Resenha: Cadeados – Nuccia de Cicco.

Título: Cadeados.
Subtítulo: O amor é a chave.
Autora: Nuccia De Cicco.
ISBN-13: 9788554906344.
ISBN-10: 8554906349.
Ano: 2018. Páginas: 331.
Idioma: Português.
Editora: The Books.
Gênero: Drama, romance, literatura inclusiva, surdez, ficção, literatura brasileira.
Adicione ao Skoob.
Compre aqui.
Autora parceira LT 2019 / Cortesia.

Sinopse: "Para todo mundo, eu perdera apenas a audição. Para mim, perdera todo minha vida."

Após sua jornada no exterior, Pamella retorna ao Brasil para prestar vestibular e seguir a carreira na área da saúde, ao invés de se tornar uma artista como todos na família. Seus planos e sonhos são bruscamente interrompidos por um acidente de carro. Meses depois, ainda se recuperando do coma, do luto e do abandono pelo namorado, novos sintomas surgem. E, então, da noite para o dica, ela se descobre surda.

Com a ajuda da irmã e amigos, Pam deverá interagir com o mundo através do tato e da visão, sem perder sua identidade. Precisará aprender a se adaptar à sua nova condição, a se conectar novamente com a sociedade, a se comunicar, a confiar, a amar e ser amada outra vez, a sobreviver à sua deficiência. 

Após tanto tempo sentindo-se trancada dentro de um mundo silencioso e solitário por fortes cadeados, ela descobrirá que o amor é a única chave: o amor por alguém, por si mesma e pela vida.


Fala galera, tudo bem com vocês? Espero que sim!

Eu demorei bastante para vir falar sobre “Cadeados” para vocês, pois a leitura me tirou um pouco da minha zona de conforto, acredito que por mexer em um assunto que me interessa e por questões que vou abordar durante a resenha. Bem, vamos lá? Clica aí e segue lendo!

Para começar, preciso dizer que "Cadeados" é um livro que merece ser lido, divulgado e espero que cause reflexões nas pessoas, assim como causou para a minha pessoa. Digo isso, porquê a gente só para pra pensar em inclusão na hora da necessidade e, no caso da surdez, se ela não bate a nossa porta ou na de alguém do nosso convívio, convenhamos que a gente nem lembra dela. Estou errada? 

Mas e as pessoas com as quais podemos nos deparar e que lidam com ela, não merecem inclusão? Não merecem ter seus direitos respeitados? Ter mais facilidades para realizar suas tarefas? A gente gosta que nossas vidas sejam facilitadas, então, por qual motivo não podemos facilitar a de outras pessoas, às vezes com pequenos gestos? E isso vale não só para a surdez, abordada nesse livro, mas também para toda e qualquer questão que faça com que as pessoas precisem de apoio.

Não vou falar muito da premissa do livro, por causa do fato de que a sinopse conta bastante do que se faz necessário saber antes de lê-lo. Como eu disse no início, Cadeados me tirou da minha zona de conforto. Imagina, você ter de lidar com a perda de pessoas importantes na sua vida e, de quebra, ficar surda? Ter de lidar com preconceito, medos, inseguranças, ter de se reinventar, você seria capaz? Ou se entregaria a uma depressão? 

O livro é cheio de nuances, aborda temas importantes, desde a perda, a questão da readaptação, da luta para sair da depressão e até a manipulação que alguns são capazes de ter sobre outros. 

É uma ficção que aborda temas reais, é informativo, mostra e nos faz ver a importância real da inclusão. Nos faz, também, entender que pequenos gestos nossos, que não vão nos atrapalhar em nada, podem fazer o dia de outrem melhor. Que cada pessoa pode ser uma peça simples e muito importante na engrenagem da vida. 

No entanto, eu senti falta de um pouco mais de profundidade nos temas, mas é por ser uma curiosa e por querer saber mais e mais de tudo isso. Leiam, é sempre bom conhecer outros universos além dos nossos, e que são reais. 

Agora, vamos falar da Pam! Essa protagonista vai lhe tirar do sério, irritar ao extremo, você vai querer dar uns tapas nela e ainda assim vai torcer por essa criatura teimosa. No entanto, confesso, no início a leitura é lenta por conta dela. Se prepare para encarar e estapear mentalmente essa mulher e em alguns momentos querer colocar ela em um potinho e proteger para sempre — sim, você vai viver na corda bamba de sentimentos extremos, da raiva ao carinho, durante essa leitura. 

Quanto aos demais personagens, alguns vão lhe conquistar, outros você vai querer matar — uma certa psicóloga —, e alguns acontecimentos vão lhe causar muita raiva. 

A irmã da Pam é minha personagem preferida desse livro, ela é incrível e é quem vai lher fazer querer ler até o fim. Eita mulher porreta!

Eu avaliei o livro com três estrelas porquê o mocinho não merece o final que teve, criei um ódio dele — risos — e a Pam me tirou do sério vezes demais, mas acho plausível, mas só lendo para vocês entenderem. No entanto, não liguem para essas estrelas, pois o livro merece ser lido, prestem atenção nas entrelinhas e se permitam aprender sobre inclusão, é o que mais importa! 

