Resenha: O Corvo – Edgar Allan Poe.

 

Sinopse: Escrito há quase duzentos anos, esse poema atravessa gerações e continua sendo um marco da literatura mundial. 

Imprescindível para todos os apaixonados por literatura, O Corvo é considerada a obra-prima de Edgar Allan Poe. 

Mesmo tendo escrito diversos livros e contos, nenhuma outra história atraiu tantos leitores e tamanho respeito pela crítica especializada. 

Um homem atormentado pela morte da amada é despertado pelo barulho incessante de um corvo e a trama que se desenrola no poema demonstra tanto a genialidade do autor quanto os demônios que ele carregava. 

Dizem que a vida imita a arte, mas nesse caso, a arte imitou a vida. O Corvo foi publicado dois anos após a morte precoce da esposa de Poe. E, como muitas vezes acontece, o autor não teve tempo para ver o sucesso de sua obra. Morreu na miséria e sem saber que seu corvo atormentaria muitas outras almas mesmo anos depois de sua morte.



O Corvo nos trás dois lados de um poema: O corvo – o lado sombrio – e a mulher – o lado triste. 

Os poemas nos trazem um lado melancólico sofrido pelo personagem ao perder a sua amada Lenore.

Com a chegada do corvo, podemos sentir a angústia vivida e a dor insuportável da perda de uma pessoa próxima através da narrativa do autor. A conversa se torna algo inesperado, apresentando todo o sofrimento que o personagem passa até nos mostrar a alma sombria que se tornou.

Entendemos que o corvo representa o lado sombrio de se perder alguém, a saudade, a tristeza e a melancolia. Toda a ambientação que Poe explora tem um peso na leitura, a colocação sombria e depressiva que o pássaro traz afirma que tudo pode ser um sonho… ou pesadelo, como saber? Vai da interpretação de cada leitor. 

Ler esse poema foi bem difícil para minha pessoa, mesmo que eu tenha lido vários tipos de textos entre a faculdade e o ensino médio, esse veio de um jeito diferente. Edgar conseguiu, de um jeito único, demonstrar como a tristeza e a dor podem nos engolir. Ele mexe onde mais nos dói: perder quem se ama. 

Do mesmo modo que posso dizer que a história me revirou, preciso dizer que foi uma experiência incrível encarar essa leitura e me permitir sentir tudo que o autor escreveu, o que acredito que ele quis passar atravéz de suas palavras. 

E, claro, para fechar essa experiência que foge um pouco da minha zona de conforto literária, poemas, tive o prazer de ser com essa edição linda, bilíngue, de capa dura e com ilustrações perfeitas, para poder sonhar (ou ter pesadelos) com o que realmente aconteceu, uma edição para colecionadores e leitores apaixonados.

Essa edição está lindíssima, ouso dizer que é, até o momento, uma das edições mais incríveis da Faro Editorial. E posso dizer que, para quem não está acostumado com clássicos, essa edição ajuda bastante, tendo em vista toda a construção da edição e a forma com que ela nos leva a conduzir a leitura. 

Se você gosta de clássicos, precisa ler O Corvo! Se não costuma se aventurar em poemas e terror, mas quer conhecer essa história, viajar em um novo tema, esse livro é para você! 

Já para quem não gosta, se tem medo, não é uma indicação que eu faria. Vou contar para vocês que essa leitura foi algo novo para mim, e que talvez eu nunca tivesse lido por conta própria – li por conta de remanejamento na equipe do LT, mas posso dizer, foi inovador e maravilhoso e eu gostei muito dessa experiência, da história e da obra como todo um conjunto. Leria novamente, sim! Então, mesmo que não goste de poemas e terror, mas a obra chegue até as suas mãos, quem sabe a história lhe conquiste também? Só lendo para descobrir!

Ah, e se você é fã do autor e ama essa história, você tem que ter essa edição na sua coleção, ela é perfeita!


Classificação:


Título: O Corvo.

The Raven – Edição bilíngue.

Autor: Edgar Allan Poe.

ISBN-13: 9786586041453.

ISBN-10: 6586041457.

Ano: 2020. Páginas: 96.

Idioma: Português.

Editora: Faro Editorial.

Gênero: Ficção, poemas, terror, poesia. 

Encontre no Skoob.

Compre na Amazon.







4 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    Eu adoro Edgar Allan Poe e confesso que estou querendo reler os contos e poemas que li em 2015 e 2016. Vou tentar adquirir essa edição porque estou lendo cada opinião que está aumentando minha curiosidade, especialmente por ser uma edição lindíssima de capa dura.Parabéns pela resenha. Eu adorei!

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente eu ainda não li nada do autor. Já tentei ler O Corvo e não absorvi, por isso não conclui. Achei a edição linda e acho que vou tentar mais uma vez!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bom?
    Nunca li nada do Poe, mas como quero conhecer vários clássicos, quero muito conhecer esse poema em especial.
    Adorei saber a forma como o autor constrói uma narrativa melancólica que mexe com os sentimentos de quem está lendo, transmitindo ao leitor as sensações trazidas pelo corvo. Já anotei a dica e espero poder conferir em breve ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Realmente deve ser uma edição maravilhosa para os fãs do autor. Só a capa já é uma primeira impressão impactante. Não é uma leitura que faria facilmente, pois tenho medo do gênero e da temática, mas quem sabe quando eu sair da zona de conforto, possa dar uma chance? Adorei a resenha e ver sua empolgação pela história!
    Beijos

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.