Resenha: Cartas do passado – Warrington #1 – Editora Charme.
Sinopse: Recém-formada, desempregada e com a conta zerada, Luiza recebe uma proposta de emprego em um castelo medieval nos confins da Inglaterra. Sem opção, ela parte de Londres com tudo que tem.
O castelo vai virar um hotel e ela vai trabalhar justamente no museu arruinado dos Warrington. Tudo à sua volta grita abandono, até os antigos escritos do último dono do castelo chegarem às suas mãos e lhe contarem outra história.
O conde de Havenford foi um homem sofrido e solitário. Assassinado ainda jovem, seu povo foi abandonado e seu castelo, destruído.
Perdida entre o presente, o passado, a vida do conde e a sua, Luiza vai aprender que a história vai muito além dos livros. Mas, antes que o fim seja escrito, ela vai precisar de muita coragem para salvar não apenas a vida do conde e de todos no castelo, mas a sua também.
Tenha coragem, desafie os fatos e vista as roupas da lady mais atípica que já pisou em um castelo. Prove que o amor nasce onde menos se espera e entre de cabeça nessa história.
As próximas cartas podem ser para você.
Olá, todos bem nesse finalzinho de 2020? Espero que sim!
Bora lá, falar do que a gente mais gosta e que, creio eu, para quem ama ler, tem ajudado a enfrentar esse ano pesado? Então clica aí e segue lendo. Elene ou Luiza, como você preferir, é quem vai nos acompanhar nessa resenha!
Confesso que Cartas do passado foi um livro muito aguardado pela minha pessoa desde o anuncio que a Charme fez de que iria publica-lo. Não, eu não o conhecia, não tinha lido sua primeira versão, mas vira muitas leitoras falarem sobre ele e como boa fã dos romances de época escritos pela Lucy Vargas que me tornei, não poderia ser diferente a reação ao anuncio e a vontade de lê-lo!
Cartas do passado é uma leitura gostosa, intensa e ao mesmo tempo leve e com um toque divertido, além de sentimental, que desperta na gente vários sentimentos. Lucy tem esse dom, de fazer a gente pensar que "pronto, agora foi" e aí ela da uma reviravolta na história que a gente nunca sabe o que esperar e em Cartas do Passado não foi diferente.
O enredo foi bem construído, começa no nosso tempo atual e não faz enrolações para seguir adiante. Confesso também que, em muitos momentos Luiza me irritava, como uma moça do futuro poderia ser tão ingênua em certos pontos? Mas ela vai nos apresentando os porquês gradualmente, vamos entendendo melhor toda a situação e a divisão existente entre ela e Elene, sua anfitriã física do passado – vamos dizer assim.
Luiza volta ao passado na pele de Elene, como vocês já entenderam e ela tem uma missão que nem sabia ter quando tudo começou: mudar o passado permitindo que um futuro decente exista para o Conde e todo o seu condado e ela começa tudo isso através das misteriosas cartas. Só que Luiza vai se deparar com alguns obstáculos e vai ter de lutar até mesmo por sua vida, será que ela vai conseguir? Qual vai ser o desfecho de tudo isso? Qual a ligação de Luiza com o passado? O que ela realmente pode fazer e como pode afetar tudo no futuro se conseguir? Vai ser positivo ou vai causar sérios problemas? Ela viverá para sempre no passado? Para descobrir você terá de ler!
Como disse, sou fã dos romances de época da Lucy, ela evidentemente pesquisa para criar, estuda o que pretende escrever e ambienta muito bem todo o conteúdo de sua obra fazendo com que o leitor se sinta parte da história – agora estou aqui, na minha escrivaninha pessoal, bem mais simples que a do Conde, obviamente, e abrindo a gaveta de tempos em tempos mas nada até agora, vai vendo o que esse Lucy faz, viu vendo!
Brincadeiras a parte, esse é aquele romance de época cheio de sentimentos e emoções, que fica na reconstrução de uma vida, no amor, nas batalhas naturais das nossas vidas e Vargas não nós poupa em momento algum, ela nos bota de joelhos quando vamos nos aproximando do final do livro, mostrando que como autora não tem medo de arriscar e é isso também que me conquista em sua escrita.
Quem já leu resenhas de romances de época escritos por mim, sabe que costumo dizer: germente a gente sabe como vai ser o final de um RE mas o caminho até lá é o que me encanta nessas histórias. Cartas do passado é mais medieval, a época na qual o enredo se desenvolve, os costumes do povo, essas coisas e a autora trás tudo com sutileza e fazendo a gente se encantar passo a passo. Eu recomendo essa leitura para quem procura um romance de época de qualidade e inda ir cima nacional, pois sim, Lucy Vargas é BR da gema – trocadilho – risos.
Recomendo também que preparem seus corações, pois ela pisa na gente sem dó nem piedade em vários momento de seus livros e mais um vez – já estou me tornando redundante aqui – torno a dize que nesse não foi diferente.
Não gosto de contar muito do enredo, prefiro passar o que senti ao decorrer da leitura para tentar evitar grandes spoilers. Mas preciso dizer que eu estou irritadissima com o final desse livro e que só por isso de recebeu 4 estrelas, como assim não posso ver mais? Preciso! Hahaha.
Todos os pontos soltos são fechados dentro desse enredo e a questão que fica é: o amor ultrapassa o tempo ou não? Eu acredito nele, para minha pessoa ultrapassa sim, e pra você?
Ah, sobre a edição, no posso deixar de dizer que apesar de u brochura simples ela está cheia e detalhes em casa página, cada início de capítulo, sem falar na capa que é linda demais e ajuda na viajem literária que vamos fazer. Editora Charme mais uma vez arrasando e colocando todo seu charme em uma história linda, com folhas amareladas e confortáveis, fonte adequada e uma boa revisão.
É isso, Milordes e Milaydes, vou ficando por aqui e ansiosa pela próxima carta! Até mais ver e não deixem de ler e de escrever suas próprias cartas!
Dados:
Oi Ana.
ResponderExcluirNo momento estou dando um tempinho nas leituras de romances de época por isso eu não sabia deste livro. Também ainda não conheço a escrita da autora, mas vou deixar a dica anotada para quando eu voltar a ler o gênero. Ainda mais porque você mencionou que precisa preparar o coração, fiquei bem curiosa.
Bjos
https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/
Olá, tudo bem? Sempre tive curiosidade em conhecer a escrita da Lucy Vargas, pois apesar de ser muito fã de romances de época, nunca li nada dela. Parece ser bem interessante, e é realmente como disse, os RE são clichês no seu final, então o importante é a caminhada e construção. Estou instigada a ler! Adorei!
ResponderExcluirBeijos