Resenha: Um milhão de promessas – Cinthia Freire.

 

Sinopse: Às vezes, quando o caos ameaça me enlouquecer, quando minhas pernas ardem pelo esforço exigido por mim, quando a dor já não é mais capaz de silenciar o ódio que pulsa em minhas veias, eu vou até ela.Não preciso dizer nada, apenas pulo sua janela, me aninho em sua cama, fecho meus olhos e a ouço... sua voz.

A minha coisa favorita no mundo, a brisa nos dias quentes da minha alma perturbada.
Desde sempre ela foi o antídoto para o mal que me rodeia, para a sujeira que parece impregnar tudo em mim, para a fúria em minha mente.

Porém, ela tem se tornado mais do que isso. Ela vem sendo a calmaria para meu coração agitado, a promessa de um futuro, um que eu nem sei se existirá um dia.
Sei que ela sabe. Mesmo que eu nunca tenha dito nada, ela apenas sabe. Como se sentisse a minha dor e compreendesse os meus medos.

Nesses dias, ela segura minha mão e lê para mim e, como num conto de fadas, eu me deixo acreditar que tudo vai ficar bem.

Mesmo que, no fundo, eu saiba que são apenas palavras e que elas não têm o poder de me salvar.

Ninguém tem.

Olá! Vou ser repetitiva mesmo – risos –, os livros da Cinthia Freire sempre me emocionam e ler esse me fez novamente vivenciar uma mistura de sentimentos, que chegou a um determinado ponto em que desejei parar de lê-lo por me causar tanta inquietação e tristeza ao decorrer da história, mas não consegui parar totalmente.

Dei uma pausa na leitura, por três dias... no entanto, a vida dos personagens não saiu de minha cabeça e eu queria saber o desfecho do enredo, minha curiosidade foi maior e a ansiedade por dias melhores também, e assim criei esperanças e me joguei novamente na leitura!

Venho apresentar para vocês Thales e Ayla, amigos desde a infância, a partir dessa amizade construiu-se um sentimento muito maior que nem eles imaginavam, vou parar de enrolar...

Vamos a resenha?!

Não sei nem como começar a escrever essa resenha, pois cada palavra que colocar não vai ser suficiente para expressar as emoções que vivenciei ao virar de cada página, mas vamos lá...

Tudo o que queria quando comecei a ler era saber exatamente o que afligia aquele garoto, aparentemente rebelde e anti-social, mas depois que cheguei a entender aos poucos o que acontecia em sua vida eu só queria pega-lo no colo e tirar tudo o que lhe entristecia e o machucava de perto dele.

Thales é um garoto de quatorze anos, olhos e cabelos castanhos, seu sonho é ser alguém na vida e sair de casa. Lendo a história percebi que era um garoto frágil e ao mesmo encontrava uma força dentro de si para continuar seguindo em frente.

Ele tinha dois amigos, Ayla e Duda, que desde de crianças sempre foram inseparáveis, tinham sim suas diferenças, mas apesar disso se encaixavam de uma maneira que muitos não entendiam, um sempre levantando o outro quando as coisas estavam incômodas.

Ayla é uma garota que tem cabelos enrolados, pele negra e sempre se destacou por ser diferente das outras meninas, na verdade, quem a conhecia melhor do que ninguém sabia como ela era de verdade: compreensível, amável e altruísta. Do tipo que estava sempre ali para seus amigos, mas seu coração batia mais forte quando Thales aparecia pulando em sua janela e lhe pedindo para ler para ele.

Ali crescia mais do que uma amizade, era cumplicidade, aceitação e sobre tudo, mesmo não sabendo o que realmente acontecia com Thales em sua casa, ela ficava impaciente quando ele não aparecia ou não respondia as suas perguntas, sua preocupação era de que a situação que o envolvia fosse grande demais, ao ponto de não aguentar o peso nas costas.

Thales sempre vivia com medo, não por si mas pelas pessoas ao seu redor, de uma maneira que ninguém entendia, conforme os anos foram passando ele alimentava o ódio, rancor e sua superproteção em relação a Ayla e sua irmã, Tatiana.

Ayla e sua família amparam Thales, sempre o tratando como alguém especial e isso é o que ele é: um garoto adulto com a alma de uma criança machucada e em pedaços, será que um dia ele conseguirá seguir em frente e tirar alguma lição de tudo o que passou?

Me despedacei e me revoltei muitas vezes durante a leitura, chorei por uma criança que deveria receber amor e proteção e ao invés disso recebeu desprezo e humilhação, sendo muitas vezes rejeitada, mas assim mesmo tinha uma pequena esperança de se encaixar e poder dar uma vida melhor para sua irmã.

