4 de outubro de 2017

Resenha: Além da Magia – Tahereh Mafi.

em 4 de outubro de 2017

6 comentários

Um livro desses, bicho! Atual e que trata de temas que estão constantemente sendo levantados nas nossas redes sociais, tais como: preconceito, mentiras, intrigas e auto-conhecimento.

Vamos saber mais um pouco sobre esse livro, de capa encantadora ,da nossa Editora parceira, o Grupo Editorial Universo dos Livros, e da autora bestseller Tahereh Mafi, a mesma da série Estilhaça-me? Vamos lá!

Título: Além da Magia.
Autora: Tahereh Mafi.
ISBN-13: 9788550301518.
ISBN-10: 8550301515.
Ano: 2017. Páginas: 368.
Idioma: Português.
Editora: Universo dos Livros.
Adicione ao Skoob.
Compre: aqui.
Cortesia / Editora parceira LT 2017.

“Há apenas três coisas importantes para Alice Alexis Queensmeadow, de 12 anos: sua mãe, que não sentiria sua falta; magia e cor, os quais parem escapar dela; e seu pai, que sempre a amou. No dia em que seu pai desapareceu de Ferenwood, ele levava consigo apenas uma régua. Já se passaram quase três anos e Alice está determinada a encontrá-lo. Ela o ama tanto quanto ama aventura, e está prestes a embarcar em um para encontrar o outro.
No entanto, trazer seu pai para casa não será tão fácil. Alice precisa viajar através da mística e perigosa Terra de Furthermore; onde para baixo pode ser para cima, papel está vivo e esquerda pode ser direita. Sua única companhia é um garoto chamado Oliver, cuja habilidade mágica é mentir e enganar – e com um mentiroso em uma terra onde nada é o que parece ser, requisitará de Alice toda sua concentração para encontrar seu pai e conseguir voltar para casa sã e salva. Em sua jornada, Alice precisa se encontrar- e se agarrar à magia do amor diante da perda.”

[Resenha] 

Seus cabelos e pele eram brancos como leite; o coração e a alma leves como seda. Os olhos haviam praticamente sido poupados de cores, traziam apenas o mais discreto toque de mel. Era o tipo de criança que seu mundo seria incapaz de apreciar.

Coloquei essa citação para começar a resenha, porque é exatamente assim que, Alice, a protagonista do livro, é. Em um mundo onde as cores – todas as nuances possíveis e imagináveis – e a magia são essenciais, onde tudo é muito colorido e abundante, uma menina sem cor, nasceu.

Segure sua régua, não desperdice tempo e vamos começar!

Ferenwood, é nome do lugar onde começamos a conhecer a história de Alice. Sabe aqueles desenhos animados onde o bichinho vomita arco-íris e quem assiste tem os olhos brilhantes como pequenas estrelinhas?  Então, imagine um lugar assim e sinta como ela se sentia fora do grupo, por ser branca. Seu desejo era ter o de ter cor, se mostrar e provar seu valor. O meio que ela encontra para isso, é uma cerimônia especial que acontece para alocar cada cidadão de Ferenwood em sua especialidade, para que cada um mostre seu "Dom". Para isso, as crianças, quando alcançam seus 12 anos, se apresentam para os anciãos da cidade na Cerimônia de Entrega, onde cada um ganha uma nota e um desafio, sendo o desafio mais difícil conforme sua nota.

Antes da apresentação, um velho conhecido de Alice, Oliver, um garoto grosseiro e mentiroso, a faz uma proposta em troca de contar onde está seu pai. 

O pai – só pai, já que seu nome não é citado – de Alice havia desaparecido, levando apenas uma régua consigo, e a relação de Alice com o pai era tão linda, que descobrir seu paradeiro era mais importante do que tentar se mostrar diante da população de Ferenwood. Com isso, ela parte com Oliver em direção a Furthermore. 

Quem mora em Ferenwood, nunca fala sobre quem está em Furthermore, esta é uma terra onde cada segundo é importante, tanto que um cidadão pode ser preso por desperdiçar tempo. 

Precisa de cautela para confiar em seus habitantes. 

Eu vou parar por aqui, porque daqui para frente não consigo segurar os spoilers.


