Dicas do Autor: Jéssica do Nascimento
Olá...
Meu nome é Jéssica e sou resenhista do blog. Mas além disso, também sou autora. Meu primeiro livro, Incipiens foi lançado na Bienal do Livro do Rio de Janeiro de 2015.
Meu nome é Jéssica e sou resenhista do blog. Mas além disso, também sou autora. Meu primeiro livro, Incipiens foi lançado na Bienal do Livro do Rio de Janeiro de 2015.
Sei que o caminho da escrita não é nada fácil e vejo meus colegas escritores com milhares de duvidas e problemas para escrever, para se organizar, enfim, muitas, muitas perguntas sem resposta. Por isso criei um canal no youtube que fala sobre essas dúvidas e minhas amigas Mayara e Ana, me convidaram a escrever essas dicas.
Então espero que sejam úteis.
Um autor precisa mais do que uma boa ideia para ir adiante.
Muito mais importante do que ter "A Ideia" genial, que poderá vir a ser um Best Seller, é saber se ela pode ser viável. Por exemplo, eu tenho varias ideias Plot para histórias futuras, mas que nesse momento não são viáveis. Seja por falta de pesquisa, de planejamento ou mesmo de tempo. Faltaria verossimilidade para essas histórias que por mais fantasioso que seja, precisa de certa lógica.
Portanto, vou dar uma dica, que funciona pra mim, na maior parte das vezes.
Antes, todas as ideias que tinha, eu corria para escrever e na maioria das vezes antes que a história tivesse um fim me deparava com um bloqueio, um grande problema ou algo que impossibilitava que eu seguisse adiante. Eu não fazia pesquisas e me deparava com a falta de informação, enfim, me via em um beco sem saída.
Frustrada, achei que escrever não era pra mim. Esse momento veio com outro choque, mas falaremos disso em um próximo encontro.
Percebi com o tempo que escrever é uma questão de Pratica, Foco e Organização. Então, passei a usar um artifício. Antes de escrever qualquer coisa eu montava "o grosso" da história na minha cabeça: começo, meio e fim.
No começo foi muito difícil, pois ficava empolgada com determinada ideia. Mas a medida que tornei isso um hábito, minhas histórias ao serem passadas para o papel em um planejamento se tornavam mais fluídas. Pois ao imaginar as histórias em minha cabeça eu percebia o que era viável e o que não e já podia descartar uma ideia que podia me fazer perder dias, meses e até anos, e não me levaria a nada.
As ideias são essenciais na vida de um autor, mas, ele tem que ser capaz de ver quais são úteis e quais devem ser descartadas. Isso é muito importante.
Tão importante quanto ter um ideia é saber como moldá-la em uma história.
Para isso você precisa pesquisar sobre o que vai escrever acho que essa é uma das coisas mais importantes quanto mais informações, melhor você será capaz de descrever sobre o que desejar.
Ter uma ideia é fácil, talvez a parte mais fácil. Desenvolver essa ideia é que realmente é difícil. Montar como "tudo" vai acontecer.
Uma dica que me ajudou é fazer fichas técnicas para seus personagens, que falará parte da história. Particularmente faço para todos os personagens que acredito serem importantes para a trama, mas cada autor pode decidir de quais personagens fazer.
Montar tópicos para organizar sua história, também ajuda. Esses tópicos servirão para que você não se esqueça de nenhum dado vital, bem como permite que tudo fique bem "amarrado" e sem pontas soltas. Essa última dica foi "roubada" de Camila Deus Dará, uma BookTuber que eu admiro muito.
Os tópicos podem descrever uma cena ou um geral do que vai acontecer em determinado momento.
Outra coisa muito importante é adotar uma postura profissional sobre a escrita, se você não encarar com seriedade, como profissão, ninguém mais vai. Então organização é essencial.
Por último, já ouvi falar da boca de certos entendedores da literatura que um autor, principalmente um que começou agora, nunca deve escrever histórias com clichês. A garota orfã (o), a menina pobre e o cara rico, a gêmea boa e a má. Enfim, eu discordo. Dizem que os temas foram explorados a exaustão e talvez, se você ver com os olhos ao qual essas histórias são criadas, de fato. Mas, você pode criar algo completamente novo, inédito. Pode pegar algo clichê e transformar de acordo com sua criatividade.
