Resenha: Coração? – O Protetorado da Sombrinha #4 – Gail Carriger.



Sinopse: Lady Maccon, a sem alma, está às voltas com uma nova conspiração, só que, desta vez, ela não é o alvo. Quando um fantasma enlouquecido revela que há um complô planejando um atentado contra a vida da rainha, a preternatural começa a investigar e segue uma pista que a leva a esquadrinhar, cada vez mais, o passado do marido. Como se não faltasse mais nada, ela ainda tem que lidar com uma irmã que resolveu participar do movimento sufragista (quanta ousadia!), o mais recente dispositivo mecânico de Madame Lefoux e uma praga de porcos-espinhos zumbis que mal lhe dão tempo de se lembrar de que, por acaso, está no oitavo mês de gestação.

Será que Alexia conseguirá descobrir quem está tentando matar a Rainha Vitória, antes que seja tarde demais? Seriam os vampiros outra vez ou algum traidor em pele de lobo? E o que é, exatamente, essa criaturinha que resolveu aparecer no segundo melhor closet de Lorde Akeldama, na pior hora possível?


Olá, todos bem? Espero que sim! 

Bem, finalmente consegui parar pra ler os dois livros que faltavam para terminar essa série que me conquistou! Bora falar de O Protetorado da Sombrinha, vem comigo?!

Em Coração? às coisas mudam um pouco. Temos uma aventura e tanto ao decorrer desse livro e a chegada de uma certa bebezinha especial! Pois é, nossa Alexia segue gestando seu bebê, fruto de seu casamento com um lobisomem. Mas não se assustem, Alexia também é um ser sobrenatural. 

E aí é um X da questão bem problemático e que coloca essas duas vidas em alto risco: o que nascerá da união de um lobisomem com um preternatural? Ah, pois é! Quem está disposto a pagar pra ver?

A série segue seu padrão linguístico que me conquistou, a forma com que a autora narra, em terceira pessoa através de um narrador, mas com o toque especial de sua escrita, como disse em resenhas anteriores, me conquistou e contribuiu para que a leitura fluísse facilmente, no entanto, pode não ser da mesma forma para outras pessoas.  

Que adoro essa série, não é segredo, mas um dos pontos que mais me conquista em relação a ela, é que vamos acompanhando o passar do tempo e a evolução dos personagens, suas vidas, batalhas, derrotas e conquistas. Podia acompanhar seus medos, ainda que se trata de seres sobrenaturais, existe muita humanidade em seus sentimentos e isso nos aproxima dos personagens.  

Alexia é uma das minhas personagens preferidas, sua visão de mudo, seu lado protetor, sua imprudências prudente, seu coração sem alma com mais alma que qualquer um poderia ter – se é que me fiz entender –, é uma personagem muito bem construída e trabalhada ao longo da série que cativa e conquista. Justa, mesmo que uma solução possa magoa-la, ela fará o que for correto, em prol do coletivo. Isso nem sempre é bem visto...

Quem acompanhou as resenhas dos três primeiros livros, sabe o quanto mergulhei de cabeça nos enredos. A mistura de fantasia com época e algo que não existia mas poderia ter existido na época vitorina me ganhou! Diferente do que costumo ler, mas delicioso de se acompanhar. 

Os personagens passam por várias aventuras até aqui, creio que a maior delas é conseguir se encaixar no mundo e aprender a seguir, se amando e se apoiando, às vezes uma família pode ser muito diferente do que se espera e, ainda assim, ser uma família e tanto!  

Lefoux é uma Dama muito diferenciada, creio que ela até teria chances com uma certa Dama, caso a Dama em questão não tivesse conhecido certo lobisomem... Mas as coisas são como são, não é mesmo? 

O que uma mulher pode fazer quando seu coração é ferido? Muito! O que uma Mãe é capaz de fazer quando é separada de seu filho, seja ele de coração ou do ventre e com isso ferem seu coração? Ah, meus queridos, uma Mãe de verdade? É capaz de tudo! E é esse o desafio que acompanhamos em "Coração?", os sentimentos de uma Mãe em busca de seu filho, além de enredos paralelos completamente entrelaçados que nos levam pra o próximo livro, tudo amarrado perfeitamente! 

