Resenha: Poirot no Oriente – Agatha Christie

    


Sinopse: Em 1928, após a publicação de seus primeiros livros e uma separação traumática, Agatha Christie (1890-1976) viajou ao Oriente Médio pela primeira vez – para Bagdá e de lá para as ruínas de Ur. No ano seguinte, repetiu a jornada e conheceu o jovem arqueólogo Max Mallowan, que se tornaria seu segundo marido. As paisagens, a atmosfera, os mistérios e as lendas do Oriente Médio tornaram-se parte de sua vida, e em sua obra a autora retratou seu encanto pela região. O detetive belga Hercule Poirot, a mais famosa criação da Rainha do Crime, desvenda mistérios em cenários dessa parte do mundo em nada menos do que três romances, aqui reunidos. Em Morte na Mesopotâmia, de 1936, a história se passa justamente num sítio de escavação arqueológica. O ano seguinte veria o lançamento de Morte no Nilo, até hoje um dos títulos mais bem-sucedidos da autora, passado num cruzeiro. E em Encontro com a morte, a Terra Santa e a Jordânia são os lugares onde o sagaz belga exercita sua capacidade investigativa. Três clássicos imperdíveis para os fãs da autora.



Fala galera, tudo bem com vocês? 

Aqui quem fala é o Júlio e dessa vez eu vou falar do livro de um dos meus autores favoritos no mundo literário, uma das responsáveis por eu passar a gostar de ler, vamos conhecer um pouco de Poirot no oriente, da autora Agatha Christie.

Bom, eu sou suspeito para falar desse livro por curtir bastante a escrita da autora e mais ainda tendo Hercule Poirot na trama, o excêntrico detetive belga é um dos meus personagens favoritos nos livros pela sua forma de agir e raciocinar para resolver os crimes, dessa vez não foi diferente e Poirot dá um show de dedução em três histórias diferentes, principalmente, na minha opinião, em Morte no Nilo, ninguém está pronto para a solução desse crime. A autora segue o seu padrão de escrita, uma situação inicial que apresenta os personagens, um assassinato e por fim a investigação de Poirot. 

Em Morte na Mesopotâmia, somos levados a uma exploração arqueológica na qual por diversos motivos vários personagens acabam como suspeitos do assassinato. A vítima realmente provoca muito e testa a paciência dos colegas de trabalho (e a do leitor também algumas vezes). Em um cenário bastante limitado, a investigação se torna complicada e aparentemente sem solução. Morte no Nilo se passa em um cruzeiro e para mim tem o melhor desfecho entre as três histórias, até o próprio Poirot correu perigo dessa vez, com não um, mas dois assassinos no local, qual dos dois cometeu o crime? Qual o motivo? Em encontro com a morte a quantidade de suspeitos é impressionante devido a atitudes da vítima, muitos se beneficiariam com a sua morte e não apenas financeiramente, outra solução surpreendente mostrada pelo detetive belga.

Eu curto bastante a escrita da autora desde o primeiro livro dela que eu li e não foi diferente com esse, a fórmula que se repete sempre consegue prender o leitor de uma forma que não tem como parar até descobrir o que de fato está acontecendo  na trama. Poirot com sua inteligência e suas manias cativa o leitor, prezando sempre pela ordem e pelo método ao agira nas investigações e conservando ferozmente seu bigode extravagante (acho que é a única forma de vê-lo nervoso, falar em mudanças no bigode). Sua fama mundial o faz sempre ser reconhecido e isso não é diferente nas três tramas apresentadas. A temática policial só conseguiu me atrair mais para a leitura, sendo um dos meus gêneros favoritos. Algo interessante é a variedade de personagens que a autora consegue criar sem se repetir, cada um é único e cheio de personalidade. Com esse tipo de história eu preciso me conter bem ao falar ou posso acabar dando spoilers pois cada detalhe é bem importante e Poirot faz questão de nos mostrar isso, até o fato mais insignificante pode se tornar decisivo na investigação.

A edição da L&PM Pocket nos traz uma capa temática com a silhueta de Poirot em um cenário desértico, uma espécie de oásis. Os livros foram divididos de forma simples, sem destaques na transição de um para o outro, o livro possui páginas brancas e uma fonte de bom tamanho, não lembro de ter encontrado erros durante a leitura. São livros curtos, normalmente o padrão da autora, e a leitura flui muito depressa por atiçar a curiosidade (culpado, eu sempre queria descobrir rápido quem era o criminoso), um prato cheio para os fãs de livros policiais.

Bem pessoal eu vou ficando por aqui, foi minha primeira leitura do ano e curti muito, a trama me faz não querer parar, a curiosidade me prende demais, além de gostar do personagem. Agatha Christie é sempre boa leitura na minha opinião, costumo recomendar a quem curte o gênero, e esse que li é recomendadíssimo a todos os leitores, vocês não vão se arrepender! Até a próxima!



Classificação:

Dados:

Título: Poirot no Oriente.
Autor: Agatha Christie.
Editora: L&PM Pocket.
Gênero: Ficção, romance policial, mistério e suspense.
Ano: 2022. Páginas: 544.
Idioma: Português.
ISBN-13: 9788525438812.
ISBN-10: 8525438812.

     

Nenhum comentário

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.