Resenha: Coisas que Aprendemos pelo Caminho — Sara Goodman Confino


Sinopse: Duas mulheres, separadas por gerações, fazem uma viagem a um lugar do passado... E o que encontram é transformador

Quatro anos após se casar, Jenna é pega de surpresa quando o marido pede o divórcio. Com tempo livre e sua vida em transformação, ela concorda em acompanhar sua excêntrica avó, Evelyn, em uma viagem de carro até a cidade litorânea onde grande parte da família cresceu.

Durante a viagem, Evelyn conta a história do romance adolescente cheio de obstáculos que conquistou seu coração há mais de setenta anos e mudou o rumo de sua vida. Ela insiste que o retorno à cidade natal não tem nada a ver com isso, apesar de falar muito sobre Tony, seu primeiro amor – inesquecível e proibido. 

Ao chegar lá, Jenna conhece Joe, o atencioso sobrinho-neto de Tony. A nova amizade e a brisa do oceano lhe dão a confiança e distância necessárias para começar a superar a dor de um casamento desfeito. À medida em que os segredos e verdades do passado de Evelyn se desdobram, Jenna se depara com um novo lado da avó e, principalmente, de si mesma, que ela nunca soube que existia.

Uma história comovente sobre família, segredos, corações partidos e sobre o que podemos aprender nos momentos mais inesperados da vida.



Oi gente, tudo bem? Espero que sim!

Hoje trago a resenha desse livro que tem uma bagagem e tanto. Vamos conhecer Jenna e a história de sua avó, Evelyn? Sigam lendo.

Jenna é professora e tinha uma vida razoável e tranqüila ao lado de seu marido Brad. Até que um dia, enquanto ela procurava um lugar novo para morar, ele joga uma bomba no colo de Jenna ao pedir o divórcio. A vida dela vira de cabeça para baixo.

No mesmo dia em que recebeu a bomba, Jenna volta a morar com os pais e fica um pouco deprimida, sempre trancada em seu quarto de infância. Sua mãe até insiste para que ela volte a viver sua vida, mas Jenna não quer.

Evelyn vai à casa de sua filha e conta que vai viajar para o chalé em que cresceu para resolver alguns problemas. Como Jenna está de férias e nada que a impeça de fazer alguma coisa, ela decide ir com a avó nessa viagem. Assim, uma tem companhia e a outra pode espairecer durante alguns dias.

E essa viagem se torna a mais “louca” para Jenna.

Jenna tem curiosidade sobre a vida de sua vó, e durante o trajeto ela vai contando algumas coisas, principalmente sobre Tonny, seu amor que não teve um final feliz.

Enquanto a avó fala, Jenna começa a desconfiar que essa viagem trata-se desse amor não resolvido. Porém Evelyn reforça que uma coisa não tem a ver com outra.

Ao chegarem ao Chalé Jenna é apresentada a Joe. Ele nada mais é do que sobrinho-neto de Tonny. Mais um motivo para que Jenna tenha quase certeza sobre essa viagem.

No decorrer dos dias, Evelyn acaba levando Jenna para que conheça lugares e pessoas que fazem parte de sua história. Entretanto, tem dias que ela precisa resolver as coisas sozinhas, com isso fazia com que Jenna saísse com Joe. Uma outra desconfiança que Jenna começou a ter, foi a insistência que sua vó fazia quando ela falava sobre Joe.

Evelyn tem uma certa bagagem nas costas e passa muitos ensinamentos para Jenna. E Joe, apesar de ser jovem, também mostra muitas coisas além da visão dela.

Essa viagem acaba sendo um marco muito positivo na vida de Jenna que acaba decidindo mudar de vida. E isso vai acontecer da melhor forma.

E sobre a Evelyn, ah... Vocês vão ter que ler para descobrir...!

Aí gente, confesso que não tinha expectativas para esse livro. E me surpreendeu positivamente. Não é meu favorito, porque acho que faltou algo que não sei explicar. Mas é muito gostosinho de ler.

Evelyn é um pouco carismática. Acho que ela poderia ter sido pouco mais direta em algumas coisas. Mas ela cativa um pouco. O que me cativou nela foi à paciência que ela teve em ajudar Jenna não ficar deprimida.

Sobre a Jenna, achei ela um pouco boba para a idade. Entendo que passar por um divórcio não é fácil. O ex já estava com outra, vivendo á vida, e ela ficava se punindo e não se permitindo ser feliz de novo. Sempre que ela fazia algo e se comparava, eu tinha vontade de gritar “Vai viver... Ele não está nem aí pra você ou para o que você acha”.

Agora sobre a edição. O título condiz com a história.
Acredito que não foi só a Jenna que aprendeu coisas pelo caminho...

É um livro que tem um pouco de drama; um pouco de comédia; um pouco de sensibilidade e muito romance. E é demasiado bom de ler.

A trama é narrada em duas partes: pela avó quando era adolescente e nos dias atuais, pela Jenna. Gostei desse modelo, porque assim a gente tem uma visão da adolescência da avó, e consegue entender alguns pontos também.

 A edição da Faro está impecável. Na capa, o nome da autora, do título e o desenho do carro está em relevo, as páginas são amareladas e eu achei a fonte confortável para leitura. Não achei erros e os capítulos não são longos o que deixou a leitura muito mais fluída.

A história é leve, então em dois dias da para ler e ter uma boa experiência.

Apesar de não ser meu favorito, eu indico a leitura de olhos fechados. Leiam!

Avaliação: 



Dados:

Título: Coisas que Aprendemos pelo Caminho.
Autor: Sara Goodman Confino.
Editora: Faro Editorial.
Gênero: Ficção, Romance, Literatura Estrangeira.
Ano: 2023. 
Páginas: 288.
Idioma: Português.
ISBN-13: 9786559573998.
Encontre noSkoob.







Nenhum comentário

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.