Indicação de mangá: Desert Punk.

Título: Desert Punk.
Autor: Usune Masatoshi.
Desenhos: Usune Masatoshi.
Editora: Enterbrain.
Gênero: Aventura, Ação, Sci-fi.
Ano: 1997.
Status: Em publicação.

Sinopse: Aproximadamente no ano 3000 D.C., o mundo estava dominado pelas trevas e tudo acabou com uma guerra nuclear que transformou o mundo num imenso deserto. 

Naquilo que costumava ser o Japão, agora o deserto do Kanto, vive Kanta, conhecido como o Rebelde do Deserto (Desert Punk). Kanta é um mercenário, que se consegue livrar de todos os problemas em que se mete por meio dos esquemas mais estranhos que há e que tem uma obsessão por mulheres com peitos grandes. Quando encontra Kosuna acaba por aceitá-la como sua aprendiz e por partilhar com ela o protagonismo da série.


Boa tarde galera!! Aqui quem fala é o Júlio e trago um mangá com uma história divertida, apesar do clima pós apocalíptico.  Sigam lendo!!!

O grande deserto de Kanto.A temperatura excede os 50 graus pela tarde, e cai abaixo do congelamento durante a noite. Aqui jazem as ruínas de uma civilização cujas transgressões levaram-na à ruína séculos atrás. Esse é meu local de trabalho.

Desert Punk se passa muito à frente de nosso tempo, a civilização foi destruída após uma guerra nuclear e a maior parte do planeta Terra se transformou num deserto. A população vive na miséria, com recursos controlados pelo governo, o principal sendo a água. Aproveitadores existem aos montes, o governo corrupto vive no luxo, e há as pessoas como nosso protagonista, mercenários que fazem qualquer coisa desde que sejam pagos. Sim, Kanta Mizuno, o Desert Punk, é um desses mercenários, um dos melhores de todo o deserto, temido por suas habilidades e por seu lema, de completar qualquer trabalho não importa o que.

Eis o nosso grande "herói".

Kanta quando em serviço é um estrategista brilhante, e habilidoso em combate guardando diversos tipos de apetrecho debaixo de seu manto, quase como um ninja. Como nem tudo é perfeito, nosso herói tem algo que o atrapalha bastante, é um tremendo mulherengo!! E há mercenárias que sabem disso, usando o fato para levar vantagem sobre ele. Junko Asagiri se auto proclamou rival de Kanta após enganá-lo durante uma missão, fingindo estar em perigo. O que deixa tudo engraçado é que ele sabe que vai se dar mal, faz a besteira assim mesmo e ainda fica furioso, simplesmente por não conseguir se controlar, claro que essas atitudes garantem a ele diversos tapas e socos. A roupa da Kanta apesar de parecer simples esconde muitas coisas que garantem a sobrevivência dele, como um sistema de ar condicionado que funciona com bateria, granadas de luz e fumaça, gancho extensível, balões com a aparência dele para enganar os inimigos, o cara  está muito preparado para tudo.


A esperta Junko Asagiri.

Nos primeiros momentos, o mangá busca mostrar as condições em que todos vivem, o funcionamento dos sistemas de pagamento, e o quanto o desert punk é zoeiro. Ele é tão confiante nas habilidades que zomba descaradamente dos adversários, principalmente para manter sua fama. Vemos também a questão das dívidas, num ambiente como esse ficar devendo pode ser mortal a qualquer um. Outro ponto importante é a quebra de contratos, fazer isso pode acabar com a credibilidade de qualquer mercenário, tornando-o uma piada por todo o deserto. Tudo isso apesar de sério é mostrado com muito bom humor e malandragem da parte do nosso herói.



Os combates são baseados em inteligência, devido à falta de recursos e tudo custar caro, desperdício pode ser fatal numa luta. Kanta procura, através de seus truques, deixar o adversário desnorteado para então executar um ataque surpresa. Porém, nada disso é sem risco, sua confiança acaba sendo primordial nos combates pois no deserto todos estão arriscando suas vidas o tempo todo para sobreviver, e isso não é diferente para Kanta. Tudo e todos são uma ameaça e potencial, basta que a oportunidade apareça e ninguém hesita em atacar para tomar vantagem. Cobradores, agentes do governo, Ricaços com veículos de guerra, são algumas das ameaças diárias as quais a população está exposta, então, todos são obrigados a usar de inteligência, a alternativa é a morte. 


Os desenhos do mangá usam bem menos aquele estilo com olhos enormes e mantém o foco no realismo (mesmo que na forma mangá), vemos pessoas com aspecto mais sério, mais rústico, os cenários são sombrios, com o tom de destruição sendo o principal a ser visto. Algo realmente bem desenhado são os armamentos, em certas partes o autor dá destaque neles quando algum detalhe importante ou novo precisa ser mostrado. Outro ponto, em minha opinião positivo, é que o autor não apela para a nudez nem sensualidade das personagens femininas, não há nada explícito na história mesmo com Kanta sendo mulherengo.


