419191.
ISBN-10: 8580419190.

     

Nenhum comentário

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.