Resenha: Se eu ficar.

Título: Se Eu Ficar.
Autora: Gayle Forman.
Série: If I Stay #1.
Ano: 2014.
Páginas: 224.
Idioma: Português.
Editora: Novo Conceito.
ISBN-13: 9788581635415.
ISBN-10: 8581635415.

Por que eu tenho o sentimento de que você está prestes a mudar a minha vida?

Em uma manhã de fevereiro, Mia sai para um passeio de carro. E, em um instante tudo muda. Todas as escolhas se perderam, mens uma. A única que realmente importa.

Se eu ficar é um conto belíssimo sobre a força do amor, o verdadeiro significado da família e as decisões que todos nós precisamos tomar.


Pelas resenhas que venho apresentando aqui eu acho que deu para perceber um pouquinho que eu tenho um gosto bastante eclético quanto a literatura, não é mesmo? Mas de uma forma geral, eu sempre rodo, corro, disfarço, mas sempre acabo voltando para o bom e velho romance. Sabe aquele refúgio? É o que esse gênero significa para mim.

Em busca de ler algo totalmente dentro da minha zona de conforto busquei uma história que de certo modo eu já conhecia. Para quem não sabe, Se eu ficar ano passado estreou nos cinemas e eu fiz uma coisa que eu não costumo muito fazer que é assistir o filme antes de ler o livro. E mesmo a história sendo triste e eu ter chorado para caramba, cresceu em mim aquela vontade absurda de ler o livro e conhecer a história mais a fundo e o principal: buscar um final para a história. Porque sim, eu fiquei inconformada com o final do filme.

Se eu ficar conta a história de Mia uma menina de dezessete anos, tímida, na dela que se sente totalmente fora de sincronia de sua família, pois os seus pais e seu irmão menor são roqueiros assíduos e ela é fã de música clássica e apaixonada pelo seu violoncelo.

Sua vida era normal: escola, amigos, dia - a - dia com a sua família, a escolha da faculdade, o medo do futuro e o amor. Para ela era simplesmente impossível acreditar que Adam Wilde o menino mais descolado e popular da escola, o guitarrista de uma banda em ascensão pudesse se apaixonar por ela.

Adam e Mia eram totalmente opostos um do outro, ele roqueiro e ela clássica, ela nerd e ele descolado. Mas uma coisa os unia que era a paixão pela música e por conta disso o amor deles amadureceu e se tornou forte demais para o próprio bem deles.

Quando estava com Adam, me sentia eleita, escolhida, especial, e isso só fazia com que eu me perguntasse ainda mais: porque eu?

Tudo ia bem, as coisas correndo no seu curso natural até que um dia uma ameaça de nevasca faz com que as aulas sejam suspensas e a oportunidade de um dia em família surgir. Os planos foram feitos, as metas traçadas e agora era só curtir, ou não... Um terrível acidente aconteceu e tudo, tudo o que Mia amava e se importava se foi. 


Como seria se eu decidisse ficar? Como seria acordar e descobrir que sou órfã? Nunca mais sentir o cheiro do cachimbo do meu pai? Nunca mais ficar ao lado da minha mãe, conversando baixinho enquanto lavamos à louça? Nunca mais ler para Teddy um capítulo do Harry Potter? Ficar sem eles?


Não estou certa de que este é o mundo ao qual pertenço. Não tenho certeza se quero acordar.

Como viver com isso? Vale a pena seguir em frente estando sozinha? O que vai acontecer se ela ficar?

- Se eu ficar. Se eu viver. A escolha é minha.

Num primeiro momento, levando em consideração tudo o que eu chorei no cinema eu achei que seria um livro que eu choraria desde o início e eu confesso que esse foi o motivo de eu ter escolhido ele para a leitura, mas a minha surpresa é que isso não aconteceu. 

Mia de um modo inexplicável conseguia assistir em "espírito" posso assim dizer, o que acontecia ao seu redor, sendo assim ela viu tudo. O acidente, os destroços, as consequências, todas as cirurgias pelas quais ela passou, todo o sofrimento dos seus parentes para que ela melhorasse e o principal ela viu o estado irracional que o seu namorado ficou para conseguir ao menos vê-la. 

- Tudo o que eu preciso é de um segundo.- Por quê? Digo, o que você vai conseguir fazer em um segundo?Adam fez uma pausa. Seus olhos, que normalmente são uma mistura de cinza, castanho e verde, de repente escurecem.- Mostrar a ela que eu estou aqui. Que ainda há alguém aqui.
 
Eu fiquei completamente envolvida na história e absorta no sofrimento de Mia, na confusão de sentimento que ela sentia. Eu como leitora queria de um modo abraçá-la e dizer: Eu te entendo, mas volta. Você é muito nova ainda, tem tanta coisa para acontecer em sua vida ainda.

Esse é o primeiro livro que eu leio da Gayle Forman e o que eu posso falar? Eu me apaixonei pela escrita da autora. É leve, envolvente, fluída. Eu peguei o livro para ler mesmo no sábado de manhã e não é que a noite eu já o tinha terminado? A história se alterna em momentos presentes no hospital e fatos que ela considera importante do seu passado para que assim ajude na sua decisão, morrer ou viver? Eis a questão...

Às vezes você faz escolhas na vida e outras, as escolhas vêm até você. Faz sentido para você?

Eu como disse no início da resenha queria ler esse livro em busca de um final para a história de Mia e para a minha total e completa frustração não o tive, sorte que quando eu comprei esse livro já comprei a sua continuação e eu estou devorando, então logo logo teremos mais uma resenha.

