Resenha: Cartas Indecentes - Vi Keeland e Penelope Ward.

 

Sinopse: Das autoras bestsellers do New York Times Vi Keeland e Penelope Ward, uma história de amor inesperada, que começa com um garoto e uma garota e esquenta quando o homem e a mulher se reconectam. 

Eu nunca o esqueci ― um homem que eu ainda conheceria.

Griffin Quinn era meu amigo por correspondência de infância, o garoto britânico que era completamente diferente de mim. No decorrer dos anos, através de centenas de cartas, nos tornamos melhores amigos, compartilhando nossos segredos mais profundos e sombrios e formando uma conexão que pensei que nunca se quebraria.

Até que, um dia, se quebrou.

E então, do nada, uma nova carta chegou. Uma bem cruel, com oito anos de raiva acumulada. Não tive outra escolha além de finalmente esclarecer por que eu tinha parado de me corresponder com ele.

Griffin me perdoou, e de algum jeito, conseguimos reacender a conexão que tivemos na infância. Só que, agora, somos adultos, e aquela conexão evoluiu para uma faísca. Nossas cartas foram rapidamente de divertidas para provocantes e completamente picantes, revelando nossas fantasias mais loucas. Então, fazia sentido levarmos nosso relacionamento a uma nova etapa e nos encontrarmos pessoalmente.

Só que Griffin não queria que nos encontrássemos. Ele pediu que eu confiasse nele e disse que seria melhor assim. Mas eu queria mais ― mais Griffin, em carne e osso ―, então me arrisquei e fui procurar por ele. As pessoas já fizeram coisas mais loucas que isso por amor.

Mas o que encontrei poderia mudar tudo.

Avisos de gatilho: ansiedade, transtornos mentais.



Oi, gente... tudo bem com vocês?

Nossa, faz muito... muito tempo que não apareço por aqui e sinceramente, não sei se ainda consigo escrever uma resenha, mas é que depois de tanto tempo consegui finalmente terminar um livro e senti uma vontade tão grande de escrever sobre ele... Acho que entenderão ao longo da resenha.

Vamos lá...

Acho que já resenhei quase que uns vinte ou mais livros dessas autoras ao longo dos anos desse blog e afirmo sem medo que são livros que me tiram facilmente de qualquer ressaca literária, porque é tão gostoso lermos uma história de amor que apesar das reviravoltas, sabemos que no final sempre dará certo. 

Mas esse livro, ele teve um sabor diferente para mim, porque acho que nunca li uma história em que a protagonista fosse tão parecida comigo quando a Luca e não digo isso no sentido bom... 

A Luca é uma mulher jovem, porém, um pouco excêntrica, por conta de um trauma muito forte que ela passou na sua adolescência acabou desenvolvendo TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada) e depressão. Por conta disso, a sua vida mudou da água pra o vinho e sua rede de apoio se resumia apenas ao seu psicólogo e a caixa do supermercado que ela fazia questão de ir apenas de madrugada. 

Entretanto, isso estava prestes a mudar, pois depois de muitos anos, ela recebeu uma carta que não esperava. Essa carta era do seu amigo por correspondência, Griffin. 

Luca e Griffin se tornaram amigos por correspondência quando ambos estavam no segundo ano primário e conversaram por cartas durante anos até quando Luca por conta do seu trauma, se isolou do mundo e de todos. 

Ao voltar para a sua antiga casa e ver a carta de Griffin, Luca sentiu novamente emoções que há muito tempo ela não se permitia sentir e o ódio evidente dele por ela transpassado através daquele pedaço de papel despertou a necessidade da garota em respondê-lo e se explicar e assim começa uma das coisas mais gostosas do livro... As cartas. 

E como isso fez bem para Luca, a nossa protagonista, pouco a pouco, foi se permitindo ser ela mesma e foi se abrindo aos poucos para aquele que um dia ela amou mesmo sem nunca ter visto e o mesmo acontecia para Griffin, afinal, era incrível para ele alguém que o tratasse como uma pessoa normal e não como o que ele era agora. 

Porém, nem tudo são flores na vida das pessoas, ainda mais quando se trata de uma pessoa que apresenta um distúrbio como a ansiedade. A cabeça de Luca vivia a auto sabotando, mas isso ocorria pelo simples fato de que ela e Griffin pertenciam a mundos totalmente diferentes.

Será que no final, só o amor basta?


Como disse logo no começo da resenha, acredito que já li muitos livros dessa dupla fantástica de autoras, porém, conforme os anos vão se passando, passei a notar que o estilo delas está mudando aos poucos e isso está me fazendo gostar ainda mais do trabalho delas. 

Por que digo isso? 

Bom, em Cartas Indecentes, temos um tema que não é nenhum pouco leve. Ter ansiedade patológica não é fácil, mas acredito que conviver com uma pessoa que sofre desse distúrbio é mais difícil ainda, porque nós não sabemos explicar o que estamos sentindo e nem o porquê, mas de um certo modo, sentimos tudo ao mesmo tempo ao ponto que sai da mente e se manifesta no nosso corpo... e quem nunca sentiu isso dessa maneira, nunca vai entender de fato o que é isso, mas com esse livro, de algum modo, as autoras encontraram um caminho para transmitir ao leitor esse mundo dolorido e infelizmente, bem presente na sociedade de hoje. 

E o que me chamou a atenção nesse livro é que as autoras conseguiram de certo modo passar o que os ambos lados sentem. Confesso que o lado da pessoa ansiosa senti um pouco a falta de aprofundamento, mas é aquilo que eu disse: quem não vive, não sabe explicar. Porém, por outro lado, foi muito esclarecedor para mim ver o ponto de vista da pessoa que está de fora perante as reações, porque pessoalmente falando, quando estou em crise, sou egoísta e só vejo o meu lado, mas acabo me culpando depois de qualquer maneira. 

Assim, com seu jeito simples e fluído de escrever, Vi e Penelope mostraram para nós uma história de amor totalmente diferente do que já vi ser retratada na literatura até hoje. Foi gostosa a leitura, ver a busca real do entendimento próprio e também de uma melhora para si mesma e para o próximo. Foi bonito ver o amor sendo superior a tudo e a vontade de lutar contra problemas para ficar junto com quem se ama. 

Eu sou uma romântica assumida, porém, também sou uma pessoa com TAG e cara... posso falar para vocês, não é fácil se relacionar, não é fácil confiar, não é fácil se entregar... a gente pensa em 500 motivos para não fazer isso e quando mesmo assim, nós vamos, acredite, é porque realmente amamos e isso é nítido nessa história. 

Sendo uma história dessa dupla incrível, não posso dizer que não tem cenas quentes, tem, sim! Mas a história é uma belezinha, recomendo! 



Classificação:


Dados:

Título: Cartas Indecentes
Autor: Vi Keeland e Penelope Ward.
Editora: Charme.
Gênero: Romance.
Ano: 2022. 
Páginas: 344.
Idioma: Português.
ISBN-13: 9786559330706.
ISBN-10: 6559330702.



Nenhum comentário

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.