Resenha: Bolo de Limão com Sementes de Papoula - Cristina Campos

   





Sinopse: Esta é uma emocionante história sobre amizade, maternidade, segredos e receitas esquecidas. Mas, especialmente, sobre mulheres que, já adultas, decidem trilhar novos caminhos. Em uma pequena cidade da Espanha, duas irmãs que se distanciaram ainda na adolescência, são obrigadas a se reencontrar, depois que recebem uma herança deixada para ambas por uma senhora da qual nenhuma delas têm lembrança. Tantos anos separadas, elas agora são como duas estranhas, que pouco sabem o que se passou em mais de uma década com a outra. Anna está casada com um homem que não ama mais. Marina trabalha como médica em ONGs humanitárias e populações vulneráveis. Nesse inesperado reen¬contro, elas buscam descobrir o que há por trás dessa misteriosa herança, mas terão de enfrentar antigos conflitos familiares se quiserem recupe¬rar os anos perdidos. Bolo de limão com sementes de papoula é o primeiro romance de Cristina Campos. O livro rapidamente se tornou best-seller, com mais de 300 mil cópias vendidas ao redor do mundo, e foi traduzido para vários idiomas. A adaptação cinematográfica veio pouco tempo depois, sob roteiro e direção de Benito Zambrano, vencedor de cinco prêmios Goya de Cinema. “Quando eu li, eu me emocionei muito, e isso é o mais importante para mim: encontrar uma história cheia de sentimentos, que comove e prende a atenção. É um enredo muito bem contado, em que as personagens são o centro da história. Também aborda situações contemporâneas: o relacionamento amoroso entre uma mulher mais velha e um homem mais novo, adoção, família, irmandade, mulheres corajosas e voluntariado.” Benito Zambrano, em entrevista à Revista Variety

Olá!!! Vamos para mais uma resenha? Clica aí e segue lendo!


Anna e Marina são irmãs que foram separadas quando novas. O livro começa com o funeral de Anna, contado por Marina, onde a irmã teve câncer e, infelizmente, não se curou. Porém, o enredo vai muito além, muito antes disso ele quer mostrar a relação das duas irmãs que foram separadas, até o verdadeiro final. Marina trabalha como médica voluntária junto com seu namorado, Mathias. Ela nunca se abala com nada, mas é quando uma mulher grávida bate à sua porta, que muda a vida de Marina para sempre, sem que ela sequer esperasse por algo. A mulher dá à luz a uma menina, mas não sobrevive ao parto, o que deixa Marina cuidando da menina até que ela seja direcionada a um orfanato. Todavia, Marina recebe uma padaria e uma casa de herança junto com Anna e elas não sabem quem é a mulher misteriosa que deixou e nem porque tais bens. Marina está decidida a desvendar esse mistério, mesmo que isso a faça voltar para Maiorca e reencontrar sua irmã.


 “ – Você comprou a casa? – perguntou a senhora.

A cadela se aproximou toda feliz de Marina, que coçou atrás de sua orelha.

– Eu a herdei.

– Sério? Mas você é parente da María Dolores?

– Não – respondeu, estendendo-lhe a mão. - Me chamo Marina.

– Úrsula – disse, comprimentando-a.

– Na verdade eu não sei quem é essa senhora. Não sei quem é María Dolores e gostaria de saber mais sobre ela. A herança foi uma surpresa.” 

 

Mas para surpresa de Marina, nem mesmo Anna sabe quem é a dona da casa e da padaria. O que deixa tudo mais estranho, é o fato de Armando, marido de Anna, querer vender a casa e a padaria o mais rápido possível. As coisas ficam mais difíceis quando Marina descobre que Armando pode estar escondendo algo delas e que coisas da casa foram retiradas, ela tenta a todo custo abrir os olhos da irmã por conta do cunhado, mas de nada adianta, apenas quando Anna reencontra outra pessoa da sua vida e que uma luz no fim do túnel se acende. Em contrapartida, Marina resolve voltar a se concentrar naquela menina que ela ajudou a vir ao mundo, que está no orfanato e não parece nada feliz. Ela quer ser mãe daquela menina, mas como Mathias se sentiria? Concordaria? Seria bom para ela? Para a menina? Para eles? Tudo vai se desenrolando aos poucos e os questionamentos ficam mais internos: Quem será a senhora misteriosa que deixou tudo para elas? Como conhecia as meninas? O que interliga tudo? 

A autora soube conduzir o enredo trazendo o passado e o presente de uma forma simples e sem muita confusão, deixando as pontas presas umas nas outras com maestria. O pequeno mistério, que dá um toque especial ao enredo, onde a protagonista precisa conseguir descobrir o que aconteceu e quem era a senhora por trás da herança foi muito diferente de tudo que já tinha lido, foi interessante acompanhar. Ainda assim,m preciso dizer que ficou muito previsível no final, pois já sabia o que poderia vir. Todavia, vale ressaltar que acompanhar o caminho até o fim é bem bacana.

Cada personagem foi desenvolvido de um jeito, todos eles bem trabalhados, com suas personalidades bem desenhadas e vimos como as duas irmãs podem ser diferentes. Muitos personagens chegaram no momento exato da história e fazem o encaixe perfeito para a trama, sem sobrecarregar ou faltar. Outros, como o Armando, não precisavam nem ter aparecido (o tranco é grande!). O título do livro tem tudo a ver com a história por dentro dele, a capa é um mimo e a edição, simples e charmosa completam o pacote, que finaliza com uma escrita simples e muito gostosa da autora.

Esse livro realmente me prendeu, até o último minuto! É ótimo! É aquele livro gostoso de ler e que ajuda a lhe tirar da ressaca! Conta com um enredo envolvente e, como disse, com uma escrita de fácil absorção que faz a leitura voar e você se deliciar! Como disse antes, a autora fechou todos os pontos de uma maneira simples e gostosa, trazendo para o leitor um desfecho previsível, porém, muito bom!


Classificação:


Dados:

Título: Bolo de Limão com Sementes de Papoula.
Autor: Cristina Campos.
Editora: Faro Editorial.
Gênero: Ficção, Romance.
Ano: 2022. 
Páginas: 288.
Idioma: Português.
ISBN-13: 9786559572083.
ISBN-10: 6559572080.










Nenhum comentário

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.