Um amigo certa vez ao ler uma de minhas histórias disse que eu pegava os clichês e virava do avesso, deixando-os tão diferentes que quase não se podia dizer que era um clichê. Então, eu realmente tenho um fraco para "histórias batidas".
Você pode sim escrever sobre um clichê, mas o segredo está em dar sua cara a história e não ir pelo caminho usual. Inserir reviravoltas, surpresas e dramas próprios transforma a história por completo. Assim ela será única e especial, com a sua cara.
Arrasou Jess, não escrevo, mas se um dia resolver ou uma ideia surgir ja sei como começar. Valeu!!
ResponderExcluirAmei as dicas, Jéssica! Se um dia for escrever um livro vou me lembrar delas!
ResponderExcluirAh, estou louca para ler o seu livro, as expectativas estão lá em cima. Quero ver esse "clichê modificado" que falou aí no post!
Beijos!
http://virtualcheckin.blogspot.com
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOla tudo bem?
ResponderExcluirAdorei as dicas, tenho muita vontade de escrever um livro um dia agora já sei por onde começar ahahaha Esse clichê modificado ai heim? me chamou atenção, só vejo o clichê do clichê mesmo ahahha
Bjos
rillismo.blogspot.com.br
Ótimas dicas.
ResponderExcluirTenho uma série de livros que gostaria muito de escrever. Tenho a história montada na cabeça, mas um problema bem tenso para colocar o desenvolvimento nela no papel, anotei a fica de fichas para os personagens, é uma ótima!!!!
Beijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky
Oi, Jess
ResponderExcluirRealmente para escrever é preciso prática e organização, admiro quem tem esse dom e ainda por cima muita inspiração. Eu acho que, por enquanto, não sou uma dessas pessoas. Gostei das dicas, acho que montar um roteiro para os personagens e tópicos ajuda bastante.
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Oiee,
ResponderExcluirAdorei a dica, eu sou um pouquinho desorganizado hehe, todas as minhas tentativas de escrever algo foi fail, mas sempre vou tentando mudar escrevendo frases, textinhos, essas coisas.
Abraços!
http://lendocomobiel.blogspot.com.br/
Eu escrevo no wattpad, conhece? Já escrevi um conto curtinho, um romance e estou na continuação desse romance, comecei na brincadeira e nao dava muita bola para as ideias, hoje me arrependo porque sei que poderia ter feito muito melhor. Tenho uma ideia para outro livro bem definida na mente, mas vou seguir exatamente seus conselhos, esperar ter tempo para pesquisa e escrita para poder iniciar ♥ Adoro esse tipo de post, ajuda muito! Flores no Outono
ResponderExcluirOlá linda,
ResponderExcluirMuito obrigada pelas dicas. Posso dizer que antes eu queria ser escritora. Hoje só escrevo e deixo as pessoas lerem...sem pretensões.
Isso mudou devido minha vontade de ajudar em causas sociais e podia fazer das minhas histórias malucas verdades plenas e concretas, mas tenho 3 livros pela metade e em breve eu os concluo.
Beijos,
http://poesiaqueencantavida.blogspot.com.br/
Oie!
ResponderExcluirAdorei suas dicas, sempre tive vontade de escrever algo nem que seja um pequeno conto, mas não conseguia desenvolver creio que por não possuir esse roteiro que você citou. Também concordo sobre os clichês, se o autor conseguir ser criativo tem tudo para se tornar uma ótima história, afinal, quem não gosta de um bom clichê, né?! hahaha
Amei o post :)
legal as dicas pra quem deseja ter algo publicado... não é meu caso... além de ser super desorganizada, sou de uma criatividade terrível TT_TT talvez até começasse algo mas iria me enrolar pra dar um desfecho... enfim...
ResponderExcluirbjs
Achei suas dicas maravilhosas e muito bacana para quem escreve e principalmente que começou agora entender um pouco de como funciona.