Portanto, se recomendo? Claro que sim! Cadeados vai lhe arrancar da zona de conforto e mostrar que o mundo real vai muito além do nosso umbigo! LEIAM!

Classificação:

14 comentários:

  1. Nossa só pela sinopse eu me senti tocada por esse livro! Eu li recentemente um livro com uma personagem surda e foi uma história que mexeu muito comigo. Fiquei curiosa pra ler esse livro, deve ter uma lição de superação muito linda, preciso de livros assim ultimamente! Amei a dica!

    ResponderExcluir
  2. >Oiii Ana

    Falou tudo, todos os tipos de situações, seja surdez, seja cegueira, seja alguém numa cadeira de rodas, a gente só refelte à fundo quando a realidade está bem próxima da gente, senão é dificil as pessoas criarem consciência e refletirem. Leituras assim são necessárias hoje e sempre. Que pena que faltou maior profundidade, aidna assim, como vc bem disse, é uma história que vale a pena conferir pelo visto.

    Beijos, Alice

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro os livros da Nuccia. Ela é surda, então, ela melhor do que ninguém sabe como é o mundo da surdez. E isso torna o livro bem realista, você consegue sentir o que o personagem sente. Muito obrigada pela dica, com certeza irei lê-lo.

    Beijos.

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Que premissa mais interessante desse livro principalmente pela história ser inclusiva. Confesso que não presto muita atenção nas características dos personagens, sempre foco no tema da história. Mas acredito que quando essa é a intenção da autora muda nossa forma de enxergar as coisas. Fiquei bem curiosa para saber como a personagem irá se adaptar à nova condição. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  5. Fiquei com vontade de conhecer e dar uma abraço na Pam.
    Achei essa capa lida (haha amo fotografia e amei essa referência com a câmera) e sua resenha despertou o meu interesse pela leitura. Deu pra sentir que ela realmente mexeu com vc e te tirou da zona de conforto =D

    quero
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  6. Olá tudo bem? Não conhecia o livro mais achei muito bacana a abordagem e temática que foi usada, acho importante abordar esse tipo de assunto na literatura, anotei a dica para leitura futura.

    ResponderExcluir
  7. Oi, eu era mesmo curiosa para ler uma opinião sobre esse livro. Fiquei com certo receio desses personagens que despertam emoções tão diferentes, mas acho super bacana e importante a proposta da obra de falar sobre a surdez e a inclusão.

    ResponderExcluir
  8. Fiquei muito feliz de saber do livro e que ele leva o leitor a várias reflexões. Fico realmente comovida e feliz em saber que a Nuccia tratou de temas tão importantes e como sou militante da inclusão e tenho a honra de trabalhar com pessoas com deficiência que me ensinam o tempo todo, este livro é minha meta de leitura.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro, mas adorei sua resenha. O fato do livro te causar um avalanche de sentimentos já me deixou curiosa para conferir. Uma pena que o mocinho não conquistou você e não te fez avaliar com 5 estrelas, pois parece um livro ótimo!

    Beijos,
    www.psamoleitura.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ana! Me emocionei aqui com a historia e com a sua resenha. Você está certa, muitas vezes só pensamos em inclusão quando precisamos dela.
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Realmente a temática seria algo que também me tiraria da zona de conforto, mais me arriscaria ler. Só fiquei com um pé atrás com essa questão da protagonista irritante. Detesto personagens assim, e vamos ver como será minha reação hehe Dica anotada <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Gostei da proposta do livro em trazer uma protagonista que vai se adaptar as novas condições da vida dela, porém eu acho que não iria gostar tanto por não aprofundar. Não convivo com pessoas surdas então não faço ideia de como seja o cotidiano e coisas assim, então é uma pena o livro não ter se aprofundado.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  13. Ah, esse livro é maravilhoso!
    Tive o prazer de ler a história e me apaixonei a cada capítulo. É emocionante, divertido, cheio de grandes trechos, deixei o livro todo marcadinho com post it��. Quem ainda não leu vá agora ler, você encontrará uma história de arrepiar.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ana! Obrigada pela resenha! Eu sei que a Pamella irritaria muitos leitores por conta da sua passividade no início, foi proposital e espelhada em experiência própria. Quem me conhece agora não acredita que tudo que eu queria era viver trancada em casa quando fiquei surda. Nem todo mundo é forte, nem é obrigado a ser forte o tempo todo. Sobre a questão da profundidade dos temas... O foco do livro é a surdez do ponto de vista de um surdo que não quer usar língua de sinais, então cumpriu o papel. Sobre a depressão, a personagem não entrou em depressão profunda, portanto eu não podia aprofundar também. No mais, eu também AMO (e me identifico mais) a Íris! Obrigada pelo carinho e pela sinceridade! Beijo grande!!!!!! Nu.

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.