Ayla era a luz no final do túnel, quando lia seus romances ou apenas o amparava, sua voz acalmava uma alma quebrantada. Thales a sentia como um refúgio e nutira uma esperança de poder fazer parte de sua vida, mesmo achando-se desmerecido disso. A mocinha, por outro lado, o queria de qualquer jeito, transmitia toda sua força e seu amor achando que poderia salvá-lo de todo o mau, até de si mesmo...

Thales é meu herói que, apesar de ser o personagem de uma história fictícia, que trabalha sob a perspectiva de um fundo real, causa no leitor reflexão e dor. Como leitora, é esse tipo de livro que faz a gente evoluir, que dilacera o peito e faz a gente olhar para o mundo com mais empatia. Confesso que sinto uma dor profunda quando paro para lembrar dessa história. Thales foi marcado a brasa, mesmo quando nada saia de sua boca, seu sofrimento e constrangimento são mostrados através de seus olhos, eles gritam por socorro silenciosamente. E quantas crianças não vivem esse tipo de coisa na vida real? Quantas ficam em silêncio implorando por socorro?

Esse livro aborda dois problemas visíveis na vida do personagem Thales que esão reais em muitos lares da vida real. Um milhão de promessas mostra adversidades e uma criança sendo moldada conforme as consequências do que lhe acontecia. 

Na verdade, acompanhamos um menino que tinha o peso e a responsabilidade da vida sobre seus ombros, em um garoto de apenas oito anos, sofrendo muito conforme vai crescendo e se desenvolvendo, sem um pai para o protegê-lo, dar conselhos, e com uma mãe amarga e totalmente omissa de suas obrigações.

Como leitora, estava totalmente enganada quando achei que seria uma leitura leve ainda que fosse trazer uma mensagem importante – todos os livros da Freire tem uma mensagem marcante , mas nesse Cinthia Freire foi a fundo na alma humana, marcou, explanou, faz a gente ser marcado através da leitura de suas palavras. 

Como um todo o livro me encantou, me fez sofrer, me colocou de joelhos e transformou parte da minha visão de mundo, é uma história que vai me acompanhar pela vida. A autora não foi sutil, se aprofundou pra valer no protagonista, deixando os problemas que envolviam Thales em bastante evidência, a intensidade dos fatos me arrepiou e confesso que desmoronei de tanto chorar. É aquele tipo de livro que todo mundo deveria ler, ele faz diferença em nossas vidas.

Li no formato digital, uma cópia cedida em parceira com a própria autora, Cinthia Freire, não sei se poderia dizer isso, mas não curti a capa  para minha pessoa  não ficou condizente com toda a intensidade do que encontrei nessa história. Talvez seja porque acompanhei a trajetória de Thales desde pequeno, não sei dizer, mas a capa foi o único ponto que não me conquistou, já o enredo, meu Deus, que livro! Não notei erros, então não posso falar sobre.

A história é narrada na primeira pessoa, intercalando os pontos de vista entre Thales e Ayla. O livro é separado em dois períodos, vemos as dificuldades enfrentadas por serem pobres, sendo enfatizadas socialmente, também os sentimentos de cada um se aflorando e as tristezas sendo desnudadas de uma forma dolorida e amarga.

Se você gosta de uma história bem escrita, intensa e que faz a gente refletir sobre a vida de forma profunda, esse livro é o que recomendo para você! Fica o aviso: é um enredo com gatilhos que pessoas mais sensíveis a violência podem não tolerar ou não aguentar, mas são esses pontos e a forma com que a autora os trabalhou que faz a intensidade da história ser tão marcante e inesquecível.

Até a próxima resenha!


[QUOTES]


[...] Durante todo o caminho, Thales permanece ao meu lado, de vez em quando seus olhos se encontram com os meus, mas ele não diz nada. Em minha imaginação, gosto de pensar que ele gosta de mim... e que a melhor parte do dia sempre seja o momento em que estamos assim... [...]

[...] Ayla não diz nada, ela já está acostumada a me ver assim... como um animal acuado necessitando de espaço, talvez seja isso que sou, no fundo sou um animal agredido que sente a raiva encher suas veias, cegar seus olhos, tampar seus ouvidos. [...]


Classificação:


Dados:

Título: Um milhão de promessas.
Autora: Cinthia Freire.
Editora: Independente / Amazon.
Formato: e-Book – Kindle.
Gênero: Drama, romance, violência, maiores de 16 anos, literatura brasileira.
Idioma: Português.
Páginas: 650.  Ano: 2021.
ISBN-13: 9784964439755.
ISBN-10: 4964439755.
Encontre no Skoob.
Compre na Amazon.

