Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

11 de novembro de 2015

[O Autor Responde] Carolina Matsuo!


E hoje venho trazer para vocês mais uma entrevista exclusiva aqui no Blog. Para vocês, nossos leitores do Livro & Tal e também para os fãs da Carolina. 

Bom, antes de começarmos, quero aproveitar para agradecer a parceria e entrevista, bem-vinda a nossa casa novamente, Carolina! O Livros & Tal tem o prazer de recebe-la uma vez mais entre nós!


1. Carolina a escritora: quando e como surgiu?

Carolina: Antes de tudo, gostaria de agradecer a Ana Luz pela parceria, pela resenha do meu primeiro livro O Sumiço de Beatriz e agora por esta entrevista.
Quando era criança gostava de escrever “estorinhas” todos os domingos, mas foi em 2013 que reescrevi O Sumiço de Beatriz e publiquei na Bienal em 2014.

2. A Carolina ser humano, como você se define?

Carolina: Costumo ser bastante focada nas coisas que pretendo fazer, persistente, objetiva, perfeccionista e gosto de ajudar meus amigos quando eles necessitam de alguma ajuda minha.

3. Para você, escrever tem qual importância na sua vida?

Carolina: O importante é fazer algo que você gosta, e quando eu escrevo me sinto bem.

4. Tendo em vista que seu livro é um misto de gêneros literários e ainda assim, você encontra dificuldades em angariar novos leitores?

Carolina: Acredito que existam leitores para qualquer gênero literário, mas o que é mostrado para o público nas prateleiras das livrarias, em lugares estrategicamente colocados, são aqueles que a livraria tem certeza que irá vender. Como os best-sellers internacionais , ou de celebridades nacionais, que futuramente virará um filme. O meu livro mistura conspiração por causa dos acordos entre países vizinhos e outros envolvimentos, além do mistério que vem desde o início do livro com o sumiço da Beatriz até o seu desfecho e outros gêneros. E essa dificuldade de angariar leitores é algo que muitos escritores passam, não só os brasileiros, e não acho que seja por causa do gênero em si, mas por um conjunto de fatores que engloba o comportamento da sociedade, a falta de conhecimento sobre o assunto, marketing e mercado.

5. Como o mundo literário lhe recebe? Você espera mais desse meio?

Carolina: Eu recebi muitos elogios dos leitores sobre a minha primeira obra, e isso é muito gratificante pois eu não esperava.

6. Como você concilia família, suas outras atividades, outra carreira profissional com a sua carreira de escritora?

Carolina: Estou trabalhando em um novo projeto, que não é um livro, mas tenho em mente uma nova história. Publiquei O sumiço de Beatriz de forma independente e estou me dedicando na divulgação além do outro projeto, e para isso eu faço um planejamento.

7. Qual é o seu estilo de escrita e os gêneros literários que você prefere abordar em suas histórias?

Carolina: Eu sou muito auto crítica das coisas que escrevo. Enquanto escrevia O Sumiço de Beatriz, eu apagava parágrafos inteiros e reescrevia de forma diferente. Isso vem desde tamanho de frases, composição dos personagens, etc. Gosto de diálogos e utilizei bastante na história, de forma que você deve ficar atenta neles, senão perderá o fio da meada. Gosto de intrigas internacionais, conspirações, histórias de agentes, mistério, suspense.

8. De onde veio a inspiração para escrever "O sumiço de Beatriz?"?

Carolina: A reescrita d’O Sumiço de Beatriz em 2012/2013 foi inspirado na época do escândalo de corrupção, desvio de bilhões da Petrobrás, além de vários outros acordos em épocas diferentes do nosso governo, como a construção da refinaria de Pernambuco, os ataques das FARCs, que vem ocorrendo até hoje, e a intervenção norte-americana.

9. Ler ou escrever: O que mais toma conta das suas horas vagas quando são voltadas para literatura?

Carolina: Não estou escrevendo no momento, então o que está mais tomando o tempo é com a leitura. Estou lendo Pouso Forçado, de Daniel Leb Sasaki.

10. Tem algum autor que seja o seu favorito e que lhe inspirou a começar a escrever? E livro favorito, algum em especial?

Carolina: O que me inspirou a começar a escrever quando era criança foi Marcos Rey. Mas não possuo autor e nem livro favorito, porque acho que todos tem sua marca, uma escrita diferente, um jeito.

11. Você gostaria de lançar "O sumiço de Beatriz" através de uma casa editorial?

Carolina: Depende da casa editorial. Antes de lançar O Sumiço de Beatriz independente, ela foi aprovada em 4 editoras. Deve-se tomar bastante cuidado com as propostas de editoras que tem por aí, pois muitos deles se aproveitam do momento em que os escritores se encontram. Muitos destes iniciantes querem imediatamente publicar suas obras,  agindo impulsivamente, e acabam caindo numa furada.

12. Como você lida com as críticas negativas?

Carolina: As pessoas possuem vivências, estilos de vida, hábitos, educação, cultura diferentes e as críticas irão acontecer, isso é bom. Sejam positivas ou negativas, é interessante saber o que foi que agradou na obra e o que não, e com isso selecionar as críticas que realmente fazem diferença. Se uma pessoa diz que não gostou e não diz o motivo e não tem nenhum fundamento, isso é irrelevante.

13. Atualmente, está trabalhando em alguma obra nova e ou se preparando para algum lançamento? Pode nos contar?

Carolina: Estou trabalhando em uma nova plataforma colaborativa para escritores e leitores, chamado Womou. Ainda não foi lançado, mas está quase. Podem acompanhar curtindo a fanpage: https://www.facebook.com/womoubr  que será postado as novidade de lançamento da primeira versão.

