Resenha: Teto para Dois - Beth O'Leary.
Sinopse: Eles dividem um apartamento com uma cama só. Ele dorme de dia, ela, à noite. Os dois nunca se encontraram, mas estão prestes a descobrir que, para se sentir em casa, às vezes é preciso jogar as regras pela janela.
Três meses após o término do seu relacionamento, Tiffy finalmente sai do apartamento do ex-namorado. Agora ela precisa para ontem de um lugar barato para morar. Contrariando os amigos, ela topa um acordo bastante inusitado.
Leon está enrolado com questões financeiras e tem uma ideia pouco convencional para arranjar dinheiro rápido: sublocar seu apartamento, onde fica apenas no período da manhã e da tarde nos dias úteis, já que passa os finais de semana com a namorada e trabalha como enfermeiro no turno da noite. Só que tem um detalhe importante: o lugar tem apenas uma cama.
Sem nunca terem se encontrado pessoalmente, Leon e Tiffy fecham um contrato de seis meses e passam a resolver as trivialidades do dia a dia por Post-its espalhados pela casa. Mas será que essa solução aparentemente perfeita resiste a um ex-namorado obsessivo, uma namorada ciumenta, um irmão encrencado, dois empregos exigentes e alguns amigos superprotetores?
Olá, pessoal!! Como estão?
Hoje venho contar para vocês sobre um livro que estava morrendo de vontade de ler desde o seu lançamento, mas por conta da terrível ressaca literária que estava enfrentando não conseguia. Porém, no final do mês passado a Joyce do blog Livros & Encantos resolveu fazer uma leitura coletiva e o livro selecionado para o mês era essa. Juntei o útil o agradável e amei tanto a experiência em poder ler e comentar um livro, quanto a obra em si.
Bom, chega de enrolar e vamos ao que interessa?
"Teto para dois" é aquele tipo de livro que logo quando vemos a capa o alerta de clichê já se acende na nossa mente. Não vou mentir para vocês e dizer que o final do livro não seja realmente um clichê ou algo diferente do que imaginamos, porém, o que acho importante ressaltar é que esse livro é muito mais do que isso e vou explicar os motivos enquanto lhes conto um pouco mais sobre a narrativa da obra.
Tiffy é uma jovem sonhadora, que não tem um emprego muito bom, mas ama o que faz. Há três meses havia terminado com seu namorado, porém ainda morava na casa dele. Bom, por pouco tempo, afinal, Justin, o boy lixo, deu um intimato a ela, ou paga o aluguel ou sai. Sem condições de bancar o aluguel, nossa mocinha sai em busca de um lugar para morar que esteja dentro de seu orçamento precário e eis então que ela se depara com o anúncio de Leon.
Leon é um jovem enfermeiro, altamente dedicado as pessoas que está passando por um problema muito sério em sua família. E por conta dessa questão a se resolver, ele necessita de uma ajuda mais em seu orçamento. Sendo assim, a ideia mais absurda que lhe ocorreu foi alugar o seu apartamento de um quarto. Ele iria dividir a cama com seu inquilino, uma vez que trabalhava a noite. Desta forma, ele usaria o apartamento durante o dia e quem o alugasse ficaria com a casa nas noites e nos finais de semana.
Essa oferta absurda era a melhor opção para Tiffy e então ela acabou aceitando. Porém, o contrato, o acordo, absolutamente nada foi tratado com Leon. Assim sendo, nossa mocinha se mudou para o apartamento de Leon sem o conhecer e assim passaram durante meses.
Agora vem a parte mais legal disso tudo.
Eles não se conhecerem, não quer dizer que eles não conversavam e isso acontecia através de post-its espalhados pelo apartamento. Conforme o tempo passava, uma amizade e um carinho foi sendo criado entre eles de tal forma que ambos sabiam quando um não estava bem, eles sabiam o que gostavam de comer, da forma na qual gostavam de fazer isso e inclusive, começaram a se tornarem confidentes ao ponto de um saber os piores sofrimentos do outro.
Se encontrarem era questão de tempo, até porque ambos moram na mesma casa, mas a questão principal é: Será que tudo irá permanecer igual após um encontro iminente?
Cara, sinceramente eu poderia ficar horas aqui conversando sobre esse livro com vocês. Pois ao mesmo tempo que ele é uma história divertida, leve e até mesmo romântica, o mesmo aborta assuntos intensos como um relacionamento abusivo e a prisão de inocentes.
Sendo narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista da Tiffy e do Leon de modo alternado, podemos acompanhar com exatidão e intensidade o que uma vítima passa. Não vou mentir para vocês e dizer que não fiquei tocada e até mesmo inconformada com as coisas nas quais a Tiffy passou com o traste do seu ex. Só quem se envolveu com um homem assim sabe o quão doloroso é acordar e perceber que o que vivia ao lado da pessoa que amava era uma ilusão, que ela não era feliz na verdade, e sim sub-julgada e ludibriada.
