Resenha: Quando a noite cai – Carina Rissi.
Como a sinopse conta, Briana não é a pessoa mais sortuda do mundo e isso ela sabe muito bem. Pulando de emprego em emprego, tenta ajudar a sustentar sua mãe e sua irmã mais nova, as três moram na antiga pensão de sua avó e após a morte do pai tudo ficou ainda mais difícil. Bri não consegue manter os empregos por sua falta de sorte e assim não consegue ajudar em casa.
[Quote] Mamãe surgiu no hall e me viu. Olhou para o relógio no pulso e suspirou. – “Ah, não! Você não pode ter perdido o emprego de novo, Briana!” – Secou as mãos no avental amarrado na cintura. – “Explodi o lustre” – contei, me sentando no terceiro degrau. A tábua rangeu. – “Meu Deus, Briana!” – Ela correu até mim e tocou meu rosto com os dedos cheirando a alho. – “Você se machucou?” – “Só meu orgulho.” – Dei de ombros. [...]
Mas ela sabia que isso seria um empecilho em sua vida, porém quando a noite caia era sua hora favorita. Quando chegou aos 18 anos começou a ter sonhos medievais e com um guerreiro em especial, Lorcan. Todas as noites os sonhos eram os mesmos, seguia uma história, contada a ela através das noites em que dormia, no dia seguinte a cada sonho Bri desenhava seu guerreiro, tentando assim trazê-lo para realidade.
[Quote] Embora eu jamais fosse confessar em voz alta, ir para cama havia se tornado meu momento preferido do dia. Eu ansiava por isso, voltar para o meu guerreiro irlandês. Porque, no sonho, ele sorriria e eu me sentiria completa. Assim que ele aparecesse naquela noite, eu me sentiria plenamente feliz. É. Eu sei. Eu estava apaixonada por ele. Então, a verdade era esta: eu estava desempregada, prestes a ver minha família ser jogada na rua e apaixonada por uma fantasia. Argh. [...]
No dia que lhe parecia ser o pior dia de todos, Briana consegue uma entrevista, no entanto a sua falta de sorte resolve intervir. Briana consegue ser colocada para fora e atropelada. Será que era mesmo falta de sorte? A mocinha então vê alguém que nunca imaginou que realmente veria na vida, a pessoa que a atropelou era ninguém menos, ninguém mais que o guerreiro dos seus sonhos. Seria isso possível? Ele estava ali na sua frente, perguntando se ela estava bem, e tentando ajudá-la e ela só queria saber se tudo era mais um sonho ou realidade.
Depois de todo o choque inicial, Bri descobre que o nome do homem é Gael e que é o dono da empresa para qual ela se candidatou para uma vaga. Gael é muito reservado e mesmo assim gosta de Briana, o que acaba lhe motivando a contratá-la, mas a mocinha pensa que tudo é uma brincadeira.
[Quote] “É… é sério?” – questionei, apenas para ter certeza de que meus ouvidos estavam funcionando direito. – “Você vai me contratar mesmo depois de eu ter destruído o seu escritório? A propósito, você devia chamar um técnico. O ar-condicionado está estalando bastante. Desconfio que o barulho seja a razão do mau humor da sua secretária.” – Ele riu alto, sacudindo a cabeça. [...]
Se ela aceitasse o emprego ajudaria sua família e poderia aprender muito, mas um mistério a assombrava: por que Gael se parecia tanto com Lorcan? Será que era um antepassado seu? E os sonhos continuariam? Porque ela se sentia tão atraída e desejava ficar perto dele e descobrir seus segredos?
Briana é uma jovem muito desastrada, mas faz o melhor que pode para cuidar de quem ama. Por isso faz de tudo para nunca perder o emprego e se empenha, mas sua falta de sorte nunca a ajudou antes. Gael é misterioso e recatado, nunca fala sobre seu passado ou vida pessoal, sabemos que ele foi casado e que sua mulher morreu, mas o que realmente aconteceu?
Também conhecemos Lorenzo, personagem que tem um importante papel nessa história.
Ao decorrer da trama, será que vamos entender o significado dos sonhos de Briana?