14. Como você vê o mercado da literatura nacional hoje em dia?

Carolina:  Vejo um mercado em expansão, pois existem muitos autores nacionais bons, o que falta é apresentar devidamente esses livros aos leitores.

15. Qual a importância dos Blogs para você?
(Pergunta capciosa, mas você pode ser completamente honesta, sinta-se à vontade!)

Carolina:  É bom fazer parcerias com blogs e vlogs que sejam responsáveis, que possuam conteúdo, sejam organizados, interagem com o público e que respeitem os seus parceiros. No entanto, percebi que existem muitos blogs e vlogs inadimplentes, fazendo com que escritores e editoras deixem de fechar certas parcerias devido as más situações que passaram. Se eu vejo que um blog que eu ia fechar a parceira é parceiro daquele inadimplente, eu deixo de fechar parceria porque o blog está apoiando o outro que só deu problema. Se os blogs e vlogs que fazem seus trabalhos com seriedade se juntassem para não deixarem que outros difamem o meio, isso seria muito mais bem visto.

16. Você usa ou utilizaria plataformas gratuitas como o Wattpad?

Carolina:  O primeiro capítulo d’O Sumiço de Beatriz está no Wattpad.

17. Foi difícil para você publicar seu livro no formato físico de forma independente? E para vende-los, é complicado?

Carolina:  Não foi difícil publicar de forma independente. Vender é complicado se for por uma editora pequena, por um editora que ainda não tem nome no mercado e nenhum posicionamento, e se você for um escritor independente que não seja celebridade. Se você publicar por uma editora de grande nome e reconhecimento, sim, é mais fácil que seu livro seja vendido.

18. Tendo em vista que os volumes no formato físico acabaram, qual a importância da Amazon para você?

Carolina:  A Amazon é importante porque muitas pessoas confiam no sistema de compra/venda que ela oferece, e é por isso que o meu e-Book está à venda lá. Se tivesse outro em que o público tivesse a mesma facilidade e confiança, colocaria em outro.

19. Que sugestões você faria para quem está começado a escrever agora?

Carolina:  Não seja um desesperado. Escrever leva tempo e muita paciência. E depois que terminar de escrever, tenha calma e pesquise bastante as editoras que mais se encaixam no gênero do seu livro, gráficas, revisores, capistas, etc, e então decida o que seria melhor para você no momento, se publicar por uma editora ou independente.

20. Para finalizarmos, peço que deixe um recadinho para os nosso leitores do Livros & Tal e para os seus leitores.

Carolina: Desejo que “O Sumiço de Beatriz” deixe os leitores incentivados a ler cada vez mais, e para aqueles que ainda não tem esse hábito, então que esse seja o começo!




E-mail de contato: carolina.matsuo@gmail.com.

Até a próxima! 

12 comentários :

  1. Não conhecia a autora.
    Muitos autores começam sua carreira publicando no Wattpad né? Vou procurar o primeiro capítulo do livro dela lá.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Oiii que querida a autora, não a conhecia e fiquei com vontade de ler, vou procurar no wattpad.
    Beijos
    http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Já li algumas resenhas sobre o livro da Carolina e apesar da capa não ser atraente a história parece ser bem bacana.
    Adorei a entrevista e conhecer um pouco mais da autora.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia a autora, nem os livros. Gostei bastante de conhecer um pouco sobre ela, ótima entrevista!

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu já conhecia a autora e tenho o e-book do seu livro que pretendo ler em breve *--* Adorei conferir as respostas e conhecer um pouquinho mais sobre ela *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  6. Me deixou com vontade e bem curioso sobre esse livro, parabéns pela entrevista!

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Não conhecia esta autora, gostei bastante da entrevista. Vou procurar a resenha do livro dela aqui no seu blog!

    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  8. Oláa, eu adorei a entrevista! Eu sempre tive muita curiosidade em ler esse livro, e fiquei mais curiosa ainda depois de tudo que a autora contou!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro a Carolina! Ela é parceira lá do blog também e tive a oportunidade de ler o maravilhoso O Sumiço de Beatriz, que sem duvidas está no meu top 10 nacionais. AMEI a entrevista! As respostas dela foram objetivas e muito interessantes. Adorei.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  10. oi ^^
    não conhecia a autora e achei muito interessante ela inspirar o livro com situações mega complicadas que aconteceram no brasil, realmente muito interessante.
    vou dar uma olhada no livro dela :)
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  11. Olá

    Adorei a entrevista, a autora foi muita simpática e gostei da forma que ela respondeu as perguntas sendo direta, eu tenho o livro dela no kindle,mas ainda não li,espero gostar quando ler.

    Bjss

    ResponderExcluir
  12. Oi, flor.
    Eu gostei muito da entrevista da Carolina. Li O Sumiço de Beatriz e foi uma boa leitura, com mistérios e críticas interessantes. A narrativa fluída dela é uma delícia! Eu gostei de ver a recomendação dela aos novos autores ao fechar parcerias ou contratos de publicação dos seus livros. Hoje em dia há muitas propostas indecorosas e vale a sensatez ao escolher qual casa editorial abraçar. Por outro lado, não acho que a parceria com um blog deva ser negada quando esse está apoiando outro inadimplente. Isso porque não podemos nos responsabilizar pelos nossos parceiros. A parceria entre blogs geralmente envolve promoções/sorteios e divulgações mútuas. Nada que nos permita saber se o blog em questão é "devedor na praça".

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^