Se eu ficar é um livro que nos mostra muitos valores, como diz na sinopse ele nos mostra a força do amor, o verdadeiro significado de família e no mais, nos mostra que não existe idade para se apaixonar e que esse amor, o amor puro e verdadeiro pode sim salvar a vida de alguém.

Se você ficar, farei tudo o que você quiser.Abandono a banda, vou com você para Nova York. Mas, se precisar que eu vá embora, faço isso também. Talvez voltar para a sua velha vida seja doloroso demais, talvez seja mais fácil para você nos apagar. E isso seria uma droga, mas eu faria. Posso perder você assim se não te perder hoje. Vou te deixar ir. Se ficar.

Vocês já leram esse livro? Pretendem ler? O que acharam?

Para quem não conhece, vou deixar aqui no fim o trailer do filme, que eu recomendo muito que assistem, pois é muito lindo e fiel ao livro. 



19 comentários:

  1. Oi, eu li o livro e assisti o filme no cinema e gostei bastante do livro e do filme. Eu chorei nos dois,rsrsrs.
    Adorei sua resenha e acho que vale a pena ler o livro e ver o filme
    Bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu também li o livro e vi o filme! Muito bom, não é mesmo? A ideia de Gayle foi genial, ao criar uma personagem que ve tudo o que se passa em seu mundo enquanto ela ainda está em coma! É também muito triste por vários motivos a história, mas não posso comentar aqui se não é spoiler! ahahhahaha Ótima indicação

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Por sorte, eu não chorei muito vendo o filme no cinema...haha' mas o livro me deixou um pouco deprê, então acho que isso balanceou um pouco as coisas *-* O livro é mesmo muito lindo, é frustrante, como você disse, e muito fiel ao livro, confesso que fiquei até impressionada.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi. Nunca senti vontade de ler o livro e a falta de vontade continua, mas sua resenha me deu vontade de ver ao filme, é mais rápido também...

    ResponderExcluir
  5. Oi, flor! Diferente de você (que se emocionou com o filme), quando assisti à adaptação perdi completamente a vontade de ler o livro. O trailer havia me ganhado completamente, mas os personagens no filme me parecerão tão sem sal que, nossa, deixei de lado essa leitura. Agora penso que estou melhor para fazê-la e posso até gostar dela (rs). Parece um romance suave, de entretenimento.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Ainda não li o livro, mas assisti ao filme. Chorei muito e achei o filme muito cativante, já tenho o livro, mas ainda não tive tempo para ler. Adorei sua resenha, me deixou com mais vontade de ler.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  7. Oii Mayara!

    Já li esse livro e AMEI <3 <3
    Gostei muito do filme também e já li o Para onde ela foi que é a continuação de Se eu ficar, mas não é tão bom quanto o primeiro, mas gostei também ^^

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  8. já resenhei esse e sou suspeita para falar pq eu gostei mas me deixou muito emotiva kkkk

    ResponderExcluir
  9. Ola Mayara eu amo esse livro cada palavra da autora veio recheada de emoção, a dor de Mia, o sofrimento, eu ainda não assisti o filme estou bem atrasada. Mas o livro me conquistou pela escrita da autora. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. May sua linda! Eu nunca li o livro, confesso que a premissa não me atraiu muito, mas acho que vou ver o filme.... quem sabe não mudo de opinião?! heheheh
    Como sempre, sua resenha está incrível!

    ResponderExcluir
  11. Eu li o livro e assistir o filme, porém chorei com o livro e como filme não caiu uma gota se quer de lagrima kkk O livro como sempre é o melhor, no filme senti falta de alguns detalhes que para alguns poderiam ser detalhes bobos mas que para mim adoraria ver em tela, o filme foi bastante fiel ao livro sim mas ainda sim o livro é muito melhor. Ainda não tive a oportunidade de ler a continuação mais vontade não me falta o que falta é tempo hahaha!

    Adorei a resenha. bjuus!

    ResponderExcluir
  12. Já tinha ouvido falar deste livro, mas ainda não tive oportunidade de ver. Também não vi o filme, mas decerto que o que o livro é bem melhor, é sempre assim :D

    http://menteliteraria.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  13. Oi Mayara, sua linda, tudo bem
    Eu sempre faço isso, já perdi a conta de quantos filmes já vi e até hoje nunca li os livros, risos...É que não resisto. Eu adorei o filme, chorei, nao tem como não se colocar no lugar dela, Até certo ponto do filme, sabemos qual deve ser a escolha dela, e ela faz a escolha que eu acredito que todo mundo faria, é o correto a ser feito. Mas depois do que acontece, aí sim começa o verdadeiro dilema. Já mudei de resposta sobre o que ela deveria escolher várias vezes. Acho que no fim, essa escolha não deveria caber a nós. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olaaa
    A leitura também foi muuuito envolvente para mim, adorei o enredo e como tudo foi narrado, e amei o filme também, a adaptação ficou linda para mim.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  15. Eu curti bastante a leitura, mas tenho que admitir que o segundo é 300x mais sentimental. Amo o adam kkkkk Tenho medo de fazer a resenha do segundo e acabar dando spoiler :/
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  16. Eu curti bastante a leitura, mas tenho que admitir que o segundo é 300x mais sentimental. Amo o adam kkkkk Tenho medo de fazer a resenha do segundo e acabar dando spoiler :/
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  17. Eu curti bastante a leitura, mas tenho que admitir que o segundo é 300x mais sentimental. Amo o adam kkkkk Tenho medo de fazer a resenha do segundo e acabar dando spoiler :/
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  18. Olá Mayara!
    Eu ganhei esse livro de presente no ano passado mais ainda não li.
    As resenhas que vejo desse livro são bem diversas, uns amanhã e outros odeiam. Que bom que pra você foi positiva. Vou ler ele assim que der.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.