Resenha Orgulho e Preconceito - Jane Austen.

 


Sinopse: Considerado um dos mais importantes romances de todos os tempos, Orgulho e Preconceito acompanha a turbulenta relação entre Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy, a qual, nascendo de uma antipatia mútua, acaba resultando em uma inesperada história de amor. Com sarcasmo mordaz e inteligência profunda, por entre peripécias, desencontros e tramas paralelas quase tão interessantes quanto a trama principal, a obra retrata o amor como produto do desenvolvimento do caráter desses personagens complexos que, para tornarem-se aptos a amar e serem amados, precisam antes vencer o orgulho e o preconceito de que padecem.


Trata-se de uma obra que abarca, inverte e transcende todos os clichês. Longe de brotar de uma sensação prazerosa imediata e da certeza de ter encontrado “a alma gêmea”, o amor entre os protagonistas é resultado de um lento crescimento moral provocado por uma aversão recíproca; antes de proceder de um esforço para conquistar o outro, o carinho advém da admiração moral entre duas pessoas. O amor do outro é um prêmio pela vitória sobre si mesmo.

Sob a forma de uma história divertida e perspicaz, o romance faz uma das reflexões mais profundas da história sobre a natureza do amor. O leitor farto da superficialidade com que se fala do tema no nosso tempo descobrirá que este livro é de uma atualidade urgente. Pois como todo clássico, Orgulho e Preconceito não é do nosso tempo, mas de todos os tempos.

Esta é uma edição especial, em duas cores, e inclui tipografias especiais e litografias.


Oi gente, tudo bem? Espero que sim!

Finalmente eu li Orgulho e Preconceito da Jane Austen. E sinceramente não sei como me sinto com essa história.

Orgulho e Preconceito nos apresenta a história de Elizabeth Bennet e Darcy e se passa na Inglaterra, no século 19.

Elizabeth é uma mulher que não mede esforços para falar o que pensa, ainda mais quando se sente humilhada. E isso não é muito agradável ainda mais vindo de mulher.

Lizzy tem mais quatro irmãs, sendo todas solteiras. Seus pais não aprovam isso, principalmente a mãe, que em toda oportunidade tenta casar suas filhas.

A história começa a mudar, quando uma mansão perto da família Bennet é alugada por Mr. Bingley. Um rapaz de beleza e portes. Seu amigo, Mr. Darcy o acompanha nessa jornada.

Enquanto Mr. Bingley era bem visto por seu comportamento e ser um bom partido, Mr. Darcy era visto como antipático.

No primeiro baile que tem na casa de Mr. Bingley, todas as famílias que moram nos arredores comparecem, inclusive as irmãs Bennet.

Nesse baile, para a felicidade da Mrs. Bennet, Mr. Bingley se aproxima muito de Jane Bennet. Já Mr. Darcy e Elizabeth não vão um com a cara do outro. E farpas são trocadas.

Elizabeth se sente humilhada quando ele fala da beleza de forma bem desprezível. Sempre que se encontram, palavras ácidas saem dos dois lados.  

Após esse episódio e tendo que, de certa forma, conviver com Elizabeth, Mr. Darcy começa a olhar para ela com outros olhos e começa a ter sentimentos verdadeiros, sem que ninguém desconfie.

Elizabeth também vai mudando suas impressões sobre ele, ao descobrir sobre ações que fez para ajudar ela e sua família.

E agora vocês terão que ler para saber o  que vai acontecer com eles.

Vamos a minha opinião contraditória (de novo, acho que está virando rotina, risos.)

Jane Austen tem uma escrita fantástica, ainda mais pelo tempo em que foi escrito. Criou uma história maravilhosa. Tem personagens incríveis. Porém para mim, Laneh Martins, a leitura não rendeu. Achei arrastada demais. O porquê disso? Não sei dizer, mas desde o começo a história não deu liga para mim.

Por várias vezes fechei o livro, respirei fundo, limpei os pensamentos para ver se engatava, mas de nada adiantou.

Jane Austen que me perdoe, mas Orgulho e Preconceito não foi para mim.

Agora sobre a edição, a Faro acertou em cheio. O nome da autora em grande destaque e em alto relevo combina com o restante da capa. A borda em azul dá um charme a mais para a edição.

Cada início de capítulo tem um diferencial. Enfim, a edição está maravilhosa. A fonte é confortável para a leitura, e não achei erros ortográficos, o que fluiu um pouco melhor.

Orgulho e Preconceito não foi a melhor história, mas eu vou indicar a leitura mesmo assim! Apenas leiam!

Eu não irei desistir da autora, ainda vou dar oportunidade para outras histórias dela, vai que me surpreendo, né? E sim, quem sabe daqui um tempo, eu dê nova oportunidade para esse livro e acabe mudando de opinião!  

Beijos e até a próxima!

Avaliação: 



Dados:

Título: Orgulho e Preconceito.
Autor: Jane Austen.
Editora: Faro Editorial.
Gênero: Romance.
Ano: 2023. Páginas: 320.
Idioma: Português.
ISBN-13: 9786559572625.
Encontre no Skoob.


 

     





3 comentários:

  1. Olá, essa obra é magnífica, primor! Jane Austen enxergou além de seu tempo e nos presentou com essa obra.

    ResponderExcluir
  2. Se você não gostou muito de orgulho e preconceito tente ler jane eyre, eu pelo menos gosto mais das bronte do que da Austen. Bjks

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.