Resenha: Dança das máscaras – Contos de época.

Título: Dança das máscaras.
Autores: Larissa Siriani, Joana Lancaster, Alane Brito, Veridiana Maenaka, Bruno Godoi, Babi A. Sette.
ISBN: B079NV2F9P.
Ano: 2018. 
Páginas: 396.
Idioma: Português.
Editora: Amazon.
Gênero: Contos, romance, literatura brasileira.
Encontre no Skoob.
Compre: aqui.

Sinopse: Carnaval, entrudo, baile de máscaras.

Teria um simples par de máscaras o poder de mudar tantas vidas, de selar tantos destinos?

Alane Brito, Bruno Godoi, Babi A. Sette, Joana Lancaster, Larissa Siriani e Veridiana Maenaka escrevem contos ambientados no século XIX narrando histórias de personagens que tiveram suas vidas modificadas em um baile de carnaval.

Contos: 1.   Um beijo basta – Larissa Siriani. 2.   Amor roubado – Joana Lancaster. 3.   Faces reveladas – Alane Brito. 4.   Vidas errantes – Veridiana Maenaka. 5.   O som do coração – Bruno Godoi. 6.   O luto do céu – Babi A. Sette.
  

Olá, tudo bem com vocês? Espero que sim! 
Bom, hoje vamos falar de uma pequena coletânea de cotos de época que, não era nada do que eu esperava, confesso. Bem, vamos lá?!

A coletânea idealizada e organizada pela agência literária Increasy, creio eu, foi feita para divulgar seus autores e para que, através de pequenas histórias, a gente possa conhecer a escrita de seus agenciados. 

Quando nos deparamos com a sinopse, a gente vê que os contos vão se passar me meio ao carnaval, e teremos, em todos, algo em comum: um par de máscaras "mágicas" – abençoadas ou amaldiçoadas?

Não acho que vale a pena desmembrar os contos aqui, porquê eles são, em sua maioria, curtos e estragaria um pouco da magia proposta pela coletânea apresentar um a um. O que posso dizer é que eu esperava muito mais desses contos, não que eles sejam ruins, mas não são nada do que eu esperava.

Quando se fala em carnaval, pensamos em alegria, magia, festividades, diversão, amigos e amores, enfim, em coisas boas, todavia, indo na contramão daquilo que nos faz lembrar a palavra carnaval – na maioria dos contos – a proposta da coletânea é nos mostrar que nem sempre as coisas são assim. 

Confesso que dos autores envolvidos, a única escrita que eu conhecia, era a da Babi A. Sette – por já ter lido os seus romances de época – e também por isso, confesso, era o conto do qual eu mais esperava e sobre o qual não sei o que dizer. O conto da Babi foi curto demais, e isso me incomodou, pois tudo se passou muito rápido, tendo um desfecho um pouco estranho e sem um final real, só nos induzindo a crer em algo. Sim, eu costumo gostar de finais abertos, mas não sei explicar o que senti com esse, que não fica aberto, mas não nos mostra o derradeiro final, fiquei com a sensação de que faltou um desfecho. 

Bem, vale a pena conferir essa coletânea? Sim, vale! Mas tenha em mente que você não está em busca de finais felizes – ou que final feliz pode não ser aquilo que você gostaria que fosse –, abra sua mente para as histórias. Confesso que a história da viúva – noiva – não me conquistou e que tive um pouco de dificuldade com a narrativa do conto do Bruno, talvez pelo deslumbramento excessivo das cenas, mas que no fim das contas a leitura foi um passa tempo legal e que vou esperar para conferir obras de dois dos autores envolvidos que antes eu não conhecia. 

Não posso falar sobre a edição, pois só se encontra no formato digital, na Amazon, mas a capa é bacana. Infelizmente alguns erros se fazem presentes, mas nada que realmente estrague a leitura, só que a gente nota ao decorrer das páginas. 

A escrita de alguns dos autores é rápida e de fácil leitura, de um é intrincada e lenta, mas todas são boas.


Bem, a coletânea faz o que se propôs, nos apresentar os autores da Increasy e suas façanhas quando o enredo pode ser aquilo com o que eles não estão tão acostumados a trabalhar. Sem grandes destaques e sem atingir a meta de pretensões que acredito eu, deve ter existido quando resolveram criá-la.

Classificação:

Até mais ver!