17 comentários:

  1. Oi Cris.

    Estou conhecendo este livro através da sua resenha e parece ser uma história marcante, com assuntos importantes. Com certeza fiquei com vontade de descobrir os destaque da história de Thales e Ayla. Agora concordo com você o livro poderia ter outra capa, pois ela não chamou atenção. Dica anotada.

    Bjos
    https://consumidoradehistorias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kênia.
      O livro é maravilhoso, minhas emoções estava em uma montanha russa, mas compensou todo o desgaste kkk, sim eu teria escolhido outra capa, mas cada um tem sua opinião, bjs!

      Excluir
  2. Oi Cris, tudo bem ?
    Não conhecia a autora e nem o enredo. Mas gosto muito de livros intensos e que nos mostram toda a evolução do personagem. Me parece realmente ser um livro muito intenso.
    Como você a capa me trouxe uma outra perspectiva de enredo, se olhasse, imaginaria outra coisa e talvez nem desse chance a sinopse.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi!
      Esse é aquele livro que te marca para sempre e mostra de uma maneira cruel as adversidades da vida, mas não podemos fechar os olhos para ela, é muito emocionante. Bjs!

      Excluir
  3. Oiê!

    Mulher de Deus, fiquei SUPER curiosa e instigada com a sua resenha, com medo do que vou encontrar, mas entrou pra lista de desejados! Tô com medo desses gatilhos que você mencionou, só que a curiosidade tá falando mais alto!

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      Leia em um momento que está com emocional muito bom, mas não deixe de ler pois a história é fantástica e nos trás lições e reflexões. Bjs!

      Excluir
  4. Oi Cris!!

    Nossa, só de ler a sua resenha dá vontade de ler o livro mesmo que ele não faça muito meu estilo, de tanta empolgação que você colocou! Adorei saber mais sobre esse livro e já coloquei na lista, mas vou esperar eu estar melhor por conta dos gatilhos presentes na história. Adorei! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca!
      Quando estiver bem, leia mesmo não irá se arrepender, bjs!

      Excluir
  5. Fiquei apreensiva com as cenas de violência, mas acho que posso gostar da história sem me deixar impressionar por isso. Achei a capa belissima, mesmo não gostando de pessoas em capas. Já quero ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivi!
      A perspectiva vem de um olhar de um garoto de quatorze anos e desde dos oito vive com essa violência, eu acho que me chocou foi o fato de ele apesar de passar por tudo isso ainda se sente no dever de proteger os que ama é uma história intensa, leia vai gostar, bjs!

      Excluir
  6. Olá Cris,
    ainda não conhecia nenhuma obra da Cinthia, então fiquei bem impressionada com tudo o que li aqui. Essa realmente parece ser uma história marcante, consegui perceber isso já na sinopse e conforme eu lia suas impressões, fui tendo certeza de que de fato a autora trabalhou muito bem os dramas desses personagens, em especial os do Thales, que parece ser tão sofrido.

    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Delmara!
      Sim a Cinthia como sempre me choca e me desafia seu livros estão sempre em primeiro lugar das minhas indicações e sua escrita é fantástica, se você estiver um dia a fim confira, irá adorar. Bjs!

      Excluir
  7. Oi, Cris!
    Eu também não curti a capa... rsrs Realmente não combina tanto com a história que vc descreveu. Achei a indicação muito legal, pelo visto essa autora sabe escrever romance que se preze!
    bjos
    Lucy

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Assim como você também sempre analiso se a capa e/ou edição condiz com a história. E muitas vezes percebemos que não faz juz. Quanto ao livro não conhecia a autora mas amei a forma como você descreveu sua experiência durante a leitura. Muitas vezes esperamos que a leitura seja leve e fluida e somos surpreendidos com algo intenso e que nos toca profundamente. Muitas vezes somos moldados pelo ambiente no qual crescemos, mas é preciso também tomar nossas próprias decisões e trilhar caminhos diferentes. Concorda? Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse livro, e se um dia passei por algo dessa autora, não me lembro. Esse livro me lembrou um pouco do estilo de O Ar que ele respira, posso estar enganada, mas foi a impressão que tive. Gosto de livros do tipo, que mexem com as emoções. Vou anotar a dica : )

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Deu para sentir sim todo seu amor pela autora e suas obras, e que essa parece realmente ser sensacional. Gostei da premissa, do que podemos esperar da história e que quotes impactantes foram esses? Amei demais! Com certeza, dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oiê, TD bem?
    Estou lendo o livro porém, estou meio em choque pq ele é extremamente parecido com o livro Quando você se lembrar desse mim da autora Lucy Foster.

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.