ResponderExcluirParabéns pelo texto e a estrutura dele com suas dicas.
Bj
Camila Bernardini Coelho
Adorei as dicas! Vou traze-las para a minha vida!
ResponderExcluirBeijos
Jana
Adorei o post!
ResponderExcluirTenho vários rascunhos mas nunca foi pra frente, agora até deu uma animadinha de abrir os arquivos e ver se sai alguma coisa ;)
Coração Leitor
Olá, adorei as dicas, escrever é um dom maravilhoso, eu até me arisco, mas devido a minha agenda conturbada, não consigo me dedicar como realmente queria.
ResponderExcluirDesejo-lhe muito sucesso nessa caminhada!
Beijokas da Quel ¬¬
Literaleitura
Oi. Eu concordo com você, vejo textos bem complicados, por vezes, que vai da relação conceitual, que mais parece que o autor pegou frase feita da internet e baseou naquilo a questões estruturais da narrativa. Por exemplo, às vezes, determinada parte do texto, exige que as coisas sejam aceleradas, mas encontramos um texto lento, ou então, o personagem é um médico, mas se expressão como um adolescente de 6º ano.
ResponderExcluirOiiie
ResponderExcluirAdorei as dicas, curto muito escrever, mas sinto que tenho uma grande bloqueio que tenho que trabalhar com o tempo, sou louca para escrever um livro mas sempre paro com a ideia
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Oiii, tudo bem?
ResponderExcluirEu adoro posts assim com dicas, sempre me ajudam a melhor em vários quesitos. Anotei tudo que me interessou.
Beijão
Olá, gostei muuuito do seu post e anotei as dicas, eu tenho várias ideias de histórias e ainda não consegui escrever um capítulo, mas sei que enquanto não me organizar, colocar no papel a estrutura da história, não vou conseguir um resultado satisfatório.
ResponderExcluirOlá! Nossa,que post bacana. Muitos de nós leitores em algum momento desejamos um dia escrever. Sou Estudante de Letras e AMO Literatura. Claro que me passa pela cabeça muitas vezes em ser autor um dia. Mas sinto que sou mais um apreciador mesmo. Mas todo dia a gente muda né...de qualquer forma suas dicas foram riquíssimas. Parabéns pelo texto e OBRIGADO ;)
ResponderExcluirAbraço;
http://estantelivrainos.blogspot.com.br
Olá, Jessica.
ResponderExcluirAdorei as suas dicas, acho que se seguir elas posso desenvolver alguma história das que já tenho em mente.
Arrasou nas dicas mesmo.
Lisossomos
Noooooossa adorei suas dicas! Vão me servi muito, mesmo porque esses bloqueios acontece comigo logo no inicio! rsrs Tenho uma história em mente que está parado porque não sei se devo escrever em primeira pessoa ou em terceira. Coisa minha... Vejo de uma forma e escrevo de outra.
ResponderExcluirGostei, valeu pelas dicas!
Abs
Ni
Cia do Leitor
Olá!
ResponderExcluirEu adorei seu texto! Também estou iniciando minha carreira literária lá no Wattpad e suas dicar vieram demais a calhar! Espero que volte mais vezes para dar mais dicas!
resenhaeoutrascoisas.blogspot.com
Hello!
ResponderExcluirBacana o seu post de dicas, acho que vale para todos que escrevem.
Eu nao sou autora, mas excrevo no meu trabalho e ainda tenho os posts do blog.
Tb me organizo antes em topicos, para mim é essencial.
Beijos.
Livros e Sushi • Facebook • Instagram • Twitter
Parabéns pela iniciativa, tenho certeza que ajudará muito os futuros escritores!
ResponderExcluirJá quis escrever um livro, tenho muitas histórias para contar, mas acho que não seja o momento, preciso acumular experiências e realizar muitas coisas antes disso para conseguir um trabalho satisfatório!
Beijos
Oi Jéssica, tudo bom?
ResponderExcluirAdorei suas dicas de escrita e o post esclareceu várias dúvidas minhas. Quando eu era adolescente, eu gostava de escrever minhas próprias histórias e tenho vontade de fazer isso novamente.
Beijos,
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/