O mangá é um pouco antigo mas seu sucesso fez com que o estúdio Gonzo, famoso por diversos animes, se interessasse e em 2005 Desert Punk virou um anime com 24 episódios que correspondiam ao que já havia sido publicado. Um fato curioso é que esse anime chegou aqui no Brasil de uma forma bem inesperada, sendo transmitido na íntegra pela MTV (Bons tempos!!). Bem galera, eu vou ficando por aqui, espero que tenham curtido a indicação da semana, alguém aí já conhecia? Assistiram o anime na época? Deixe nos comentários a sua opinião. Até a próxima semana!!!!

Classificação:

17 comentários:

  1. Um manga muito violento para mim..]Bem que tento ler mangás mas não acho nenhum que me surpreenda, não é uma leitura que faço não

    ResponderExcluir
  2. Adoro o tema Pós apocalíptico, faz muito tempo que não leio um mangá, acho que o último foi Samurai X, mas adorei a proposta, gosto de histórias diferentes, sabe me informar se é um volume único?

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Eu confesso que nunca li nenhum mangá, mas fiquei bem interessado com o enredo e proposta desse. Pelas imagens dá pra perceber realmente que o traço é mais realista à medida que se permite, não usando muito dos exageros dos olhos enormes que é o que eu mais vejo. Fico feliz que tenha gostado e até favoritou, fiquei super animado pra conhecer.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Júlio!
    Eu não sou a maior conhecedora de mangás e animes, então eu não conhecia esse. Mas o tema é muito o meu estilo e fiquei bastante curiosa para conhecer um pouco mais.
    Um mundo pós-apocalipse (posso chamar assim?) e não exagerando na sexualização das personagens femininas são pontos muito positivos. A única questão é ler tudo isso... Muitos volumes e pouco tempo dificultam.
    Enfim, adorei a dica.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2020/08/resenha-casa-das-orquideas-um-role-pelo.html

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi. :)
    Queria gostar de mangá, mas já tentei ler e não curti muito.
    Adorei o enredo desse, acho super interessante essa coisa de pós apocalíptico.
    Adorei sua resenha, parabéns.

    Beijos.
    Manuscrito de Cabeceira

    ResponderExcluir
  7. Eu nao fazia ideia que a MTV transmitia animes também, que doidera isso! Hahaha como sempre vou pegar a sua indicação aqui pra bater um papo com meu irmão a respeito, muito bacana, adoro suas resenhas!

    ResponderExcluir
  8. Oiii!

    Eu sempre fico me imaginando se sobreviveria nesses enredos do futuro... Não conhecia o mangá, mas achei bem curioso o enredo e saber que ele possui esses traços mais realistas, acho legal.

    e nossa, saudades MTV!

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Realmente pelas fotos que colocou imaginei que seria um traço mais diferenciado. Vou admitir que nunca tinha ouvido falar do mangás, mas pelo que trouxe para ser bem instigante. Acho que vou assistir o anime primeiro hehe Ótima dica! Aliás, que fato curioso ser passado na MTV hein!? Saudades!
    Beijos
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Não tenho hábito de assistir/ler mangás, mas eu gosto dessa temática que ele apresenta por trás dos desenhos, sabe? Nesse caso, por exemplo, os sistemas de pagamento e a forma como as pessoas vivem. Além de que, sem dúvidas, deve abordar muito mais além disso. Gostei da dica!

    ResponderExcluir
  11. Não sou fã de Mangás. Violentos então, to fora! huahuauha
    Mas vou levar a dica para meu marido e filho. eles adoram!!
    beijinhos!

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não sou muito fã de mangãs e a premissa desse não me atraiu muito. Não sou fã de histórias com essa ambientação pós-apocalíptica. Mas algo que gostei muito foi o fato de não ter nudez ou sexualização das personagens femininas.
    Como não mangá não é meu estilo de leitura, vou passar a dica dessa vez. Mas amei a resenha e acredito que para quem curte o estilo ou se interessa pela premissa é uma ótima indicação.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bem? Acho bem legal indicação de mangás, ainda mais assim tão diferentes. Apesar de não ler e nem conhecer muitos mangás tenho amigos que são fãs e vivem comprando. Eles não veem a hora dos lançamentos chegarem haha O que mais me chama atenção nos mangás é o trabalho gráfico, eles são tão criativos. E essa ambientação? Me deixou bem curiosa. Também sinto saudades da antiga MTV, amava aquele programa Hits MTV. Também gostava dos apresentadores. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  14. Sou bem ignorante no que diz respeito a mangás e esse em particular achei bem violento.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Esse mangá me chamou a atenção, acho que irei gostar muito dessa história. anotei o nome para ler futuramente.

    ResponderExcluir
  16. Olá Júlio!!!
    Eu sou uma leitora de mangás bem recente e ainda descobrindo as coisas que eu gosto, apesar de adorar as histórias escritas pelos japoneses acho que esse não é um manga do meu estilo mas uma amiga minha certeza que amaria então vou recomendar para ela.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Ola!
    Acredita que nunca li mangá? Nunca me interessei muito e só vou adiando. Mas ao ler sua opinião parece ser uma história bem legal, dica anotada
    Beijos

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.