Resenha: Os Mestres Universais – Milton Xavier.

Título: Os Mestres Universais.
Autor: Milton Xavier.
Gênero: Infanto juvenil, Literatura Brasileira.
Editora: Chiado.
Páginas: 514.  
Ano: 2017.
Idioma: Português.
ISBN-13: 9789897745874.
ISBN-10: 9897745874.
Encontre no Skoob.
Compre: aqui.
Cortesia / Autor parceiro LT 2018.

Sinopse: Um poderoso artefato foi construído com um único propósito: destruir o universo. Os Mestres Universais precisam dos “Escolhidos” para localizá-lo e depois destruí-lo antes que seja tarde demais. Isso transforma o que seria uma simples viagem de férias na maior aventura da vida de Bart que aos poucos descobre que a vida é abundante no universo e seus habitantes, às vezes, são muito parecidos com os humanos, mas em outras vezes... É uma corrida contra o tempo.

Muita ação e aventura onde situações hilárias misturam-se a perigos extremos levando o leitor a participar de viagens intergalácticas, conhecer outros mundos, interagir com outras civilizações, participar de batalhas espaciais e envolver-se em uma perigosa contenda, a “Contenda do Fim do Universo”.


Boas, galera! Aqui quem fala é o Júlio e hoje trago essa resenha de uma obra de literatura brasileira. Milton Xavier escreveu uma aventura e tanto nesse livro e vou falar um pouco dela para vocês, vamos lá!

Tudo começa com o herói em uma viagem de navio com sua mãe, que seguia tranquila até o garoto ser impelido a saltar no mar. Após isso, misteriosamente Bart não se afoga, mas vai parar em Zortaz, a cidade subaquática, que é muito mais desenvolvida tecnologicamente que qualquer cidade terrestre conhecida. Zortaz me lembra um pouco a famosa Atlântida, será que foi a inspiração do autor?

Bart é levado ao encontro do Mago, e informado de sua importantíssima missão, ele é o salvador do universo. Ao lado de Lita, deve realizar missões em vários planetas para evitar que um poderoso artefato seja detonado, pondo fim a todo o universo. A partir daí, os dois heróis passam por diversos tipos de treinamentos para se prepararem, e recebem vários apetrechos tecnológicos bastante úteis. Um fato que achei curioso durante a leitura, é que a capa do livro é uma parte do treinamento, e o personagem que acompanha os garotos na cena se mostra importantíssimo mais à frente na história, embora demonstre desprezo por eles a princípio. Pouco se fala sobre os mestres universais, mas todos têm grande participação na aventura, auxiliando o Mago em aconselhar os garotos. 

O autor usa bastante informações científicas durante a história, o que acaba sendo um pouco educativo aos que leem a obra. Muita coisa sobre o nosso universo é citada e utilizada pelos heróis ao seu favor. Planetas diversos são visitados durante todo o livro tornando o conflito bastante amplo. A nave dos garotos é equipada com o que há de melhor na tecnologia de Zortaz e tem um computador de bordo capaz de se adaptar às diversas situações a que nave é submetida. Muitos personagens (bons e maus) vão surgindo no decorrer do livro até que a contenda no fim do universo tem seu início. Essa competição definirá o destino de tudo e tem um tom um pouco mais sério, pois os adversários não são nem um pouco piedosos com quem quer que seja. Ao decorrer da trama, o autor mostra muito do emocional dos heróis, que são afetados pela crueldade da outra equipe. 

Ainda é dito que mesmo que o artefato seja destruído ao invés de ser ativado, uma guerra sem precedentes acontecerá na Terra e mudará o rumo da humanidade, deixando a situação ainda mais dramática, no entanto, não vou contar muito para não acabar deixando spoilers por aqui. O final do livro ainda traz uma bela surpresa para Bart, garanto que vocês vão curtir!

A edição ficou bem legal, como já disse, a capa retrata o treinamento dos garotos e combina perfeitamente com a história. O livro tem páginas amareladas e fonte de um bom tamanho, notei poucos erros ortográficos mas nada que comprometa a experiência. O prefácio conta um pouco de como o autor teve a ideia de escrever o livro, com a ajuda de seu filho que criou grande parte dos personagens e cenários citados, o que achei bem legal da parte dele. 

A história é boa, o autor escreve bem e soube conduzir seus personagens, sem enrolação, recomendo para fãs do gênero e também jovens que estão iniciando no mundo literário, não vão se arrepender de acompanhar essa grande aventura. 

