Resenha: Uma Fortuna Perigosa - Ken Follett

     


Sinopse: Em 1866, a Windfield School passa por uma tragédia. Um jovem estudante se afoga em um misterioso acidente, e o evento marca o início de uma série de intrigas que duram mais de três décadas. Os integrantes de uma rica família inglesa, dona de um dos maiores bancos de Londres, compõem o centro da trama.


Fala galera, tudo bem com vocês? 

Aqui quem fala é o Júlio e a história dessa vez é sobre dinheiro, e sobre o que as pessoas são capazes  de fazer por ele. Sigam lendo!

O autor começa  mostrando um pouco da infância/adolescência dos futuros protagonistas do livro, ainda em sua época de escola, cheios de sonhos de grandeza e riqueza, mesmo os menos afortunados. A tragédia do afogamento acaba acontecendo em meio a uma brincadeira do grupo, e a partir daí, após uma passagem de tempo vemos que as crianças cresceram, todos seguiram a  carreira de suas famílias, trabalhando no maior banco do mundo, o da família Pilaster.  

A princípio o autor mantém o foco em Augusta Pilaster, esposa do principal sócio do banco e capaz de qualquer coisa quando o assunto é dinheiro, poder, ser bem vista na alta sociedade da época, Augusta é astuta, manipuladora e fará o que puder para que seu flho se torne o sócio principal no lugar do pai, se mantendo assim entre os mais ricos. Ela tem um certo despreezo por seu sobrinho Hugh pois ele se mostra mais brilhante que o filho de Augusta na função. O autor desenvolve bem seus personagens, todos com uma personalidade única e competentes no que fazem (vocês vão ter raiva de um certo personagem, mas sem spoilers aqui), o livro conta com diversas passagens de tempo, sempre com um acontecimento importante encerrando uma época.

Uma coisa batante mostrada no livro são os costumes da época, tudo era basicamente controlado pelos homens, casamentos arranjados, maridos visitando bordéis como um hábito comum. Ao mesmo tempo que existem mulheres na trama que fogem de tudo isso, pensam diferente e tentam trazer essa forma de pensar para a realidade, lutando por melhorias, por mais direitos, e é interessante ver o impacto disso nos protagonistas, eles são excelentees no que se trata de bancos mas não muito brilhantes em suas vidas pessoais, Augusta é um exemplo entre essas personagens que acabam fazendo a diferença. por outro lado, vemos o que o dinheiro causa na vida de todos nesse livro, pessoas indo além dos limites por ganância, personagens sem qualquer escrúpulo capazes de atrocidades visando apenas o lucro. 

Follet trabalha bem no desenvolvimento de tudo isso, nos trqazendo umna trama que prende desde o início, que nos faz gostar e odiar os personagens de acordo com seus comportamentos, e vemos que nem sempre, nesse mundo financeiro, os bonzinhos, se é que existe alguém assim, se dão bem no final, se preparem para algumas reviravoltas durante a leitura. Junto aos personagens, vemos o desenvolvimento da própria cidade de Londres com as poassagens de tempo, as inovações da época se aplicando ás vidas dos personagens, facilitando ou não as coisas, mudanças de costumes, tudo isso terminando num final que surpreende.

Bem galera, eu vou ficando por aqui, foi um livro que me prendeu bastante, a escrita do autor é fluída, sem enrolação e os personagens são cativantes, mesmo os que nos fazem passar raiva nos deixam com vontade de saber como vão terminar! Já tinha lido mais do autor antes desse e, sinceramente, ele consegue manter o nível. Leitura recomendadíssima!   Até a próxima!


Classificação:



Dados:

Título: Uma Fortuna Perigosa.
Autor: Ken Follett.
Editora: Arqueiro.
Gênero: Literatura Estrangeira, Romance, Suspense, Mistério.
Ano: 2019 
Páginas: 499.
Idioma: Português.
ISBN-13: 9788530600143.




Nenhum comentário

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.