Resenha: Um novo amanhecer – Cinthia Freire.


Sinopse: A vida não tem um roteiro definido para todos. Se tivesse, Giulia estaria curtindo o melhor momento da sua vida ao lado dos seus amigos e do garoto por quem está apaixonada.

Leo continuaria sendo o garoto mais popular da escola, realizando manobras em seu skate e descobrindo o amor ao lado de sua namorada.

E Zyon... bom, ele estaria em qualquer outro lugar, menos aqui, participando de uma vida que não é sua e que, para ele, não faz o menor sentido.

Uma garota apaixonada.
Um rapaz doente.
Um jovem perdido.

Três vidas que se cruzam mudando o rumo de seus caminhos.

Uma história sobre a beleza de viver, a realidade da morte, e de encontrar um sentido quando tudo parece perdido.



Oi pessoal!

Tenho uma grande admiração pela autora Cinthia Freire, que sempre me cativa com suas histórias.

Esse enredo, por mais que eu tenha tentado me preparar para lê-lo... não esperava o impacto que ele me trouxe. Me surpreendi, desestabilizei emocionalmente e uma sucessão de emoções que me contagiou.

Vou apresentar a vocês, Giulia com “G”, Leonardo e Zyon, que abalaram e continuaram abalando minha estrutura emocional até depois do final da história.


Não vamos perder mais tempo, vamos a resenha!

O livro tem 45 capítulos ao todo, dividido em 3 partes que intitulei:

[Descobrindo o amor]

 Giulia é uma garota tímida de poucas palavras, de repente seus pais decidem se mudar, em contrapartida ela perde todos os seus amigos e sua amiga mais querida, é complicado fazer amizades, principalmente para ela. 

Quando Giulia entra na escola, está perdida em seu primeiro dia de aula, a primeira pessoa com quem se depara é com Leonardo, o garoto simpático e sorridente que conhece todos, sempre prestativo e que lhe ajuda a encontrar sua sala. A partir deste momento uma amizade começa e logo uma química também, mas quem vai dar o passo inicial?

No prólogo já vi que ia chorar muito, pois a primeira coisa que tem é uma declaração do Leo, uma dor no peito surgiu e daí em diante ela permaneceu até ao termino da leitura. 

Leo é o namorado perfeito, sempre muito focado, adora andar de skate (mas nunca aprendeu direito), sempre caindo pois não conseguia ficar em pé em cima por muito tempo. Gi e Leo se tornam inseparáveis, um amor que nasceu e sobreviveu as intrigas e ciúmes pois eram apenas adolescentes se descobrindo.

[Quote] Ele olha para baixo, bem nos meus olhos, e pisca de um jeito confiante, que faz borboletinhas baterem asas em meu estômago e um sorriso bobo surgir em meu rosto. [...]

Quando menos se espera a doença de Leo retorna e por conta disso ele tenta terminar o namoro, mas Giulia quer saber o porquê... Ele conta e apesar de tudo, Giulia decide que não o abandonará neste momento difícil, o relacionamento dos dois é lindo de se ler (e minhas unhas nessa hora já tinham sido arrancadas com os dentes) – risos.

[O amor ágape]

Gi se dedica exclusivamente a Leo, eles aprendem a crescer e a amadurecer muito rápido e por mais que as lutas continuem a surgir eles não desistem. Confesso que me pegava pensando: Até quando ela vai sustentar a situação? Será que tudo ficará bem? Até quando Leo aguentará lidar com seus tratamentos?

Gi se anulou completamente para se dedicar ao namorado, tudo que ela faz é pensando que um dia Leo vai se recuperar e aí poderão seguir em frente com seus planos, sempre juntos, um amor que transcende e a cada vez vemos a dificuldade bater à porta, até que...

 [Quote] Ele cumpriu a promessa, sempre fez tudo para me fazer feliz... Ele ainda é o melhor namorado do mundo, e meu amor por Leonardo é exatamente igual a três anos atrás quando ele me pediu em namoro. [...]

Zyon aparece de uma hora para outra, sente o sofrimento e as dores de Gi, tenta de todas as maneiras ajudá-la a passar por isso, mas como explicar o que é inexplicável? De uma maneira nada racional ele sente uma ligação com ela, não fazia nenhum sentido o que estava acontecendo, mas o que isso significa?

[O milagre da vida]

Idas e vindas ao hospital eram constantes, os remédios não estavam mais fazendo efeitos, Leo perdeu a fé e a esperança, apenas a dor permanecia. Gi continuava lutando e o incentivando, mas o desgaste emocional e físico estava cobrando seu preço.

Desde o começo da história me apaixonei pelo casal, a cumplicidade e amizade dos dois é muito palpável, eles são adolescentes e imaturos, mas vimos o crescimento significativo conforme a história é contada. Gi sabia muito bem o que queria, é uma garota forte com sonhos futuros, o que me encantou é que ela nunca desistiu.

