Resenha: A Lista que mudou minha vida – Olivia Beirne.


Sinopse: Às vezes, tudo o que você precisa é de um empurrãozinho... 

Georgia adora ficar jogada no sofá após o trabalho vendo tv e bebendo vinho. O que ela não gosta: de altura, de olhar sua conta bancária, de ir a encontros ou de qualquer atividade física. E ela nunca (jamais) aceita correr riscos. Bem, isso até sua irmã mais velha e muito mais corajosa descobrir uma doença, que a impossibilitará de completar a lista de tudo o que queria fazer até os trinta anos. Então, Georgia concorda em realizar aquelas aventuras. 

Com uma série de experiências inusitadas em mãos e um prazo acelerado, já que o aniversário da irmã está chegando, nada poderia ser mais apavorante... E quando ela vive momentos fora da sua zona de conforto um mundo novo surge. E nada poderia ser melhor. 

Enquanto a autora documenta, em tempo real o início da crise, somos capazes de identificar padrões e erros que estão sendo repetidos em todo o planeta. 

QUEM VOCÊ SE TORNARIA SE TIVESSE QUE DESAFIAR SEUS MEDOS?


Oiê, tudo bem? Espero que sim! 

Hoje trago para vocês a indicação desse livro que ao mesmo tempo que me divertiu em outros me irritou e me fez refletir sobre algumas coisas. Vamos lá?!


Georgia tem uma rotina tranquila. Divide o apartamento com uma moça, tem seu emprego (por mais que não faça o que realmente gosta) e uma família que a ama muito. Mesmo a contra gosto, Georgia acompanha sua irmã mais velha Amy em algumas aulas de zumba. 

Algo que ela não gosta de jeito nenhum é de mudar sua rotina, correr riscos e por isso admira muito sua irmã. Ela acha que Amy tem uma coragem que ela não tem e está tudo bem quanto a isso. 

Nossa protagonista é design, trabalha na empresa Lemons design, porém não atua como. Por quê? Porque sua chefe Bianca está para se casar e precisa da sua ajuda e de Sally para conseguir coisas absurdas para o casamento. Nas horas vagas, digamos assim, ela mexe em seus projetos “secretos”.

Ela tem alguns desenhos, dos quais só algumas pessoas sabem da existência. Amy sempre insiste para que Georgia mostre os projetos para Bianca, mas ela não tem coragem suficiente para isso. Olhando assim, parece até que a vida dela é “perfeita”, só que isso acaba mudando quando sua irmã é diagnosticada com uma doença que vai mudar um pouco sua rotina.

Amy tinha uma lista do que queria fazer antes de completar 30 anos. Depois de descobrir sua doença, ela passa a lista, com algumas mudanças, para Georgia, que reluta muito em cumpri-la. Porque alguns dos itens seriam um pouco difíceis de cumprir, ainda mais por uma pessoa que não gosta de se arriscar. O bom de um dos itens é que coloca uma pessoa que acaba se tornando especial na vida da mocinha, entretanto também causam muitos problemas para ela. 

E aí, minha gente, a história vai engrenar ainda mais, tem uns pontos irritantes, divertidos e pensativos! 

Quando vi a sinopse desse livro pensei: “parece legalzinho, vou ler”. E para falar a verdade, depois de lê-lo, posso dizer que é mais do que legalzinho, é um livro que faz pensar, nos faz refletir sobre a nossa vida, quanto a vários aspectos e nos auto questionar: “você está vivendo ou apenas existindo?” Eu já o terminei, mas essa pergunta não sai da cabeça. 

Quanto ao enredo, ele é ótimo, mas um ponto que me incomodou e não agradou tanto, é que apesar de cumprir boa parte da lista, Georgia não tomou a iniciativa sobre o que fazer, era sempre um certo alguém dando o empurrão para fazer, ela não tomou as rédeas.

A lista, no geral, tem itens bons e ruins. Tem item da lista que estou me perguntando até agora “qual a necessidade disso?” Alguns dos outros itens entendi que era uma forma de se desafiar. A parte que mais me irritou na história, foi Bianca com suas loucuras de casamento. Sério, gente, era cada pedido que meu Deus! Um absurdo atrás do outro. Só não conto aqui, porque pode ser spoiler. Mas acredito que na vida real a gente se depara com algumas Bianca's por aí e por isso faz sentido ela irritar o leitor, pode ser essa a intenção, certo? Um livro com personagens e situações que mexem verdadeiramente com a gente.

Sobre a história no geral, vale muito a pena ler! Cada página virada trás um misto de sentimentos, você nunca sabe qual sentimento vai surgir no próximo capítulo. Todos os personagens da história são bem construídos, assim como o enredo e prendem o leitor do início ao fim.