Carina soube abordar muito bem a temática escolhida e abordar a história, conduziu com maestria o intercalar entre os sonhos de Briana e o presente. Ao longo do enredo entendemos o motivo de tudo acontecer com Briana e o porquê de Gael ser assim.
A história tem várias reviravoltas, o que torna tudo mais curioso e nos dá mais vontade de ler e nos puxa para dentro do livro fazendo com que a gente só o largue quando chegamos ao final.
A escrita de Carina é leve e viciante. mas sou suspeita para falar, já que se ela publicasse sua lista de supermercado eu leria com toda certeza. Fã assumida, sim! haha
Vamos ao que interessa: quer saber como se deu o final? Como a personagem chega ao ponto que termina sua história? Leia o livro! Se eu recomendo? Sim ou com certeza? LEIAM! O livro é emocionante e o final não é previsível ou será que é? Só posso dizer que a última linha deixa um gostinho de quero mais, aliás o livro faz isso ao virar de cada página.
Classificação:
Dados:
Título: Quando a noite cai.
Autora: Carina Rissi.
ISBN-13: 9788576865803.
ISBN-10: 8576865807.
Ano: 2017. Páginas: 476.
Idioma: Português.
Editora: Verus.
Categoria: Ficção, literatura brasileira, romance.
Oi!!
ResponderExcluirEu sempre vejo muitas pessoas falando da Carina, mas ainda não li nada dela, já vi uns comentários sobre coisas que ela escreveu que me deixaram meio receosa de ler algo dela. Mas eu não posso negar que a capa desse livro é muito bonita ahahahahah
Adorei tua resenha, quem sabe eu animo de ler algo dela né?!
Olá, tudo bem? Eu amo a escrita da Carina e sua histórias, mas essa em específico me lembrou TANTO Outlander que acabei meio frustrada antes de ler, e ainda não dei oportunidade. Sei que muita gente ama, adora, então isso é uma coisa que me motiva. Quem sabe futuramente?! Adorei a resenha e as escolhas de quotes!
ResponderExcluirBeijos
Olá, tudo bem ?
ResponderExcluirAdoro a escrita da Carina, mas esse eu ainda não li. Na verdade eu não conhecia ainda a obra. Mas acho que é bem interessante, porque é diferente e adoro isso.
Dica anotada. Adorei os quotes. A sua resenha me deixou muito animada.
Beijos
Eu adoro as histórias da Carina, mas essa em particular não me agradou. Achei a Brianna muito mal educada e o romance não me convenceu.
ResponderExcluirMas essa capa está linda!!!
Beijos
Confesso que nunca li nada da Carina até o final, conheci suas obras ainda lá no início de sua carreira como autora, os tempos eram outros, minha mentalidade era outra, aí acabei deixando passar. E mesmo com o sucesso de seus livros jamais cheguei a folhear um na livraria, não sei dizer bem porquê, já que adoro literatura nacional. Apenas acho que não estava na vibe. Já tinha lido uma ou outra resenha sobre esse livro, mas nenhuma falava do enredo com mais detalhes, o que é uma pena, porque adorei o enredo. Adoro livros que trazem essa mistura de algo que ocorre em seus sonhos e a realidade, essa meio que confusãozinha mental básica. Acho que vou me apresentar ao universo de Rissi através desse livre, porque sério, o enredo me atraiu muito!
ResponderExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirEu amei ler sua resenha e ver que você também gostou desse livro. Eu demorei muito tempo para ler, porque todo mundo me falava que era lento e mais sem graça que os outros livros da Carina. Mas quando eu li, acabei devorando. Amei a ambientação e achei que a Carina conseguiu intercalar muito bem os sonhos da Brianna com o presente. Como você, eu fiquei totalmente envolvida até o final da leitura.
Amei ler sua resenha e fiquei até com saudade de ler algo da Carina.
Beijos!
Olá!
ResponderExcluirEsse é um dos meus livros favoritos da Carina! Um gostinho da Irlanda - lugar que eu gosto muito - e um romance assim só poderiam mesmo dar certo! Que bom que você gostou!
Bjos
Lucy - Por essas páginas
Conheço a escrita da autora e estou há tempos desejando ler essa obra, sua resenha me aguçou mais a curiosidade, parece ser uma leitura sensacional. Espero ler em breve.
ResponderExcluir