Mas a decepção vem com tudo por estar sustentando um relacionamento sozinha, vem como um rolo compressor passando por cima. Gi não aceita que tudo está desmoronando, quer uma luta justa, quer uma decisão positiva para tudo, o não desistir é o que espera.

Zyon, sempre ao seu lado dando apoio, com sentimentos conflitantes em relação a Gi e ela sentia um amor crescendo a cada dia, uma dependência entre os dois foi se instalando e aumentando. Qual o significado de tudo isso?

 [Quote] Eu quero acalmá-la, não por mim, porque eu já não me importo mais com a dor que eu sinto. A dor é minha conexão, é o que me liga a ela; então, aprendi a gostar daquela dor. Mas eu quero vê-la feliz, não quero mais vê-la sofrer dessa maneira, ele é tudo para ela. [...]


No livro temos o presente, as vezes um retorno ao passado que relembra e nos apresenta fatores importantes, tanto fatos alegres como tristes, onde encontramos marcos e cada um dos personagens tem a sua história para contar.

A intensidade do sentimento ao decorrer da leitura é muito forte, como se doesse a alma e me trazia a sensação, a cada virada de página, de esperar sempre o pior. A dor dos personagens é como se dilacerasse meu coração, chorei muitas vezes e me perguntava como iria acabar essa história.

O livro nos causa muitas reflexões, principalmente sobre esperança e fé, viver um dia de cada vez e mostra que termos sentimentos conflitantes é normal. O amor pode vir de várias formas, por isso que a conexão entre esses três personagens era como se o peso do mundo estivesse em suas costas.

Outra coisa importante, foi apoio familiar, a união, a estrutura criada apesar de ter opiniões adversas, o respeito pelos sentimentos alheios, tudo foi fundamental para o desenrolar e o desenvolvimento do enredo.

Muitas vezes me peguei chorando pela injustiça que vivem, mas cheguei a um consenso de que realmente a vida se torna muito mais preciosa a partir do momento que você sente na pele que pode perdê-la.

Mais uma vez fico sem saber o que falar da Cinthia Freire, com sua escrita cativante, tornando os momentos mais simples como sendo também os mais marcantes, um simples olhar, uma simples conversa, um olhar crítico ou uma palavra de apoio, torna a história com esses personagens maravilhosa.

O livro é narrado na primeira pessoa intercalando entre Giulia, Leo e a partir da segunda parte entra Zyon narrando também e no termino temos para a nossa alegria um conto completando o final fantástico da história, somos agraciados e agradeço a Cinthia por esse presente.

Eu recomendo essa leitura a todas as pessoas que gostam de drama, de reflexões e gostam também de uma história de amor incondicional.


Classificação:


Dados:

Título: Um novo amanhecer.
Autora: Cinthia Freire.
Editora: Résever.
Gênero: Drama, romance, literatura brasileira.
Paginas: 450.  
Ano: 2020.
ISBN: 8967584905. 
Compre aqui.
Encontre no Skoob.

6 comentários:

  1. Um prazer chegar até aqui após uma pesquisa no Google e encontrar textos tão particulares em seu blog. Estarei acompanhando. Parabéns pelo trabalho que faz aqui
    Por oportuno, gostaria de lhe fazer o convite para visitar o meu novo trabalho em https://www.enfoqueextrajudicial.com.br Um projeto que estou recomeçando depois de um bom tempo fora da Blogosfera e que pra mim seria uma honra tê-lo como seguidor. Que seus dias sejam repletos de paz e sabedoria. Deus o abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Obrigado por suas palavras, tentamos ser verdadeiros em nossas resenhas, passar o que realmente sentimos lendo e dar nosso toque especial em cada uma.
      Será um prazer conhecer seu trabalho, a honra será minha.

      Excluir
  2. Oi Cris.

    Eu estou conhecendo este livro através da sua resenha e gostei das informações que deixou apresentando uma história no gênero drama e com reflexões. Estou anotando a dica, pois será uma ótima oportunidade para conhecer a escrita da autora também. Obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kênia!
      Acompanho a Cintia a algum tempo, sua escrita é fantástica, quando tiver um tempo confira suas histórias pois irá se apaixonar. Bjs!

      Excluir
  3. Oii Cris

    Já ouvi falar super bem da Cinthia Freire, mas ainda não li nada dela, essa parece ser uma leitura bem dramática, daquelas pra ler com o coração apertado. É sempre incrivel quando um livro deixa as emoções da gente assim, à flor da pele. No momento estou buscando leituras mais leves, mas quando bater a vontade de ler uma estória mais cheia de emoções fortes vou anotar essa dica.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Já li outros livros da autora, mas esse eu ainda não li. Já vi muitos elogios a ele e achei a capa nova linda. Ler sua opinião me deu a certeza de que esse livro vai ganhar um lugar no meu coração.

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.