Vou ficando por aqui, espero que tenham gostado e que, se já leram, deixem sua s opiniões nos comentários. Até a próxima semana!

                                             [QUOTES]

"Só não conseguimos entender onde dois jovens sem poderes especiais podem ajudá-los. E também gostaríamos de saber o que está acontecendo afinal e, principalmente, o que vamos enfrentar. É só isso que temos a dizer"


"São apenas crianças! Não podemos entregar uma incumbência tão importante a crianças!" 

Classificação:

12 comentários:

  1. Vi a chamada para este livro estes dias em um outro blog que acompanho e mesmo não sendo um dos meus gêneros favoritos, gostei demais de tudo que li.
    Aventuras bem feitas, com personagens bem construídos e ainda de quebra, aquela pitadinha de bom humor sempre rendem histórias boas.
    E parece que o autor além de ter trazido aventura, trouxe também um pouco de aprendizado e isso é sempre válido.
    A capa é belíssima e outro ponto: é Nacional!!
    Viva nossa literatura.
    Vai para a lista de desejados com certeza.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito do fato de ser um livro nacional, mas tenho um pouquinho de receio com livros que trazem muitas informações educativas, pode se tornar um enredo muito técnico tornando a leitura difícil . A Chiado tem apresentado bons livros e lançando bons autores, então anoto a dica.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Apenas um esclarecimento aos possíveis interessados na leitura da obra: Os Mestres Universais é destinado a todas as idades e me senti na obrigação de esclarecer, numa linguagem simples e didática, algumas das leis que regem o universo como a gravidade e a velocidade da luz. Isso se deveu ao fato de nossos heróis viajarem para outros mundos muito distantes, milhares e até milhões de anos luz de distância onde a gravidade podia ser diferente daquela que estamos acostumados. Mas, garanto que não ficou cansativo.
    Obrigado a todos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Jú, tudo bem?

    Apesar da premissa ser bem interessante, eu passo a dica dessa vez. Não é meu gênero favorito e pelo menos, para mim, não despertou a curiosidade em ler essa obra. Achei legal que o filho ajudou na criação da história.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Gostei bastante de sua resenha... Muito bem escrita <3
    Porém não curto muito o gênero a qual ela pertence, portanto, prefiro passar a dica, mas, tenho umas amigas que curtem leituras assim então vou indicar seu post para elas.
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Oi Júlio tudo bem?
    Eu sou bem eclética em leitura e gosto muito de ação e aventura, não conhecia o livro nem o autor, mas fiquei curiosa sobre a leitura, lugares mágicos é comigo mesmo kkk, parabéns pela resenha, obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  7. Olá Júlio,
    Não conhecia esse livro e confesso que não fiquei muito interessada em conhecer. Eu gosto muito de obras que têm essa temática mais educativa em relação a alguns termos, mas nesta senti que acharia cansativo, sabe? Por conta disso vou passar a dica, mas não tenho dúvidas que muitas pessoas possam amar esse livro.
    Beijos,
    https://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Bem feliz em ver um nacional aqui, não conhecia o autor nem a obra, mas fiquei bem curiosa. Gosto quando temos uma fantasia com informações científicas desde que ela não atrapalhe ou arraste a leitura. Espero que o autor tenha usado sabiamente esse recurso. Gostei da capa, da sinopse e sua resenha me deixou instigada, por isso dica anotada <3
    Adorei!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie!

    Não conhecia a obra, mas gostei bastante da proposta do autor, faz tempo que não leio uma história desse gênero, e irei anotar aqui o nome para quem sabe no futuro realziar a leitura, gosto bastante quando durante a leitura de alguma obra aprendemos bastante coisas novas com as histórias, já por esse detalhe a obra me conquistou!

    Bjss

    ResponderExcluir
  10. OOiiii, o gênero literário não me chama muito atenção, mesmo a história sendo interessante, li tua resenha e fiquei pensando, quem sabe não dou chance algum dia a essa leitura né?

    ResponderExcluir
  11. Adoro! Esse livro tem tudo para me agradar, sinto por não ter tido um contato anterior com a obra, mas é muito bom ter conhecido ela por sua resenha, que está incrível! Vou buscar realizar a leitura assim que possível!

    ResponderExcluir
  12. Ola lindona, confesso que histórias no espaço não me chamam atenção, porém alguns pontos destacados em sua linda resenha me chamaram atenção por essa razão anotei a dica, gostei muito da capa do livro. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.