Resenha: Depois – Stephen King.

 


Sinopse: James Conklin não é uma criança comum: ele vê gente morta. Com que frequência? Jamie não sabe bem; afinal, os mortos em geral se parecem muito com os vivos. Exceto pelo fato de que eles ficam para sempre nas roupas em que morreram, e são incapazes de mentir.

Sua mãe implora para que ele mantenha essa habilidade em segredo, o que não é problema na maior parte do tempo. Pelo menos até Liz Dutton, a companheira de sua mãe e detetive do Departamento de Polícia de Nova York, aparecer na saída da escola e anunciar que precisa de ajuda.

É assim que Jamie embarca em uma corrida para desvendar o último segredo de um falecido terrorista, e começa a jornada mais assustadora de sua vida.


Oi pessoal!

Sempre que leio algum livro do autor Stephen King fico uns dias pensando na história para depois colocar em palavras o que achei. 

Com essa leitura não foi diferente! Sempre fico impressionada com a grandiosidade da mente desse autor em escrever um mundo totalmente ilusório, mas também com uma realidade impressionante.

Relutei em ler esse livro, onde as realidades nos confundem, mas no final foi muito gratificante. Vou parar de enrolar, vamos a resenha?!


James Conklin é um jovem que agora tem vinte e dois anos, mas começa a contar sobre sua vida a partir dos oito anos. Suas experiências aos olhos de uma criança que ficava dividida entre contar a verdade ou omiti-la a sua mãe para não ver ela sofrer mais é bem elaborada.

Os desafios que ele passou, que o marcou, seus medos... Pois uma criança que vê mortos, quem acreditaria nisso? Sua mãe sabe, mas ela tem receios em relação em ser verdade ou criação de sua mente, mas ela tem a prova e isso a perturba....

Thia é mãe de Jamie e o protege, sabe que o filho tem problemas, assim ela o caracteriza. Tem dúvidas de algumas coisas, mas quem pode culpa-la por isso? Mas como defensora se transforma, se alguém fizer ou falar algo contra Jamie ela vira uma fera. Mãe, não é?!

Jamie conta sua história o mais naturalmente possível e passa isso para o leitor. Coisas interessantes em seu relato com alguns detalhes arrepiantes, as vezes não consegue distinguir quem são os mortos a não ser que a morte for trágica, porque fantasmas aparecem exatamente iguas como morreram. 

Jamie, além de ver fantasmas, pode conversar, interagir com eles e também, uma coisa para se pensar: o enredo, os mortos não podem mentir para ele, só falam a verdade e sentem um certo desconforto quando são forçados.

Curiosamente, Jamie vive só com Thia. Tinha um tio com alzheimer internado, seu pai é desconhecido, mesmo sempre perguntando, não tem resposta e sua mãe se recusa a falar sobre isso, sendo o trabalho dela de revisora e editora de livros.

Sabe aquela leitura que prende? Sim, é essa mesmo! E por mais natural que Jamie tente manter seus relatos, me deixou arrepiada e num suspense de roer as unhas! O que marcou é como ele lida dia a dia, sempre esperando alguma coisa acontecer ou aparecer na sua frente ou na sua volta.

No decorrer da leitura fiquei revoltada algumas vezes, quando uma pessoa tentava usar seu dom ou maldição para benefício próprio. Jamie tinha medo, era evidenteem decorrência dessas situações e conta como era difícil encarar um morto, principalmente se não foi morte natural.

O livro é curto, mas me levou a pensar seriamente na vida injusta dessa criança, sua mãe arrumou uma companheira e isso muda a vida de Jamie para sempre.

Jamie é uma criança adorável, sempre pensando no bem estar de todos, principalmente da sua mãe. Pois era bem difícil para ela ser mãe solo, mas sempre fez o possível por ele, Jamie sofria e Thia tinha sua parcela de culpa.

Jamie se desenvolvia e crescia em torno de suas “aventuras sobrenaturais”, esse garoto era muito esperto, inteligente e carismático, mas não deixava de ter medo do desconhecido e sobrenatural o que é  envolvente para mim.

Stephen King nos instiga a entrar nessa leitura intensa e nos depararmos com emoções conflituosas, temos desde a inocência de uma criança ao tentar sobreviver com seus problemas incomuns a temas políticos, relacionamentos desgastantes e, as vezes, abusivos.

Vou ser sincera, o que me deu medo foi o que a pessoa viva faz para conseguir o que deseja! O que vejo é o desejo por poder em benefício próprio, colocando a vida de muitos em risco!

No final, temos um plot twist que me deixou de boca aberta! Jamais pensei que Jamie faria esse tipo de pergunta ao seu tio e a resposta me deixou perplexa. 

Curiosos? Leiam!

Peparem-se para uma leitura intensa, que te fará pensar em como a vida é preciosa e curta.

Esse livro trata de assuntos pesados como: vícios, dependências, incesto (Se você gosta de temas polêmicos, indico esse livro!).

A capa diz muito do que tem dentro da história. O enredo é apresentado na primeira pessoa, por Jamie. Na edição temos as folhas amareladas e o tamanho da fonte é confortável para leitura. O livro é curto, mas se preparem, pois a emoção é perturbadora e instigante!

Até a próxima!

Classificação:



Dados:

Título: Depois.
Autor: Stephen King.
Editora: Suma (selo da Companhia das letras).
Gênero: Suspense, terror, horror, mistério, ficção.
Idioma: Português.
Páginas: 192.  Ano: 2021.
ISBN 13: 9788556511126.
ISBN 10: 8556511120.
Encontre no  Skoob.

Nenhum comentário

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.