Eis aqui um livro que vai fazer o leitor rir, se emocionar e refletir. Pois o que nos é mostrado infelizmente é algo que é muito presente em nossa sociedade, com isso, é bem difícil a gente não se colocar no lugar da pessoa e sentir na pele o abuso psicológico e até mesmo o medo de perder quem amamos para um sistema judiciário falido.
Beth O'Leary me surpreendeu e muito com a sua escrita leve, concisa e linear. Me apaixonei pela história logo nos primeiros capítulos e não consegui abandoná-la até que ela chegou ao fim.
Tudo no livro é envolvente. Seja os personagens principais que possuem uma química invejável, até os personagens secundários que nos mostra o quão importante é a lealdade e a amizade. Justin como antagonista não apareceu muitas vezes, mas tenho que confessar que as vezes em que ali estava, despertava uma certa tensão por não saber o que ele seria capaz de fazer.
Em suma, com uma capa muito bem representativa, Teto para Dois é um livro que podia muito bem ser um roteiro de um filme de seção da tarde (ainda existe isso?). Alô Netflix, que tal uma adaptaçãozinha para me deixar ainda mais apaixonada? Aqui temos romantismo, comédia e tensão na dose certa. Temos também uma dura critica a grandes problemas da nossa sociedade de forma leve, mas sem desmerecer a sua importância.
Desta vez farei diferente, não vou recomendar o livro e sim convidar vocês a lerem, se envolverem e se apaixonarem como eu fiz.
Classificação:
Dados:
Título: Teto para dois.
Autora: Beth O'Leary.
Editora: Intrínseca.
Gênero: Ficção / Humor, Comédia / Literatura Estrangeira / Romance.
Páginas: 400. Ano: 2019.
ISBN-13: 9788551005415
ISBN-10: 8551005413
Encontre no Skoob.
Quando vi o livro nas redes sociais e os leitores falando sobre a obra confesso que não me interessei pela leitura, porém após ler sua resenha admito que mudei totalmente minha opinião, me convencendo a dar uma chance. Principalmente porque gosto de histórias de amor que vão sendo construídas juntamente com o decorrer da história, e o fato de ser leve e divertida, mas ao mesmo tempo nos proporciona reflexão acredito que vou com certeza me apaixonar por essa história.
ResponderExcluirEste livro esta no tipo da minha lista de desejos. Ha alguns dias li uma resenha que falava um pouco sobre a obra e já tinha me interessado. Mas a sua traz outros detalhes que aprofundaram ainda mais meu interesse!
ResponderExcluirAcho top ler livros em grupo. Dá um gás nas leituras e é muito divertido!
Um abraço!
Que capa linda! Não conhecia a obra e fiquei encantado com sua resenha positiva. Me chamou atenção o fato da história de amor ir sendo construída ao decorrer da obra, pois não curto muito aquelas histórias em que o casal logo vira pombinhos apaixonados em um piscar de olhos. Às vezes chega a ser muito improvável até, mas se tratando de literatura, tudo é possível hahaha.
ResponderExcluirBeijos.
www.acampamentodaleitura.com
Não conhecia o livro e tive o prazer de ser apresentado a ele por sua resenha deliciosa que me deixou realmente com vontade ler logo.
ResponderExcluirPreciso participar de uma experiência dessa de ler livro em grupo, deve ser bem legal.
Bjo
Tânia Bueno
Só sei dizer que estou apaixonada pelas resenhas que estou lendo e a sua, sem dúvidas, me deixou ainda mais instigada. Saber que tudo é bem construído e que parece um romance extremamente fofo, me deixa ainda mais curiosa. Sem dúvidas está na minha wishlist.
ResponderExcluirBeijos,
Blog PS Amo Leitura
Oiieee
ResponderExcluirEu também me apaixonei por esse livro, ele foi incrivel, adorei os personagens e achei todos os conflitos criados na trama foram retratados de forma mais leve porém verdadeira, permitindo que a gente entenda a seriedade de certos assuntos abordados sem cair no dramalhão, achei a narrativa da autora maravilhosa.
Beijos
www.derepentenoultimolivro.com
Tenho lido muitas resenhas positivas desse livro. E você tem razão, bem que a Netflix poderia fazer um filme. Bom, espero ter a oportunidade ler.
ResponderExcluirOlá, tudo bem Mayara?
ResponderExcluirEu confesso que não conhecia o livro e a autora, mas de cara gostei da premissa e capa. O livro parece que tem um enredo bem elaborado e deve ser realmente uma boa leitura.
Abraço!
Nossa, adorei a capa e as cores. E que legal que foi uma boa experiência. Eu não tenho costume de ler gêneros mais leves assim, mas é tanta resenha legal que leio, que estou quase colocando alguns na minha TBR da vida.
ResponderExcluirBeijão
Carol, do Coisas de Mineira
Que amor de resenha! Eu ainda não li esse livro e estou bem curiosa com ele, adorei a premissa e acho que pode ser uma leitura bem gostosa!!
ResponderExcluir