Temos aqui aventura, ação, investigação, fantasia, romance, tentativas consecutivas de assassinato, segredos obscuros e um toque de algo mais que está por vir. "Coração?", é, sem dúvidas, um dos livros mais gostosos da série. Traz acontecimentos rapidamente, vem cheio de intensidade e novos desafios. 

Você sabe o que é Steampunk? Não? Então corre na resenha do primeiro livro dessa série, pois lá eu expliquei do que se trata!

Bom, como a sinopse conta bastante da história, preferi me ater ao que me marcou e a minha experiência de leitura que, preciso dizer, tem sido muito boa com essa série, já que ela me tira e não me tira da zona de conforto literária, mas me desafia por seu modo diferenciado e por seu foco nos acontecimentos e não no romance – ainda que ele seja presente. 

Para quem gosta de uma mistura de tudo que coloquei até aqui – eu adoro! – super recomendo essa série! E para quem não conhece, ou quer se aventurar em livros que vão te tirar da zona de conforto de forma leve, também recomendo! A verdade é que "O Protetorado da Sombrinha" me ganhou e eu recomendo pra todo mundo! 

Tem humor, suspense de leve, diálogos ácidos, personagens bem humanos em sua essência. 

Vale a pena conferir! Confesso que já estou com o coração apertadinho por estar me despedindo dessa série, tendo em vista que terminei a leitura deste volume e também do cinco, as resenhas são minha despedida desse série que tanto gostei de acompanhar.

Com um toque de humor, uma dama fora dos padrões de sua época, inclusive na aparência, seus medos, receios, sua coragem e determinação, a impulsividade e dedicação, um misto de fatores que nos remetem a realidade, ainda que de modo completamente fictício, é o que você vai encontrar por aqui. 

E, claro, preciso dizer que dei algumas risadas com esse povo também! Adoro os apelidinhos distribuídos pelo Vampiro mais fofoqueiro que esse universo já viu. 

Quanto a edição, a Editora Valentina caprichou, capa linda e no padrão das capas da série, ótima revisão, pequenos detalhes durante o livro, simples e bonito. Fonte limpa, de tamanho confortável, brochura de qualidade, folhas amareladas, tudo que torna a leitura mais confortável. 

Se você ainda não conhece esse povo cheio de fru-fru (só entende quem lê), tá perdendo! Se joga na leitura!

Classificação:

Dados:
Título: Coração?
Subtítulo: Um romance sobre vampiros, lobisomens e bules de chá.
Série: O Protetorado da Sombrinha #4.
Autora: Gail Carriger.
ISBN-13: 9788565859912.
ISBN-10: 8565859916.
Ano: 2016. Páginas: 320.
Idioma: Português.
Editora: Valentina.

Você encontra para comprar na Amazon e na loja online da editora.  Ah, tem no Kindle Unlimited, para quem é assinante fica a sugestão!






3 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Eu sempre tive enormes curiosidade para ler a série, mas nunca parei para ver as resenhas de um por um, o que acabei acompanhando por aqui. Acho que tem tudo para que eu adore, pela temática, pelos personagens e desenvolvimento, então não vejo a hora de conferir! Amei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana!

    Já li vários elogios em torno dessa série, até tenho muita vontade de lê-la. Vou ter que adquirir o primeiro livro da série, mas gostei muito de saber que é uma história que contém humor, suspense de leve e aventura. Com certeza vou conferir, espero conseguir mergulhar de cabeça na série, assim como você.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Desde que essa série lançou estou de olho nela, mas sempre acabo passando outras leituras na frente. Toda vez que leio uma resenha sobre algum livro dessa série me dá vontade de sair correndo pra ler, mas aí meu cérebro me lembra que tenho leituras pra terminar, é quase como um "sussega mulher!" Mas sem dúvida um dia quero ler livro por livro dessa série!

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.