O que posso frisar é que: Tahereh conseguiu, nesse livro, abordar temas importantes e muito atuais, tais como o preconceito e a auto-aceitação. Uma trama que envolve mentiras e descobertas, além de nos apresentar um mundo totalmente diferente do que vemos nos livros por ai.

                                      [+ Minha Opinião]

Particularmente, achei a história um pouco morosa, um pouco chata, até, eu diria. Acredito que faltou terminar algumas partes, a Cerimônia de Entrega que parecia ser algo digno de ser retratado de forma detalhada, passa correndo durante a leitura que fica até sem graça. O final ficou corrido e nos deixa com aquela interrogação... 

Será que mais coisas serão tratadas no próximo livro ou acabou assim mesmo?

Sabe, houve uma invasão de histórias, seja fantasia ou romance, onde os autores fazem uma analogia com as cores e o amor, e foi isso o que Tahereh nos trouxe nessa fantasia infanto-juvenil.

Eu não desgostei, mas também não achei que foi tão incrível assim.

Mas, sim, o livro nos deixa uma bela mensagem, não uma que vou te dizer, mas uma que está escrita no próprio livro, mais precisamente na página 234: 

“... Por que você precisa parecer com o restante de nós? Por que tem que mudar? Nós que mudemos o nosso jeito de ver. Não mude o seu jeito de ser.”


E sim, estou ansiosa para o lançamento do segundo  livro, Whichwood. Ainda que moroso e com algumas falhas, é uma história que vale a pena conferir. 

Sobre a autora:


Tahereh Mafi. Vocês já podem tê-la visto pelo Instagram e Twitter, toda linda com hijabs maravilhosos e um estilo de cair o queixo, como uma obra de arte viva. Poliglota, filha de imigrantes do Irã, esposa do Ransom Riggs (autor da série Orfanato da Senhorita Peregrine Para Crianças Peculiares), Tahereh é mais do que uma autora Best-Seller do New York Times e do USA Today e prestes a ter seus livros adaptados para a telinha: ela é uma mulher cheia de representatividade e empoderamento.

Com vinte e nove anos, Tahereh já tem em sua lista de publicados cinco livros: três (e um extra, com dois pontos de vista) da série Estilhaça-Me e Além da Magia, e ainda promete muitos livros pela frente.

Para a alegria dos fãs, Mafi anunciou recentemente que Estilhaça-Me ganhará mais três livros, e um deles já tem nome e data confirmados: Restore Me, dia 6 de março do ano que vem.


E para a alegria dos fãs brasileiros, a Universo dos Livros, editora que publicou Além da Magia por aqui, anunciou durante a Bienal do Rio, que relançará os três primeiros livros de Estilhaça-Me e publicará todas as sequências. Além disso, a UdL também anunciou que publicará Whichwood, livro ambientado no mesmo universo fantástico de Além da Magia e inspirado na cultura Persa, no fim do ano.

6 comentários :

  1. Oi Aricia, adorei sua resenha, eu quando vi esse livro o que me encantou foi a capa. Como vc falou que tem continuação vou esperar o desfecho pra comprar o livro, obrigado. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Particularmente não fui com a capa nem o titulo do livro. Então logo de cara eu não começaria essa leitura, ainda mais depois de saber que você achou a historia um pouco parada.

    Tomara que o próximo livro seja melhor né rs .

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi.

    Não conhecia esse livro. Se fosse pela capa eu não compraria, é bonita, mas o gostei muito deka. Fiquei com o pé atrás com relação ao livro pelo fato de você ter dito que é um pouco chata a leitura. Vou pensar direito antes de comprar ou começar a leitura.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas é claro que já fiquei bem curiosa para ler a obra. Para começar, essa capa é muito linda e singela, passando uma energia muito boa e única, impossível não amar. Uma pena que a leitura teve tantos furos para você. Mesmo assim, gostaria muito de ler a obra!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Hey, tudo bem?
    Conhecia esse livro, pois sou mega fã da autora com a série Estilhaça-me. Adorei suas impressões e, mesmo não sendo um livro perfeito até a última página, senti que é um livro importante, por tratar de temas tão complexos assim. Espero que a oportunidade de ler surja em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá queria saber se é preciso ler o ´Além da Magia`antes de ler Á magia do inverno´,pois gostaria muito de lê-lo,mas não me interessei por Além da magia.

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^



TOPO