[Dicas do autor] Diário de Escrita #04 – por Jéssica Nascimento.
Oi meu povo lindo, como vão?
Já faz um bom tempo desde meu último post sobre escrita, mas pretendo voltar com dicas. E hoje vou falar sobre os sentimentos de um escritor.
Vamos lá?!
Alguma vez você já se perguntou com quanta carga emocional um autor/escritor precisa lidar para escrever uma cena pesada? Uma cena de estupro? De abandono? Morte? Tortura? Ou seja lá qual cena terrível e inimaginável ele pense em escrever?
Se nunca imaginou, quero que pense nisso agora.
Caso o autor decida escrever em primeira pessoa essa carga, essas emoções podem aumentar e se intensificar. Para que uma boa cena seja escrita, é necessário que o escritor mergulhe na cena. Ou seja, ele precisa sentir na pele e descrever todos os aspectos incômodos, nojentos e dolorosos que deixariam qualquer um com vontade – algumas vezes – de vomitar ou com uma sensação terrível.
Isso já aconteceu comigo e lhes digo que é necessário parar, respirar e se desconectar da história. Seja talvez por algumas horas, por uns dias e até quem sabe meses. Confesso que teve cenas que já escrevi com lágrimas nos olhos, com uma sensação terrível na boca do meu estômago e não é uma coisa boa.
Para aqueles que tem problemas com gatilhos, escrever algumas cenas pode ser uma verdadeira tortura.
"Ah, mas não é para tanto... Que exagero... Essas pessoas, situações e lugares não existem..."
Sim. Racionalmente concordo plenamente com tudo isso. Só que quando você escreve, quando mergulha, quando se esforça para de fato escrever cenas memoráveis, não é assim tão simples separar o real do que sua mente cria. E se eu que escrevo sinto a angustia, o medo, o terror, o amor, a alegria que meus personagens sentem, certamente que quem ler sentirá o mesmo.
Quando você lê é exatamente isso que procura: sentir alguma coisa. E se um livro não te faz sentir nada o escritor não cumpriu bem seu papel e provavelmente vai ter que começar de novo.
Só que muitas vezes, o preço que um autor paga por essas cenas é tão ou mais pesado do que a fantasia propõe, isso pode se tornar um problema caso o autor não consiga separar uma coisa da outra e sei quanto pode ser difícil.
Só que muitas vezes, o preço que um autor paga por essas cenas é tão ou mais pesado do que a fantasia propõe, isso pode se tornar um problema caso o autor não consiga separar uma coisa da outra e sei quanto pode ser difícil.
Então relaxe, principalmente quando for escrever ou estiver escrevendo uma cena muito pesada ou que exija grande carga emocional de você. Tome uma água, um banho relaxante, leia algo leve ou assista sua série predileta.
Do this hack to drop 2 lbs of fat in 8 hours
ResponderExcluirOver 160k men and women are hacking their diet with a simple and SECRET "liquids hack" to burn 1-2 lbs each night as they sleep.
It is proven and works all the time.
Here's how to do it yourself:
1) Go get a clear glass and fill it up half full
2) And now do this proven HACK
you'll be 1-2 lbs lighter in the morning!
Concordo com você: quando o autor está escrevendo alguma coisa, ele procura passar todas as suas emoções através das palavras e é o que o leitor procura sentir. Comecei escrever um conto e é isso que eu quero, sabe? Quero que todos vivenciem aquilo comigo. Adorei suas dicas!
ResponderExcluirBeijos,
Blog PS Amo Leitura
Olá,
ResponderExcluirQue coluna interessante, esse é um tema que eu já pensei várias vezes e já tinha esse pensamento de que não seria fácil para o autor também, afinal a emoção chega no papel, mas passa por ele antes né?
Amei o post, mesmo não sendo uma autora, absorvi bastante coisa!
Oi Jess, tudo bem? Só dicas valiosa! Eu acho essas cenas pesadas realmente muito pesadas para se escrever, não sei se eu teria a sensibilidade pra esse tipo de coisa mas admiro bastante quem tem tal talento e segue aprimorando.
ResponderExcluir