Não conhecia a autora e agora posso dizer que a escrita dela é leve e bem fluída, em uns dois ou três dias você lê esse livro. 

A edição da Faro está excelente. O título em relevo, as páginas são amareladas e o tamanho da fonte é tranquilo para leitura. Em alguns capítulos, tem sempre uma listinha de tarefas, seja do trabalho (conseguir as loucuras da Bianca), compras, entre outras coisas. E a revisão está ótima. 

No começo do livro tem um espaço vazio para cada leitor fazer sua listinha! Achei isso muito legal! Porém, cadê a coragem para rasurar o livro? haha. Seria esse um dos meus itens? Risos.

Recomendo a leitura, ela é leve e ainda assim trás uma mensagem muito importante para o leitor. Bom, é isso, gente! Indico "A lista que mudou minha vida" com toda certeza! Favorito do ano!


Quotes:


“Não posso perguntar a ela porque não quero. Não quero perguntar a ela sobre estar doente, porque não quero que ela esteja doente."


“Mas como uma garota solteira há 2 anos, sei muito pouco sobre casamentos – e menos ainda sobre como organiza-los. Por exemplo, você precisa reservar o padre. Como assim? Achei que eles já estivessem lá."

“Este é o universo tentando me dizer que o Tinder é uma péssima ideia, como eu sempre soube que era? Talvez seja a maneira de o universo me dizer que eu não deveria estar saindo com ninguém."

“Achei que era isso que a gente tinha que vestir. Era isso que eu usava na zumba sempre que Amy me obrigava a ir porque ninguém me avisou que eu tinha que me vestir como um suporte de papel higiênico extravagante."

“Porque diabos Amy queria fazer isso? O que tem de divertido nisso? O que era para eu extrair disso aqui? Isso é absolutamente uma humilhaç..."

“Por que não consigo fazer isso? As crianças fazem bolos! Gente muito idosa faz bolos! Por que eu não consigo? Qual é o meu problema?”

Classificação:





Dados:

Titulo: A lista que mudou minha vida.
Autora: Olivia Beirne.
Editora: Faro Editorial.
Gênero: Chick-lit.
Idioma: Português.
Páginas: 304.
Ano: 2020.
ISBN-13: 9786586041323.
ISBN-10: 6586041325.
Compre aqui.
Encontre no Skoob.




9 comentários:

  1. Nossa fiquei curiosa para ler esse muito mais por envolver uma relação entre irmãs. Nossa.

    ResponderExcluir
  2. Oiê!

    Fiquei bem curiosa lendo a sua resenha: com que doença a irmã dela foi diagnosticada e quais são as coisas que a personagem achou absurdas? Aí Jesus, foi pra listinha de desejados, né, fazer o que!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Tô louco é pra ver o conteúdo dessa lista, fiquei curioso demais com o que a protagonista vai ter que lidar!

    ResponderExcluir
  4. Genteeee, eu to apaixonada por essa história, quero muito, faz tempo que eu tinha visto a sinopse desse livro, mas fui deixando, agora ele entrou na lista de novo, por causa da sua resenha. <3

    ResponderExcluir
  5. Oi Laneeh!

    Puts, parece ser um livro muito incrivel, daqueles bem levinhos mas que a gente chega no fim chorando igual criança hahahahha
    Nunca tinha ouvido falar dessa história mas agora tô curiosa pra saber o que essas duas irmãs vão fazer e como essa história vai se desenrolar. Adorei sua resenha, ficou incrivel!

    ResponderExcluir
  6. Oii!

    Um livro no estilo que eu gosto! E faz tempo que não leio, inclusive! Gostei muito de ler sua resenha e entendo sua irritação, e tbm acredito que ela tenha vindo por identificar algumas biancas na sua vida hehehe quem nunca né?
    Mesmo com os pontos levantados, eu fiquei curiosa e vou dar uma chance para o livro sim heheh

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda e nem a autora. Porém, amei a premissa e confesso que só pela sinopse me indentifiquei um pouquinho com a Georgia. Adorei saber que o livro te surpreendeu e, mesmo sendo irritante em alguns momentos, trouxe reflexões. Além disso, fiquei animada por a autora ter uma escrita leve e fluida, ando querendo leituras assim.
    Amei a resenha e vou anotar a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Amei essa coisa de ter a lista para o leitor fazer a sua e já imagino o que eu colocaria na minha. Adorei a proposta do livro. Já quero ler hoje!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia a obra, mas pareceu ser interessante. Gosto de livros que nos leva além do entretenimento, que nos leva a refletir. Anotei a dica!

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.