15 comentários:

  1. Uma excelente proposta pelo que li acima, mas que talvez tenha sido "vendida" de uma forma, quando na realidade, era de outra forma.
    Não conhecia o livro,mas só depois que vi que era digital, foi que pude entender os motivos de não ter ouvido ou lido nada a respeito.
    Ainda sou meio antiquada pra livros digitais.
    Mas quem sabe uma hora destas eu me arrisque?
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana! Pena que você não teve as expectativas alcançadas! Achei a ideia bastante promissora, embora tenha me lembrada das coletâneas de contos de romances de época que estão sendo lançadas por aí.. Achei o tema do carnaval legal, e fiquei meio sem interesse quando você disse que de fato não é o tipo de carnaval que temos em mente. Valeu a dica!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  3. Olá! Uau! Quanto mistério!
    Me pareceu um livro muito interessante e despertou minha curiosidade, porque eu quero conhecer os mistérios que estas máscaras trazem. rsrs
    Gosto muito de livros de contos!
    Vou ler em breve! Grata pela dica!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana, tudo bem?
    Adorei a proposta do livro, achei o tema carnaval bem interessante. Pena que a sua experiência de leitura não foi tão positiva :(
    Não sou fã de contos, mas gostei desse. Pretendo arriscar rsrs
    Obrigada pela resenha!
    Beijoooos

    ResponderExcluir
  5. oi, tudo bem?
    achei massa essa premissa de contos e tal, mas porque ser "contos de época"? venho percebendo que é uma literatura que ta crescendo e tal mas eu mão curto muito. irei anotar a dica pois gostei da ideia de ser contos.

    abraços.

    ResponderExcluir
  6. Oiii,

    Achei interessante uma coletânea com contos que apresentam os autores, admito que da sua lista a única que eu conheço e já li obras é a Larissa Siriani (inclusive sou apaixonada por ela), mas ainda assim acho que vale a pena descobrir o que acontece no carnaval então, já que não é só festa e alegria como estamos acostumados rs e quero também saber qual o mistério por trás das máscaras.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, ainda não conhecia essa coletânea, pela capa e sinopse eu até fiquei interessada em ler, pois gosto muito de contos. Que pena que eles não foram tão bons quanto você esperava, já fiquei um pouquinho menos animada pra ler agora.

    ResponderExcluir
  8. Oi,acho legal que eles conseguiram fazer o que se propuseram, mas é uma pena que não tenha sido de forma tão maravilhosamente bem trabalhada que é o que sempre esperamos. Confesso que isso me faz não ficar ansiosa para ler, ainda mais que eu já não gosto de contos, então já viu, né?! Não vou dizer que não vou ler nunca, mas nesse momento eu passo a dica!
    Um super beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Achei interessante esse projeto para que os leitores conheçam a narrativa dos autores. Achei legal eles terem fugido um pouco dessa coisa de alegria e festa do carnaval, apesar de que realemnte pode ficar cansativo e deixar o livro denso se todos seguiram essa linha.
    Adorei a dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu tenho esse ebook mas ainda não consegui pegar pra leitura. Conheço a escrita de alguns autores e fiquei curiosa sobretudo pelo conto da Babi que você ressaltou. Talvez não leia no momento, mas ainda quero ler
    .
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Achei a capa muito bonita, uma pena que tenha ficado aquém do que você esperava. Também só conheço a escrita da Babi, não conhecia os demais autores. Mesmo com a ressalva eu acho que leria, gosto de contos e achei diferente essa não abordagem da folia como a conhecemos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Primeiro, que capa magnífica. Segundo, adorei por se tratar de uma coletânea de época e por nem sempre ter um final feliz nos contos. Isso ateame deixa mais curioso, pois estou cansado de finais parecidos, e este parece fugir a regra. Que pena que o conto da Babi foi curto, acho que ela merecia um espaço melhor.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?

    Me pareceu um livro muito interessante e despertou minha curiosidade, amo livros de contos e tenho vários, pois eles fazem você entrar na história num piscar de olhos.

    Beijos!

    www.resenhasetudomaisbr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Nosssa.Adoro contos de época, mas ainda não conhecia esse livro. Já quero muito.
    Vou ver se consigo comprar para ler nesse mês, que estou dedicando aos livros nacionais.
    Bjs Mary.

    ResponderExcluir
  15. Gostei só do Conto 1 e 3, comecei a ler e gostaria de uma história mais longa sobre o conto 1, muito interessante... o conto 3 também foi, mas com 2 personagens mortos, uma em um hospicio e o outro sozinho não faria história...

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.